TDT Marca Recomendada

Vera Lúcia Pereira
Vera Pereira apresentou a reclamação
9 de dezembro 2020
Exmos Senhores,
Com a alteração do sinal TDT no Algarve os meus pais que moram em Alcaria Cova de Baixo, Pereiro, 8970-301 – Alcoutim, distrito de Faro, deixaram de conseguir ver televisão.
Colocamos em prática os procedimentos mencionados no site da TDT, mas sem sucesso.
Ligamos para a linha de apoio TDT, que nos transmitiu que a zona é coberta por sinal TDT, e isso para bastava efectuar os procedimentos indicados no site da TDT. Efectuamos os referidos procedimentos e mais uma vez sem sucesso.
Falamos com os vizinhos que nos transmitiram que tiveram mesmas dificuldades e que a solução no seu caso passou pela compra de um Kit TDT, numa loja da MEO/Altice.
Deslocamo-nos a uma loja da TMN/Altice e explicamos a situação, mais uma vez fomos informados que a zona era coberta por sinal TDT e por isso deveríamos conseguir ver televisão sem qualquer aparelho complementar. Explicamos que os vizinhos tiveram a mesma dificuldade e a solução passou pela compra de um descodificador TDT numa loja da MEO/Altice. O coloborador da MEO /Altice, fez uma chamada para o serviço TDT e voltamos a reforçar a dificuldade, isto é, tendo feito várias vezes os procedimentos indicados, assim como a mudança de antena, o televisor reportava sempre “Sem sinal”, voltou a ser nos transmitido que a localidade está mapeada como uma zona com sinal, e por isso consegue-se ter acesso à TDT sem qualquer aparelho complementar. No entanto iria registar no sistema a situação reportada para análise.
Por sua vez, o colaborador da MEO/Altice transmitiu que tinha o aparelho para venda na loja, no entanto teríamos de suportar o seu custo na totalidade por volta dos 78,00 Euros pois trata-se de uma zona referenciada como tendo cobertura TDT e que posteriormente, face à situação agora reportada à TDT, submeter o pedido de comparticipação à TDT, ao abrigo do “Programa de comparticipação a equipamento TDT complementar”.
Procedemos em conformidade, no entanto obtivemos como resposta “A comparticipação de Kits TDT complementar apenas é possível para zonas sem cobertura TDT”. Voltamos a ligar para os serviços TDT que continuam irredutíveis, isto é a afirmar que se trata de uma zona com cobertura TDT.
Face ao exposto, e por diariamente ser anunciado na televisão que todos os portugueses tem acesso à TDT de forma gratuita, o que de acordo com a nosso caso concreto nos leva a concluir que isso não corresponde à realidade. Isto porque para além do custo do Kit TDT complementar no valor de aproximadamente 78,00 Euros, ainda tivemos de comprar antenas novas, já sem falar no custo de montagem das mesmas. Parece-nos crucial o mapeamento das zonas TDT ser revisto, porque se alguma vez a zona teve sinal deixou de o ter, e se uma parte da localidade sem sinal, outra não têm. Até a maioria dos vizinhos também só teve acesso com a compra do TDT complementar.
Acresce o facto de aparelho não conferir quaisquer vantagens adicionais para além de conseguir ver TDT, pelo que não compreendo porque as pessoas que se vêem obrigadas a adquiri-lo, são tratadas como tendo adquirido um bem de luxo. Reforço que apenas adquirimos o aparelho por não conseguir de forma alguma ter sinal TDT. Caso esses serviços que comprovem que conseguimos ter sinal TDT sem o referido aparelho, estamos dispostos a devolve-lo mediante a devolução do valor que suportarmos pelo mesmo.

Aguardamos o apuramento da situação, porque consideramos não se tratar de uma questão de caridade ou privilégio mas sim de igualdade dos habitantes desta região em relação aos demais cidadãos do resto do país. Assim como, a comparticipação do equipamento em causa.

Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 9 de dezembro 2020
10 de dezembro 2020
Boa tarde ,

Para informações sobre TDT, consulte o site * PROIBIDO *://tdt.telecom.pt.
Caso pretenda informação adicional, pode aceder à secção “Contactos”, diretamente no site, e preencher o formulário disponível ou contactar a linha TDT, 800 200 838.

Obrigado.
Vera Pereira
10 de dezembro 2020
Exmos Senhores,

A situação não está resolvida nem esclarecida.

Vera Pereira
19 de dezembro 2020
Exmos Senhores,

Continuo a aguardar resposta à situação em apreço, uma vez que a mesma não está resolvida nem esclarecida.

13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),

Com os nossos cumprimentos,
17 de dezembro 2020

Aconselho que faça uma queixa à ANACOM que é a entidade reguladora da TDT, pode ser que a meo por não querer comparticipar o aparelho tenha que pagar uma multa de milhões (bem merecida) por estar a agir contra as leis estipuladas para o serviço que prestam.