TAP

TAP

Transportes Aéreos Portugueses, SGPS S.A

TAP - Viagens canceladas pela tap e reembolso ainda não efectuado

Joaquim Costa apresentou a reclamação

Exmos. Senhores,

No passado dia 08.03.2020 foi efectuado uma compra de 3 viagens (ida/volta) com Origem em Lisboa e Destino a Nova Iorque, para Dezembro de 2020, com os seguintes números de bilhetes e reserva:

047-3357527983
047-3357527984
047-3357527985
047-3357527986

Reserva: W7IGBW

Esta compra foi efectuada antes da pandemia do Covid-19 ser decretada como tal pela Organização Mundial de Saúde a 12.03.2020 e antes do Decreto de Estado de Emergência pelo Presidente da República a 20.03.2020.

No passado mês de Junho/Julho de 2020 vejo-me surpreendido com o cancelamento inesperado por parte da Tap das referidas viagens, depois de inúmeras alterações tanto à data de partida como de regresso.

Face ao exposto, requeri imediatamente que me fosse feita a devolução do montante pago, conforme opção disponibilizada. Tal pedido de devolução/reembolso foi aceite através de V.Exas., mas até ao momento e mesmo depois de vários contactos com a TAP, continua a não nos ser efectuado, passados 11 meses da data da compra e 9 meses da data do pedido de devolução.

Inúmeras vezes contactei os vossos serviços expondo uma vez mais a situação, tendo-me sido transmitido que aguardavam o pedido de reembolso da Rumbo quando a Rumbo diz que já o fez e que aguarda o vosso pagamento.

A Tap prefere, alegadamente, ocultar informação e enganar os seus clientes quanto aos processos de reembolso.

Na sequência das reclamasções que vos apresentei, com os números 2020-0001342308 e 2020-0001356169, mantém-se, infelizmente, o vosso total e absoluto silêncio face às mesmas.

Como já é do vosso conhecimento, a Agência Rumbo solicitou-vos há largos meses o reembolso face às viagens canceladas, conforme me foi confirmado pelos mesmos, tanto telefonicamente como por escrito. Face a isto e enquanto Cliente TAP, continuo a ser severamente prejudicado nos meus Direitos - nomeadamente no que à devolução do montante pago por viagens canceladas pela TAP diz respeito - não existindo da parte da TAP qualquer resposta ou satisfação.

São inexplicáveis os motivos que vos levaram a cancelar as viagens mas, sobretudo, os motivos que agora vos levam a reter um montante que me é devido e do qual estou a ser impedido de aceder por V.Exas., não se dignarem a processar o devido reembolso.

Com este vosso comportamento, a TAP encontra-se em grosseira violação do Regulamento Comunitário 261/2004 de 11.02, até porque o cancelamento dos voos não se ficaram a dever a circunstâncias extraordinárias que não poderiam ter sido evitadas mesmo se tivessem sido tomadas todas as medidas razoáveis, indo por nós ser requerido que a TAP faça prova disso mesmo,por exemplo, apresentando extratos dos diários de bordo ou relatórios de incidentes.

Face ao exposto, cumpre-nos informar que na ausência de uma solução que vos cabe apresentar brevemente, daremos início a todas as diligências legais necessárias não só para obtermos o reembolso como também para responsabilizar civilmente a TAP pelos avultados danos e prejuízos que causou ao efectuar o cancelamento das viagens das datas solicitadas e em não se prontificar agora a devolver o dinheiro que pertence ao Cliente.
26 jan 2021
Joaquim Costa adicionou uma resposta

Exmos. Senhores,

Continuamos na expectativa da vossa resposta.

09 fev 2021
Joaquim Costa adicionou uma resposta

Continuo lamentavelmente a aguardar resposta e o reembolso devido.

12 fev 2021
Joaquim Costa alterou o estado para Resolvida