Recrutamento e Selecção

Targetpursuit - Alerta para anúncio de emprego

Cátia Almeida
Cátia Almeida apresentou a reclamação
31 de março 2016

Esta reclamação, surge apenas em tom de alerta para todos os que, inocentemente procuram emprego no olx.

Tudo começou com a resposta a um anúncio no olx, que pedia comerciais de telemarketing para divulgação de serviços NOS empresas, muito equivalente a este;

stamos de momento a recrutar comerciais de Venda Direta,
para a promoção, divulgação e comercialização serviços de
telecomunicações no mercado empresarial.

Funções a desempenhar :
- Promoção e venda dos serviços.
- Angariação de clientes por tele-marketing;
- Visita aos clientes pessoalmente apenas quando acordado.

Perfil:
- Maiores de 18 anos;
- Boa Apresentação;
- Sentido de responsabilidade;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Boa capacidade de comunicação;

Oferecemos:
- Excelente ambiente de trabalho;
- Formação contínua e atual;
- Local de trabalho no Pinhal Novo;
- Salário Base

Venha fazer parte desta equipa
Envie seu curriculum + foto

Enviei msg, que foi respondida quase de imediato, solicitando que enviasse o meu currículo para o seguinte e-mail;

recruta.nos.sul@gmail.com.

Pouco tempo depois recebi uma chamada para marcação de entrevista.
No dia seguinte apresentei me no local combinado, à hora marcada.

Av. Alexandre Herculano, n 29, pinhal novo.

Na entrevista, tudo correu normalmente, foi-me indicado o horário, das 10h às 17h, com 1h de almoço, foi-me dito que o salário base de 530 seria adquirido a partir do momento em que se conseguisse fazer vendas no valor de 200€ instalados.
Expliquei que não tinha experiência como comercial, mas que estava disposta a enfrentar a oportunidade como um novo desafio.

No dia seguinte recebi uma chamada, onde me informaram que tinha sido selecionada e para me apresentar às 10h30 na 5a feira 10/03 para iniciar formação.

Na 5a lá estava eu. A "formacao" consistiu em estar o dia todo a ouvir as chamadas telefónicas de outra colega, no dia seguinte da parte da manhã aconteceu exatamente a msm coisa, da parte da tarde foi-me feita uma chamada de teste, e foi-me informado que estava pronta e que na 2a feira iria começar ao telefone.
Pedi que me fossem enviadas por e-mail as campanhas para estudar no fim de semana e saber o que iria vender. Nada me foi enviado.
Na 2a iniciei as chamadas e devido à boa vontade de uma colega que me emprestou umas cabulas em papel com alguns dos pacotes mais vendidos, o resto das campanhas teria de as procurar no google drive, caso fosse preciso.
Os dias foram passando, eu fui apanhado alguns pormenores das campanhas, ia tirando dúvidas com os colegas e com a chefe de equipa que, só tenho a agradecer. Senti-me acolhida, e sim, havia espírito de equipa, nunca me negaram ajuda e sabiam incentivar.
Ontem dia 30, qs 3 semanas depois de lá estar a trabalhar, ainda da parte da manhã tudo muda, pouco depois do Brifing da manhã, onde é sempre feito um apanhado do dia anterior, e uma antecipação do que se espera para o dia presente, e onde cada um expõe as suas dificuldades, um senhor, de nome Vítor, que é o chefe, penso que chefe de vendas, entra na sala com um ar de arrugante e em voz alta e em tom ameaçador pergunta quem ali tinha dificuldades, e que se as tivesse que não estava lá a fazer nada, que não tinha paciência para pessoas com dificuldades, que se houvesse ali alguém com dificuldades que se ponha a andar dali para fora.
Ora aquilo caiu me tão mal que não consegui engolir, toda a gente ficou calada, toda a gente se encolheu, eu inclusive. Até que ele sai da sala, mas sempre a balbuciar coisas do género.
Passei o resto do tempo até à pausa a digerir aquilo, e qd nos mandaram à pausa decidi que se era para ser humilhada eu não ia ficar ali, mas estúpida fui falar com o senhor e dizer-lhe civilizadamente que não tinha gostado da atitude dele na sala perante a equipa toda.
A conversa foi tudo menos civilizada, porque levei com a resposta de que se a carapuça me serviu então o melhor era ir andando.

A partir daqui, e porque os meus pais sempre me ensinaram a respeitar as pessoas, decidi virar costas e sair

Acho revoltante a forma como este senhor acha que pode tratar as pessoas.
No início tudo é uma maravilha, prometem o céu, estendem a mão, fazem-nos crer que tudo é maravilhoso, e que estão lá para nós ajudar a superar as tais dificuldades.

Em primeiro lugar, não nos dão formação adequada, e somos atirados aos lobos o mais rápido possível.

Temos que nos adaptar rapidamente, e de preferência fazer vendas logo a partir do 1o dia, mesmo que não saibas o que estás a vender.

E depois se não serves, humilham e tratam-te como lixo, porque eles são perfeitos.

Por estas e por outras é que a nos, é a operadora com mais reclamações registada.

E é assim que se ganha dinheiro como comercial, mete-se uns quantos a trabalhar sem qualquer tipo de garantia, sem ajudas de custo, sem qualquer formação que se possa considerar adequada, e passado 1 mês, corre-se com essa pessoa, e fica-se com o dinheiro das vendas que fez.

A pessoa sai, humilhada, furiosa, e sem forma de se queixar formalmente em lado nenhum.
Isto serve apenas como alerta, tenham muita atenção.

Por norma este tipo de anúncios, surge sempre com nomes diferentes e são apagados pouco tempo depois, provavelmente para não deixar rasto.

Data de ocorrência: 31 de março 2016