16.5

TAP - Problema no embarque

Patricia Barderas Cayuela
Patricia Cayuela apresentou a reclamação
2 de dezembro 2019
Boa tarde, Fiz uma reserva on line no 03/12/2018 para voar no dia 14/12/2018 do Porto à Marrakech com escala em Lisboa. Ato seguido liguei à Atenção ao cliente da TAP para informa-me de como incluir equipamento desportivo. Fui informada de que deveria fazer-lo via telefone até 48 horas antes do dia do voo. Assim, no dia 12/12/2018 liguei novamente para incluir dita bagagem. Depois dos trâmites, pediram-me para voltar a ligar ao dia a seguir para confirmar que estava incluída. Assim fiz, e efectivamente confirmaram e cobraram o valor correspondente (100€). No dia 14-12-2018, ao intentar fazer o check-in, me informam de que não era possível voar, pois os colegas do call center só incluíram a bagagem do voo de Lisboa à Marraquech, mas não no voo do Porto à Lisboa. Encaminharam-nos para o balcão da TAP, onde confirmaram, devido à chamada estar gravada, que cometeram um erro. Segundo as senhoritas do balcão, foi impossível pôr a bagagem em nenhum outro voo de esse dia e foi alterado para o dia a seguir às 6:oo am. Não são muitas as oportunidades que eu e a minha família, a qual inclui uma criança de 11 anos, podemos sair de férias. No dia do voo tivemos que acordar muito cedo, pois vivemos em Peniche (Lisboa está mais perto, mas a diferencia do preço por sair do Porto era considerável) Tivemos que passar todo o dia no Porto, cansados, suportando os gastos das refeições, transporte, dormida... que não se dignaram a pagar ainda reconhecendo o erro, e sobretudo e mais importante, perdemos 1 dia de férias, e ao dia a seguir, acordar às 4 am para apanhar o avião às 6:00. Refiro que perdemos 1 dia de férias, mas foi muito mais, pois nada mais pôr os pés em Marraquech tivemos que tratar do carro alugado e do hotel. Tínhamos um carro alugado a partir do 14-12 e não conseguimos que nos mudaram as datas. Pagamos um dia a mais e nós penalizaram por não ter ido a busca-o no dia combinado. Em fim, esta situação não só nos fez ter gastos extra com os que não contávamos, mais também estraga-nos os primeiros dias de umas férias de 1 semana. A companhia do aluguer do carro não nos entregou nenhum documento, mas tenho as cobranças no extracto do cartão. Foram 41€ por dia de aluguer mais 108,02€ e 199,41€. Tal e como sugeriram as funcoinárias da TAP, fiz uma reclamação no site da companhia aérea no mês de Janeiro de 2019. Enviaram um e-mail automático a dizer: (copio e pego)
Cara. Srª. Patricia Barderas Cayuela,

Obrigado por contactar a TAP Air Portugal.
Os seus comentários permitir-nos-ão melhorar a experiência do passageiro com a nossa Companhia.

Em circunstâncias normais, responderemos a uma sua reclamação escrita no prazo de vinte e oito (28) dias úteis a contar da data da recepção da mesma. Estamos, neste momento, a experienciar alguns atrasos na resposta devido a condições extraordinárias.

Caso se verifique que esse prazo seja ultrapassado ou caso tenha questões adicionais, não hesite em contactar a linha de apoio Fale Connosco directamente, através do número (+351) 707 205 700 (Portugal), opção 4, entre as 09:00h e as 18:00h de segunda a sexta.

Ao ultrapassar os 28 dias dos que falam, liguei à linha de apoio onde me contestaram que iam a dar seguimento à reclamação. Como nunca me respondiam, voltei a ligar várias vezes e sempre levava com a mesma resposta. Pois bem, quase um ano depois, o 02-12-2019 às 9:45 horas, voltei a ligar e voltaram a responder a mesma coisa. Ainda por em cima, o teleoperador que me atendeu, Pedro Martins, foi rude e deixou com a palavra na boca, colocando-me à espera quando ainda não tinha terminado de falar.
Me sento enganada e mal tratada e o único que faz uma grande companhia como a TAP, que poderia solucionar este pequeno problema em um instante é, com todos os respeitos, dá-me um puntapé no rabo.
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2019