16.3

TAP - Atraso voo

Bruno Alves Silva
Bruno Silva apresentou a reclamação
21 de março 2023
Fiz hoje a presente reclamação (segunda para o mesmo motivo) pois é inaceitável a resposta que nos deram.

Resumindo, no dia 01/09/2022 tínhamos voo de Lisboa para Cancun, onde à hora prevista começaram a embarcar os passageiros, porém pouco tempo depois foram retirados devido a problemas no avião. Fomos informados do atraso (superior a 1 hora) e que seria necessário obter um novo avião. Após iniciarem novo embarque fomos empurrados para uma nova de embarque onde ficamos mais de 45 minutos (todas a pessoas em pé aglomeradas num canto, devido a desorganização) à espera até à vinda do autocarro que nos levaria ao avião. Após entrarmos no avião fomos informados, pelo Comandante, que o avião estava com problemas técnicos (segundo avião com problemas técnicos para o mesmo voo) nos indicadores de combustível, pelo que, tendo em consideração o tempo de voo, passageiros e carga que levava, seria necessário efetuar cálculos manuais para verificar se era viável, sendo nos pedido mais tempo a aguardar. Após mais de uma hora, foi-nos indicado pelo Comandante, que não tínhamos condições para voar e que seria necessário retirar alguma carga para ser possível efetuar o voo.
Estava previsto chegarmos a Cancun por volta da 14h30 e chegamos depois das 20h00, o que nos causou problemas no transfer, a chegada ao hotel ocorreu depois das 22h00, já nem sendo possível jantarmos no hotel. De salientar que o serviço de refeições a bordo do avião foi precário, assim como, o mero fornecimento de água nos momentos de espera.
Considero uma atitude repugnante que tentem desvalorizar toda uma situação como a descrita, respondendo apenas que o atraso foi provocado por condições climatéricas. Como descrevo toda a informação nos foi passada e explanada pormenorizadamente pelo comandante, onde era claro os Problemas Técnicos do avião.
É ofensivo e repudiante que após toda esta situação nos tentem vender o argumento mais fácil de "condições climatéricas".
Data de ocorrência: 21 de março 2023