16.5

TAP - Prestação serviço incompetente

Carlos Gomes
Carlos Gomes apresentou a reclamação
1 de setembro 2017

Refiro-me ao voo TP619, realizado no dia 31 Agosto 2017, de Bruxelas para Lisboa.
Depois de 2 horas de atraso, iniciaram o embarque, não tendo diferenciado os passageiros prioritários dos demais e, após as pessoas se terem dirigido para o avião, através da ponte de embarque, não nos deixaram entrar no avião. Tivemos que esperar cerca de 15 minutos, sem ar condicionado, pessoas idosas e senhoras com crianças de colo, todos ali à espera. De todo inaceitável. Se era para não podermos entrar no avião, mais valia termos ficado na sala de embarque sentados...
Após o embarque, o comandante do avião, referiu-se ao voo que nos aguardava, sem dar uma palavra sobre o enorme atraso e muito menos pediu desculpa pelo sucedido, uma vergonha.
Mal o voo se iniciou, foi anunciado que o pessoal de cabina era "reduzido", pelo que não iriam prestar serviço a bordo.
Para além de inqualificável, pois pude contar 6 tripulantes, não contando com os pilotos, nem se dignaram a servir um copo de água.
Será que 6 pessoas não conseguiam servir as pessoas? Ou faz parte de uma estratégia de contenção de custos?
É que já no dia anterior, a 30 Agosto 2017, eu tinha apanhado o voo TP 1272, de Lisboa para Bruxelas, onde anunciaram exactamente a mesma situação, falta de pessoal de cabine, para justificarem a não prestação do serviço, por mais básico que ele fosse.
Como não será uma coincidência, julgo estarmos perante uma estratégia infeliz e sem senso comum, julgando que com isso poderão obter mais benefícios, o que não me parece muito inteligente.
E finalmente, tudo terminou no aeroporto de Lisboa, esperando dentro do avião cerca de 10 minutos para que houvesse ponte de desembarque...
Da minha parte, pessoa que viaja imenso em várias companhias, tenho cartão platinium da KLM, sempre que puder não viajarei na TAP e aconselharei outros a também não fazê-lo, apesar de me custar e ter muita pena, mas não merecem a confiança dos passageiros.

Data de ocorrência: 1 de setembro 2017