16.5
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Recusa de embarque voo Lisboa-Dublin

Sandra B.
Sandra B. apresentou a reclamação
25 de junho 2019 (editada a 25 de junho 2019)
No passado dia 10 de Junho de 2019 eu e a minha família (4 adultos e 2 crianças) perdemos o voo Lisboa-Dublin - nr TP1322.
Chegamos ao aeroporto por volta das 5h20 (pois o aeroporto estava caótico assim como o parque de estacionamento do aeroporto. Efetuamos o despacho das 2 cadeiras de bebé e de 1 bagagem de porão, por volta das 5h40, devido ao caos que o aeroporto estava. No entanto, o check in e despacho da bagagem foi feito atempadamente.
E a partir dai dirigimo-nos para a gate e além de demorado imenso tempo no primeiro controlo com o meu filho de 3 anos, a partir dai estivemos sempre em movimento (apesar de estar caótico todo o aeroporto), e passamos ainda por um segundo controlo (era para Dublin) e após estávamos na gate as 06h35 - o voo era as 07:05. Quando chegamos a porta de embarque conseguimos ver os últimos passageiros a entrar e a porta a fechar e a assistente por má fé e até indelicadeza limitou-se a sorrir e a dizer-nos “agora já “foram” , acabamos de fechar agora”.
Literalmente existe algo que não me esqueço tal não foi o trauma que me causou, eu com 2 crianças (3 anos e 1 ano e meio, respectivamente) a tentar correr para chegar a gate do aeroporto e ter uma senhora antipática que em nada se esforçou por nos ajudar ou pelo menos ser educada (mínimo).
Não nos foi possível efetuar transferência nesse dia, fiquei a saber que perdi automaticamente o voo de vinda pois aparentemente ao se comprar o voo de ida e volta perde-se tudo.
Apesar de ter recebido mensagens para fazer o check-in (e confirmado – só tira teimas) de Dublin-Lisboa, liguei para as informações e a assistente disse que não sabia mas que aparentemente era um erro de sistema porque lançam as notificações automaticamente. Erro de sistema vosso que não faz sentido nenhum pois lançarem notificações de check in de situações aparentemente impossíveis (6 dias depois) é no mínimo ridículo e de um péssimo profissionalismo por parte de uma empresa como a TAP.
Após esta situação eu tive novamente de lidar com o acumular de sentimentos que tive ao longo da semana por ter perdido a semana que supostamente teria em família. Procedi com o check in até ao final e tudo foi possível. Sistema muito funcional.
Eu costumo viajar a trabalho e tento dar preferência pela TAP mas quando viajo em família é mesmo regra sempre marcar com a TAP por confiança na marca (faço questão) e nunca me tinha acontecido uma situação destas, foi inédito, descrença total, falta de profissionalismo, má fé, tudo o que nunca esperei de uma companhia membro Star-Alliance como a TAP.
Perdemos o carro que tínhamos alugado, e os hotéis que tínhamos reservado, não conseguindo recuperar o dinheiro de toda a viagem. Ah a acrescentar isso, a própria bagagem de porão foi danificada (Damaged Baggage Report – File Reference: XXXXXXXX) - (situação já tratada mas de qualquer das formas mencionar que ainda ficamos com a bagagem de porão estragada)
Honestamente, no final do dia, o aspecto financeiro é importante claro, mas nem é isso que me aborrece, o que aborrece foi o tempo em família que perdi e todo o stress que passei ao meu filho naquela manhã. Ter perdido as férias que tínhamos planeado por má vontade na porta de embarque e falta de profissionalismo da TAP. E ter perdido a confiança na companhia.
Quanto mais conto e relato o que se passou conosco a colegas e familiares mais deixa de fazer sentido, perguntam se estávamos pela TAP ou numa companhia de 3º categoria / low cost. Estariam em overbooking? Não faço ideia. Fico triste com a forma como fui tratada, ainda para mais tendo duas crianças conosco.
Para além do supracitado, até a data tentei submeter mais do que uma reclamação no site da TAP (testando diferentes browsers e o pedido não foi submetido) para além de ter enviado um pedido de informações sobre esse facto a semana passada (17 de Junho de 2019) e não obtive resposta.
Apenas quando enviei uma mensagem via facebook me abriram um pedido de reclamação. Sobre o qual se prontificaram a responder desresponsabilizando-se do sucedido e apressadamente fechando o ticket sem sequer esperar para obter feedback da minha parte, se considerava concluído ou não o assunto.
Para cumprir SLA's? Não sei só sei que qualidade de serviço e atendimento ao cliente está abaixo de uma companhia aérea de terceira categoria.
Volto referir que não foi apenas o dinheiro que perdemos e a falta de alternativas que a própria TAP nos apresentou foram as férias em família planeadas, o logro de expectativas familiares e acima de tudo a perda de confiança na marca pela forma como nos trataram no aeroporto e fora dele.
Data de ocorrência: 25 de junho 2019