16.3

TAP - RECLAMAÇAO POR ATRASO DE VOO (04h45) POR AVARIA DO AVIÃO

Agostinho Sousa
Agostinho Sousa apresentou a reclamação
14 de julho 2017

Venho por este meio participar/reclamar a V.ª Exª os seguintes fatos:
1. Que, no dia 06 de Julho de 2017, com viagem marcada (voo TP 1670), para as 06h00, com partida do Aeroporto da Madeira e destino ao Aeroporto de Lisboa (cfr. Doc 1) em anexo.
2. No referido dia/hora compareci no Aeroporto da Madeira, com a devida antecedência (2 horas), com o check-in já efetuado (online), onde despachei a bagagem e dirigi-me à sala de embarque, decorrendo tudo dentro da normalidade e após algum tempo dentro do avião, os passageiros foram informados pelo Comandante, que a aeronave estava com uma avaria, que a impedia de seguir viagem.
3. Logo, os funcionários da TAP que viajavam na qualidade de passageiros, “de borla”, sairam do avião e embarcaram para Lisboa, noutro voo, que saíu da Madeira às 07h30, não sendo permitindo pela tripulação que os restantes passageiros, nomeadamente os que possuiam ligações a outros voos em Lisboa, devidamente comprovados, como o meu caso, de sair e embarcar no referido avião (voo das 07h30), mesmo sabendo que o mesmo dispunha de vários lugares.
4. Cerca das 09h00, os passageiros AINDA dentro do avião, foram avisados pelo Comandante, que por motivos de “conforto” dos passageiros seriam desembarcados; o que na realidade por “conforto” da TAP e não dos passageiros, face a um ambiente de indignação generalizada dos passageiros, tinham que sair da aeronave e esperar pela reparação da avaria, após a receção de uma peça que iria chegar de Lisboa e só depois poderiam seguir viagem.
5. Informo de que nada valeu as reclamações apresentadas pelos passageiros ao pessoal da TAP, e nem tão pouco ao pessoal da GroundForce, não manifestaram interesse nenhum em resolver os problemas apresentados.
6. Outrossim, solicitei ao pessoal da TAP o contato do Aeroporto de Lisboa, mais precisamente do Balcão da Companhia Aérea AZUL, onde iria embarcar às 11h50, com destino à cidade de Campinas – Brasil e não obtive resposta da supervisora de serviço da GroundForce, porque os funcionários da TAP, ausentaram-se abandonando os passageiros.
7. Perante este triste cenário de incompetência e desinteresse, optei por exigir uma declaração de atraso de voo por avaria, que junto anexo (cfr. Anexo 2), no qual consta por motivos operacionais, pelo que logo questionei o porque de omitir avaria, cuja funcionária respondeu que não podem mencionar “avaria”.
8. Cerca das 10h15, recebemos ordem através do sistema sonoro, para reembarcar e às 10H45, finalmente o avião partiu, no desembarque em Lisboa, junto da tripulação do avião, questionei o que deveria fazer, sendo informado para apresentar o problema junto do balcão da TAP; pois o voo 8751 da AZUL (cfr. Anexo 3), já havia encerrado os procedimentos de embarque e a aeronave preparavam-se para decolar, perdendo desta forma o voo, que me levaria à cidade de Campinas, no Brasil, onde tinha compromissos inadiáveis a resolver.
9. No balcão da TAP, no Aeroporto de Lisboa, fui informado que a TAP nada tinha a ver, nem era responsável, por haver perdido o voo da AZUL e que se não tivesse satisfeito para reclamar por email, o que causou-me mais indignação, pela total descaso da TAP.
10. Pelo atrás exposto, que contraria a imagem da publicidade institicional da TAP, que recebe “de braços abertos” os passageiros/clientes, eu e os demais passageiros deste voo, sentimos frieza, incompetência e desinteresse da TAP, sendo que estes (passageiros) são a razão material da sua existência.
11. Como eu, cerca de 10 passageiros, do supracitado voo, perderam os voos de ligação que tinham e por força disso, foram vítimas de vários prejuízos de ordem material e moral.
12. Desloquei-me ao balcão da AZUL no Aeroporto de Lisboa que funciona no balcão da GroundForce, onde fui informado pela referida funcionária que só poderia remarcar o voo para o dia seguinte 07-07-2017, e que teria um custo precisamente de setecentos euros (700 €) pago à cabeça.
13. Em face do exposto, entrei em contato com os meus familiares (esposa) no Brasil, onde foi possível remarcar a viagem da AZUL para o dia seguinte (07-07-2017) cfr. Anexo 4, mediante o pagamento da verba atrás indicada.
14. Em consequência direta da avaria do avião da TAP suprareferido e o impedimento de colocar os passageiros com voos de ligação, no voo TAP das 07h30, com destino a Lisboa, o que era viável e resolveria o problema, tive de remarcar o voo da AZUL para o dia seguinte 07-07-2017 (cfr. Anexo 4), com as custas dai inerentes e ainda, despesas de alojamento, transportes e alimentação, a saber:
(a) Remarcar o voo na AZUL, valor 700 euros;
(b) Alojamento em Lisboa 1 dia, valor 55 euros;
(c) Transportes (Táxi, autocarro e metro), valor 25 euros;
(d) Alimentação (almoço e jantar no dia 06 e pequeno-almoço no dia 07), valor 45 euros;
(e) Total das principais despesas, valor oitocentos e vinte e cinco euros (825 €).
15. Assim e porque tive de suportar estas despesas, em consequência direta do atraso por avaria do avião da TAP, sendo certo que se houvesse interesse e responsabilidade da TAP, venho por este meio solicitar que seja resarcido do valor das despesas acima indicadas.
16. Caso não seja atendido no meu pedido, serei forçado a recorrer às instâncias judiciais.

Data de ocorrência: 14 de julho 2017