TDT Marca Recomendada
Televisão Digital Terrestre

TDT - Sem cobertura em São Martinho da Gândara apenas por DTH

Augusto Andrade
Augusto Andrade apresentou a reclamação
1 de novembro 2017 (editada a 4 de novembro 2017)
Em Julho de 2016 , apresentei uma reclamação à ANACOM, para que analisassem a cobertura de TDT na zona, de S. Martinho da Gândara, dado que constantemente deixávamos de ter sinal de TDT, as pessoas tiveram assim forçadamente de aderir à televisão paga pois o serviço da TDT ear e é de má qualidade. Posso referir concretamente que revi várias vezes a orientação da antena vem como vizinhos em busca dos canais TDT.
A ANACOM respondeu-me prontamente por email no qual menciono parte do texto:
"2. Conheça as condições de acesso à TDT nas zonas de cobertura por satélite:
Se, pesquisando em * PROIBIDO *://tdt.telecom.pt ou ligando 800 200 838, obtiver informação de que reside numa zona de cobertura complementar via satélite (DTH), para aceder ao serviço gratuito de televisão digital deverá adquirir um Kit TDT Complementar (DTH), vendido e subsidiado pela PT Comunicações, e ligá-lo a uma antena parabólica."
Foi o que eu fiz, adquiri na loja da PT um descodificador de DTH, até aqui tudo bem eu fiquei com o meu problema solucionado, mas a maioria dos habitantes desta localidade continuaram e continuam hoje em dia com o mesmo problema especialmente as pessoas idosas, que não tem conhecimentos suficientes para perceber o que se está a passar.
Estamos numa Zona Sombra de TDT conforme podem ver no anexo ou pesquisarem em: * PROIBIDO *://tdt.telecom.pt/cobertura
A minha indignação está para com os responsáveis da TDT que não informaram convenientemente as pessoas desta localidade (por correio ou as autoridades locais) de que não têm cobertura TDT e de que têm de instalar cobertura por satélite DTH. Deixaram assim as pessoas comprar descodificadores, aderir à Tv paga e nada até hoje dizeram à população local apenas se dignaram a criar um site, ou a divulgar na tv a TDT, informação que apenas satisfaz os que são mais entendidos e lá conseguem entender.
Haja vontade de explicar à população de S. Martinho que a cobertura por antena TDT não funciona e só têm cobertura decente por DTH (satélite).
Resolvam os problemas que criaram aos cidadãos e não lhes dificultem a vida.
Data de ocorrência: 1 de novembro 2017
3 de novembro 2017
Boa tarde António Augusto,

Para informações sobre TDT, consulte o site * PROIBIDO *://tdt.telecom.pt.
Caso pretenda informação adicional, pode aceder à secção “Contactos”, diretamente no site, e preencher o formulário disponível ou contactar a linha TDT, 800 200 838.

Até breve,

Rute Silva
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),

Com os nossos cumprimentos,
TDT

Mais informação de preços segundo a ANACAOM:
"O valor do Kit DTH é de 30 euros (valor unitário para o primeiro e segundo Kits), após comparticipação, podendo os utilizadores optar por um dos seguintes procedimentos:

adquirir o equipamento pelo seu valor total (77 euros), sendo depois devolvido o montante fixado para a comparticipação, ou seja, 47 euros, após envio de formulário e documentos comprovativos exigidos pela MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia; ou
encomendar o Kit DTH e, após confirmação da MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, no prazo de 5 dias úteis (para 95 por cento dos pedidos), do cumprimento de todos os requisitos necessários para a comparticipação, poderá levantar o equipamento na loja pagando apenas 30 euros por Kit (até um máximo de dois por casa).
Este regime de comparticipação para os kits DTH vigorará, em princípio, até 9 de dezembro de 2023.

Os Kits DTH adicionais (a partir do terceiro, por morada ou caso tenha televisão paga) custam 96 euros e não estão abrangidos por qualquer comparticipação.

Os valores indicados podem vir a ser revistos por iniciativa da ANACOM, nomeadamente em função da evolução dos preços dos equipamentos.

Para mais informações consulte o Portal TDT Link externo. ou ligue gratuitamente 800 200 838."