16.5

TAP - Reclamação tap portugal 2018/60122

Nerea Reche
Nerea Reche apresentou a reclamação
4 de setembro 2018

Os acontecimentos foram os seguintes:
10.27h 13/02/18 - Falei por telefone com operadora da TAP para comprar um voo para esse
mesmo dia à tarde (19.40h hora de saída de Alicante). A senhora indicou-me que tinha de ir ao
Aeroporto para comprar o voo.
11.30h 13/02/18 - Vou ao balcão da Groundforce, operadora da TAP no aeroporto de Alicante.
A senhora indicou-me que tinha que voltar às 17.30h para comprar o voo. Mas que não havia
problema porque tinham 20 lugares livres.
17.30h 13/02/18 - Voltei ao aeroporto para comprar os bilhetes. A supervisora da Groundforce
indicou-me que o sistema não estava a funcionar. A senhora ligou para a central da TAP. A
supervisora falou com a TAP para efetuar a compra do bilhete para 13 de fevereiro às 19h.40. A
TAP aprovou a compra e junto com a supervisora efetuaram o pagamento de 96.03€ com os
meus dados através do telefone.
18.00h 13/02/18 - Fui ao balcão da TAP buscar o respetivo bilhete.
18.20h 13/02/18 - Fui atendida pela operadora da groundforce que me informou que não estava
na lista de passageiros.
18.30h 13/02/18 - Identificaram que o facto de eu não estar na lista de passageiros se devia a
um ERRO da TAP Portugal central que efetuou a compra do bilhete para o dia 13 de março de
2018 ao invés do solicitado 13 de fevereiro de 2018 (A supervisora em Alicante solicitou o
mesmo para 13 de fevereiro). Tendo em conta o erro, a supervisora contactou a TAP que tentou
trocar o voo.
19.00h 13/02/18 - a TAP procedeu à troca do bilhete para o dia 13 de fevereiro. No entanto, foi
me novamente solicitado o pagamento de uma quantia adicional de 132€. Novamente dei os
dados do meu cartão para o pagamento dos 132€.
19.10h – No entanto, a TAP central comunicou que não era possível o pagamento (dos 132€) e
reembolsou-me o dinheiro que paguei pelo primeiro voo (aquele no qual a TAP se enganou e
me marcou para o dia 13 de março – 96.03€).
19.15h 13/02/18 – Escrevi uma reclamação na groundforce com referência GF 01/048609. (que
junto em anexo)
19.48h 13/02/18 – Comprei um voo na Air Europa para voltar a Lisboa no dia seguinte por
204,67€ porque, por motivos logísticos, não iria conseguir chegar a Lisboa nesse mesmo dia.
Danos ocasionados pelo erro cometido:
- Não me pude apresentar no local de trabalho no dia 14 de fevereiro, podendo ser esta uma
causa de despedimento.
- Episodio de ansiedade e estresse pela situação e as consecuencias que puderem ter o erro
cometido pela TAP
- Danos económicos - Deslocação ao aeroporto de Alicante, mais uma noite em Alicante (com
custos adicionais), perda de um dia de trabalho com repercussão direta no meu ordenado.

Data de ocorrência: 4 de setembro 2018