16.5

Manuel Espírito Santo Semedo Reis
Manuel Reis apresentou a reclamação
7 de maio 2018

Exmos. Senhores,
Os meus cumprimentos de uma boa tarde.
na sequência do cancelamento dos sucessivos voos com destino a Accra, Ghana, no passado dia 25 de março e 26 de março, sou a dizer e reclamar o seguinte:
Eu e mais dois colegas iriamos participar num Seminário, subordinado ao tema “Cooperação Regional e Integridade do Ministério Público”, promovido pela ONDC e WACAP, em Accra, Ghana, de 26 a 28 do passado mês de março do corrente ano de 2018. Assim, para o efeito, no dia 23 de março, viajei da cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, onde exerço as minhas funções como Procurador da República, para a cidade da Praia, ilha de Santiago, onde apanhei o avião, no dia 25 de março, com um atraso de 15horas, com destino à cidade Accra, Ghana, com escala, em Lisboa. Sucede, porém, que, o voo que estava previsto para este dia foi cancelado, assim como o voo do dia seguinte, dia 26 de março de 2018, por isso, não pude, bem assim os outros dois colegas que faziam parte da delegação e fiquei sem poder participar no seminário. A TAP deveria suportar os encargos com a minha estadia em Lisboa, até à data prevista do regresso, mas apenas suportou os encargos com o alojamento e alimentação, nos dias 25 e 26 de março, e tive que suportar todos os encargos até o dia 29 de março, data do meu regresso, conforme o comprovativo, em anexo, bilhete de embarque.
Por outro lado, teria direito a receber as ajudas de custo durante todo este lapso de tempo, de 23 de março a 29 de março, e a ONUDC descartou a sua responsabilidade, transferindo-a para a TAP, responsabilidade esta que aqui exijo e cuja indemnização reclamo. Eu e os meus colegas, não participámos no Seminário, não viajámos para Ghana, não recebemos ajudas de custo e ainda fui obrigado a suportar todos os encargos, decorrentes do cancelamento dos voos, cuja responsabilidade é da TAP e não minha, sem falar de danos não patrimoniais e para o próprio serviço, bem assim a ONUDC e WACAP, instituições promotoras do Seminário.
Em face do exposto, solicito a V. Exas. se dignem assumir as V/ responsabilidade e fazer-me a devida compensação, a titulo de indeminização pelos prejuízos que me causaram, relembrando que não pude receber as minhas ajudas de custo a que tinha direito.
Aguardo a v/colaboração e pronta resposta.
Melhores cumprimentos,
Manuel do Espírito Santo Semedo dos Reis