16.3
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Irresponsabilidade dos funcionários em JFK-NYC e clara má vontade da TAP em resolver situações deste género

Tiago Brandão Mascarenhas de Azevedo
Tiago Azevedo apresentou a reclamação
5 de outubro 2016

Venho por este meio endereçar uma queixa e respectivo pedido de reembolso perante o comportamento da vossa transportadora área, avisando desde já que irei apelar a todas as instâncias possíveis.

No passado dia 24 de Agosto de 2016 adquiri uma passagem internacional de ligação Montreal > Nova Iorque > Lisboa (apenas de ida, Referência 256WS8), para dia 2 de Outubro de 2016 - tendo a vinda sido feita desde o Brasil, no dia 23 de Setembro (trajecto comprado à parte).

Parti de Montreal às 20.00 de dia 2 de Outubro de 2016, conforme previsto, tendo despachado a bagagem junto da AirCanada, um volume de 32kg (sem cobrança de nenhuma taxa adicional), mas na condição (logo alertada pelo funcionário da AirCanada) de ter de recolher a mala e a despachar novamente com a operadora seguinte (i.e., TAP Portugal), uma vez que seria preciso mudar de aeroporto em Nova Iorque.

Já receoso que não pudesse ser possível chegar a tempo de embarcar, aterrei então em Nova Iorque no aeroporto de La Guardia às 21.45 (horário previsto às 21.20). Posto isto, desembarquei apressadamente e corri para as passadeiras de recolha de bagagem, onde rapidamente recolhi a minha bagagem (1 volume, de não mais do que 32kg, ao abrigo do acordo comercial Brasil-América do Norte e Europa-Brasil) e procurei um meio de transporte para me deslocar para o aeroporto onde teria a minha conexão (JFK - John Fitzgerald Kennedy). Uma vez que o ’shuttle’ entre os dois aeroportos demoraria mais de uma hora, e vendo a enorme fila dos taxis, tive de pegar (por volta das 22.00), e com muita sorte consegui, um serviço Uber (corrida que deu 95$), e em que apesar do enorme trânsito, lá me conseguiu deixar no Terminal 5 do Aeroporto JFK.

Era assim 22.35 quando cheguei no balcão de check in da TAP Portugal, para, conforme me haviam instruído, apenas despachar a bagagem, já que havia realizado o check in online. Sucedeu porém que, muito lamentavelmente, os funcionários, um deles presente, mas já fora do balcão, e um supervisor por contato intercomunicador, se negaram a facilitar o meu embarque, alegando que já não podiam despachar a mala.

Acontece porém que:
1. Se trata de uma passagem internacional, cuja conexão deve ser assegurada por ambas as companhias, tratando-se ainda por cima de dois parceiros Star Alliance;
2. Em segundo lugar, mas ainda mais clamoroso, o email que vocês me fizeram chegar declara muito claramente como deverei proceder, incluindo a hora limite à qual me devo ater (ver anexo):

Please report at the boarding gate at the latest by:
22:45

(…)

If you need to check-in luggage

(…)

- Go to the airport baggage drop-off desk before the check-in deadline for your flight, indicated on your boarding pass.
(…)

If you are not travelling with checked baggage
Go directly to the boarding gate before the time limit (last call) indicated on your boarding pass.

(…)

Em suma, conforme podem verificar no email e no comprovativo de check in, a única menção que se faz é 22.45 (depreendendo-se ser essa a ‘last call’), tendo eu chegado ao vosso balcão 15 minutos antes desse horário.

Após o sucedido contactei imediatamente o vosso centro de apoio, por três vezes, a primeira ainda a aeronave não havia descolado, a última na manhã de 3 de Outubro. Nisto devo ainda dizer que fui muito mal acudido, sem que ninguém procurasse verdadeiramente resolver a minha situação. O máximo que ouvi foi a sugestão de que comprasse nova passagem, uma vez que me recolocarem noutro voo implicaria em custos adicionais, ficando inclusive mais caro para mim do que comprar uma passagem nova. Descobri ainda que em qualquer cenário era imediatamente taxada com uma coima de não comparência - o que não foi manifestamente o caso.

Perante esta forma claramente leviana e irresponsável da TAP Portugal atuar junto dos seus clientes, exijo assim naturalmente, conforme o enquadramento legal, o reembolso total, com taxas inclusas, do valor da passagem adicional que tive de comprar para completar a minha viagem, bem como das despesas derivadas dos inconvenientes resultantes.

Data de ocorrência: 5 de outubro 2016