16.5

TAP - Reclamação atendimento e voo perdido

Catarina Freitas
Catarina Freitas apresentou a reclamação
9 de agosto 2022
No dia 25/07/2022 perdemos o voo para Nápoles, a partir de Lisboa. 1 ou 2 dias anteriores, recebi mensagem a informar que o voo tinha sido atrasado 5 minutos. No próprio dia, pelas 12h30, já tinha recebido 2 mensagens sobre um novo adiamento do voo, tendo o mesmo passado para as 15h (estando originalmente planeado para as 14h20). Confusos com as imensas mensagens sobre novos atrasos, chegamos ao Gate às 14h40, e não nos deixaram entrar. O avião encontrava-se lá, um shuttle ainda estava à porta para a ida ao avião, e fomos recebidos com risos, má educação e indiferença pela parte do senhor da TAP que se encontrava lá. Perguntamos o que se estava a passar, pedimos ajuda, e o senhor apenas se dignou a ignorar a nossa clara preocupação, não tendo sequer olhado nos olhos. Desesperada, como quem acabou de perder um voo pela primeira vez na vida e sem lógica nenhuma, comecei a chorar e a pedir para nos ajudarem visto que claramente as últimas pessoas tinham acabado de passar, e o senhor foi só mal educado e não fez nada. Fomos ao balcão da TAP pedir ajuda, pelo que a senhora respondeu que se não tínhamos bagagem despachada, não podia fazer nada. Ou seja, uma pessoa com bagagem no porão, poderia ter entrado no voo e nós não... Mal virei costas do balcão, recebo uma nova mensagem da TAP, ás 15h15, a informar que o voo atrasou, e apenas partiria as 15h25. O voo partiu as 15h35 (se não mais tarde). Pela lógica do aeroporto, a porta devia fechar as 15h15. É absolutamente inaceitável que estas mensagens estivessem a ser enviadas já com as pessoas dentro do avião, assumindo que toda a gente saberia que, por algum motivo, a companhia considera a primeira hora de fecho das portas, e continua a enviar sms aos passageiros, de maneira a confundir os mesmos. Chegamos ao gate as 14h40. O voo partiu 1 hora depois, e não nos deixaram entrar. Pior que isso, fizeram-nos sentir mal, trataram-nos de forma indiferente e mal educada, e pioraram a situação. Paguei € 252,39 pela ida e volta. Perdi o voo de ida por inteira culpa e desorganização da TAP. Quero, por esse motivo, pedir o reembolso do voo da Ida, ao qual me foi negado o acesso por circunstancias inaceitáveis como o constante envio de mensagens pouco claras. Fico a aguardar notícias.
Data de ocorrência: 25 de julho 2022