16.5

TAP - Perda de bagagem e falta de assistência

Juliana Pigossi Neves Pires
Juliana Pires apresentou a reclamação
1 de fevereiro 2020
Tive minha bagagem extraviada no dia 20 de janeiro de 2020 ao realizar o trajeto aéreo de Brasília (Brasil) para Lisboa (Portugal). Realizei na mesma data uma queixa de irregularidade junto à empresa Groundforce, localizada no aeroporto de Lisboa, logo que não identifiquei a chegada da bagagem em questão. O número do processo é LISTP37708. Foi me informado, tanto pela empresa Groundforce (via presencial e contato eletrônico) quanto pela TAP (via eletrônica) de que deveria aguardar o processo de busca de até no máximo 5 dias, e mais, que até em 24 horas eles iriam me dar notícias, o qual não foi feito. No dia seguinte, após aguardar as 24 horas, entrei em contato telefônico com ambas as empresas, como também com o Lost and Found do aeroporto de Lisboa. Ao fazer o dito anteriormente, a TAP havia me informado que a minha bagagem havia sido encontrada e que estava em Brasília, fato que depois foi negado. Dentro do mesmo prazo, de 5 dias, realizei uma descrição detalhada da mala e do conteúdo da mesma junto ao sítio eletrônico da TAP. Após esse período, e já tendo se passado mais de 10 dias do fato ocorrido, nenhuma das empresas voltou a me retornar qualquer informação. Na data de ontem, dia 31 de janeiro de 2020, estive no ponto de atendimento da Groundforce no aeroporto de Lisboa para saber notícias do processo e quais os próximos passos a serem percorridos. Foi me informado de que, a partir do momento que a mala não foi encontrada, a responsabilidade é exclusiva da TAP e que é ela quem deve me trazer maiores notícias. Entretanto, ao procurar um ponto de atendimento presencial para clientes da TAP no aeroporto de Lisboa, não o encontrei. E ainda assim, hoje, dia 01 de fevereiro tentei contato telefônico com a empresa, porém ela não preta esse tipo de atendimento durante os finais de semana. Estou extremamente insatisfeita com a falta de cuidado com meus bens materiais, e ainda mais, pela falta de assistência apresentada pela empresa. Estou ha mais de 10 dias sem minhas roupas, utilizando de roupas emprestadas dos meus familiares. Realizei pequenas compras de itens íntimos necessários na esperança de haver ressarcimento por parte da TAP. Comprei esses ítens mínimos, longe da qualidade e quantidade que continha em minha bagagem por ter receio de ter gastos maiores e ficar no prejuízo.
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2020