16.4

TAP - Reclamação - reembolso de quantia dupla e injustamente cobrada

Margarida Antunes
Margarida Antunes apresentou a reclamação
11 de fevereiro 2020
O site Flytap.com, onde desde Out.19, tento apresentar esta reclamação, não funciona, questão já testada por amigos diferentes, e, desde logo, apresentada à Tap, que não arranja outra alternativa de comunicação!

Adquiri bilhete TP ida e volta LX/Roma/Palermo partida 23/9/19 regresso 1/10/19 por 360,00€ (ETKT 0479597962530) reporta: Em 1/10/19 vinda de Palermo, cheguei aerop.Fiumicino cerca14:00, em trânsito para LX voo TP833/Term1,com amiga.Experimentadas viagens no mundo,sem incidentes do tipo.Fui de imediato Partidas/Term1, ecrã indicava voo TP833 às 17:05.Tomei 1 snack e esperei na zona do voo.Entretanto estive muito atenta a todas info audiovisuais de voos; tempo depois o ecrã indicava voo atrasado e partida estimada para 17:38.No recinto fumadores vi o avião TAP chegar e acostar manga. Aguardei chamada. Durante este tempo muito atenta à situação dos voos, reparei que:vários voos eram anunciados por várias vezes; eram chamados os nomes dos passageiros em falta(Aeroflot/Moscovo,Cairo,Luftansa,KLM,Alitalia/Bari,Verona,Venezaetc;havia alterações, constantes, de nº de portas de embarque, que me surpreendeu.Mas daTAP, nem 1 info.Não existindo chamada ou referência à TAP, ou ao meu voo, voltei ao ecrã, e num tempo record , constatei que já não havia info sobre o voo!O avião já tinha partido.Ainda hoje, não consigo perceber o que se passou!Nunca anunciaram o voo, nem chamaram o meu nome, como fizeram repetidamente para voos de outras companhias.De facto, não houve:uma só referência áudio ao voo TAP; ao meu nome; nem última chamada para o voo.Mais estranho,ainda, já que deram pela minha ausência, uma vez que não embarcaram minha mala, como mais tarde a TAPLx veio a constatar.Para voar para LX foi dito que deveria levantar mala- balcão Term3, passadeira 10. Aí, preenchi impresso e garantiram que a mala chegaria lá, onde permaneci 3h, esperando a mesma, e até procurando em 2 armazéns com 1 funcionária.A mala não apareceu ,não havendo info conclusiva sobre paradeiro.Não havendo ali nada a fazer,com as infos super-contraditórias, sem solução, decidi converter o bilhete para próximo vooTAP.Corri o aeroporto sob novamente, infos contraditórias até alguém indicar “ARE” Term1 onde cheguei +/- 21h, onde me deram tel. 707205700 e dito que era serviço 24h/dia e que resolveria a conversão do bilhete para próximo voo, bilhete que seria enviado para o meu email!Mais uma vez errado. Telefonei toda noite e serviço não disponível.Desgastada física e psicologicamente, sem mala com medicamentos de receituário e uso diário, sem refeição, passei a noite no Term1, numa cadeira, a aguardar abertura do guichet TAP/ARE, às 4h, para converter o bilhete para voo TAP/ 06:05. Aí informaram: possível converter o bilhete para vooTP 837, 06:05( único com lugares disponíveis nesse dia), mas mediante penalização de 1.000€!A alternativa era novo bilhete por 331,22€!A insegurança em movimentar dinheiro que não sabia estar disponível e fazia toda a diferença no orçamento mensal foi indescritível.Mobilizei familiares em Lx face a esta despesa imprevista e absurda!Atendendo a tal imposiçao para voltar a Lx e já com graves prejuízos físicos/psicológicos/familiares/profissionais fui obrigada a comprar nova passagem para voo com lugares vagos, conforme foi afirmado, o TP 837, 06:05 e, repito, no valor exorbitante de 331,22€. Por tudo o que foi apresentado,deveria ter sido, uma simples conversão de passagem, sem custos.
Ao chegar ao aeroporto Lx a funcionária Groundforce.Recl. Bags descobriu, em 10min, que a mala estava em Fiumicino, onde tinham dito que estaria em Palermo ou Lx!Recebi-a a 3/10/19 com maior eficiência dos serviços da TPLx.
Assim, dado o absurdo e a injustiça que passei, venho solicitar o reembolso do valor da passagem, ref. ETKT 047 5593803726, dupla e injustamente paga, no aeroporto de Roma-ARE, no valor de 331,22 €,( incluídas tx ARE de 33,00€), bem como uma indemnização por danos morais, prevista nos procedimentos habituais.
Aguardo a resolução deste problema, o mais breve possível.
Data de ocorrência: 11 de fevereiro 2020