16.4

Rui Bairres
Rui Bairres apresentou a reclamação
27 de março 2020
Exmos senhores,
Comprei o meu bilhete com a reserva OP5D3R no dia 10/07/2019 com reserva para as férias da páscoa para poder passar as férias com os meus filhos menores. Este bilhete (047 2174547101) tinha reserva para o dia 28/03 as 22h45 para Luanda/Lisboa e a 29/03 de Lisboa/Porto. Com regresso a Luanda no dia 10/04.
Por ter escolhido uma tarifa mais baixa vai-me obrigado a pagar para poder levar uma mala na viagem de Luanda/Lisboa/Porto além de reserva de lugar, pois a tarifa não o permitia.
a reserva de lugar também se aplicava ao voo de regresso.
No dia 06/02 alterei a reserva do voo de regresso do dia 10/04 para o dia 12/04 para poder estar mais 2 dias com os meus filhos.
Agora e sem mais nem menos a TAP cancela a reserva sem dar qualquer justificação.
Mandei mensagem para a TAP através do Facebook e não recebi qualquer resposta em relação ao assunto.
Como sou residente em Cabinda tive que comprar os bilhetes de Cabinda/Luanda e Luanda/Cabinda para fazer a ligação. Nesse aspeto a TAAG está bem à frente pois aceitou a alteração da reserva sem custos adicionais.
Recentemente começamos a ver nas notícias que vão ser efetuados voos de repatriamento para os cidadãos portugueses que se encontram em Angola, pela mesma companhia TAP.
Como é que cancela uns voos e depois faz voos para as mesmas datas.
Tomei ainda conhecimento que a agência que está a agilizar essas viagens está ligada a um governante Português. Não sei se é verdade ou não, mas a verdade é que os critérios pelo qual são escolhidos os tais "beneficiários" são duvidosos.
Como é possível esquecerem-se que existe um enclave que se chama Cabinda e que está geograficamente separado de Angola e que para se poder viajar para Luanda tem que se marcar com pelo menos uma semana se não for mais para poder ter certeza que se possa viajar.
Os residentes em Cabinda se não conseguem saber em que voo vão como vão conseguir sequer reservar o voo para Luanda. E se não forem no voo imediato vai ficar hospedados aonde. No consulado ou na embaixada não creio.
Segundo a diretiva comunitária e para viagens dentro da união europeia as viagens canceladas com menos de 14 dias não serão nem remarcadas nem receberão vouchers.
Isto não se trata de uma viagem dentro da comunidade europeia é uma viagem intercontinental. Sabem por acaso qual é a diferença?
Data de ocorrência: 27 de março 2020
Rui Bairres