16.3

TAP - Formulário de localização do passageiro

Andreia Pedreiro
Andreia Pedreiro apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Venho por este meio fazer uma reclamação que aconteceu comigo e com a minha família, vou explicar a situação.
Vivo na Suíça como emigrante, no dia 19 de Dezembro fui de ferias a Portugal, eu, meu marido e as minhas duas filhas (9 e 1 ano de idade). Como de costume sempre antes da viagem organizo todos os documentos que são precisos, neste momento com o COVID e preciso os seguintes documentos para viajar de avião para Portugal: Teste Antigénio ate 48 horas antes e preencher o formulário de localização de passageiros ( aqui entra o problema), como não sabia o nr. de lugar do avião não preenchi em casa, mas pensei : vou imprimir os formulários e depois de fazer o check-in preencho os formulários.
Fui três horas com antecedência para o Aeroporto em Zurique, para fazer tudo com tempo e calma, quando chego na companhia Aérea (TAP) para fazer o check-in, pedem-me esse formulário de localização de passageiro preenchido. Eu disse que ainda não tinha preenchido, porque não sabia o nr de lugar que ocupava no avião , a senhora me mandou preencher com um nr de lugar qualquer, mas que tinha de ser preenchido naquele momento antes da realização do check-in, eu fui ao site DGS online e preenchi tudo direito conforme o formulário me pediu, mas nunca aceitou o meu código postal, tinha sempre uma mensagem que dizia: "E obrigatório a indicação de um valor para o campo código de pais do contacto". Estive ali durante uma hora e meia a tentar resolver o problema e sem sucesso ate que fui outra vez ter com a senhora da TAP e disse o que se estava a passar. A companhia disse que não podia fazer nada e assim não iria fazer o check-in porque não sabia os meus códigos e dirigiu-me para uma secção ao lado, que estavam a aceitar fazer esses formulários e cobravam 30 fr. por cada formulário. Nos como não tínhamos outra solução porque sem esse formulário preenchido não podíamos viajar tivemos de aceitar e pagar 120 Fr por 4 pessoas, 2 adultos e duas crianças ( de 9 e 1 ano de idade) , para mais , a minha revolta, essa agência disse que tínhamos de pagar com dinheiro e não nos dava fatura do pagamento.
Preencheram-nos o formulário com um código postal que eu desconheço e com a localidade mal escrita e o computador aceitou a inscrição , e o meu código postal que estava correto com a minha localidade escrito corretamente , nunca aceitou.
por isso estou a escrever este Email, porque foi uma injustiça que aconteceu connosco, não aceitar a minha inscrição com os meus dados verdadeiros, perdi quase o voo sem culpa nenhuma ( em que ficamos nervosos e stressados com toda esta situação toda que passamos), e ainda tivemos de pagar 130 Fr. por um código falso da minha residência e localidade. Gostaria de saber quem se responsabiliza por estes erros cometidos e quem agora me Reembolsa este dinheiro que paguei por causa dos formulários, acho isto uma tristeza aproveitarem-se do COVID para ganhar dinheiro injusto e ao negro e aproveitarem-se das fragilidades das pessoas.
Espero por alguma resposta a esta situação toda, porque e muito triste o que nos fizeram, se não tivéssemos os 120 Fr. na hora perdíamos o voo.

Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 19 de dezembro 2021