Tecnologia, Acessórios e Gadgets
  • geral@tek4life.pt

Tek4life - Carregador apple contrafeito

Gil Rocha apresentou a reclamação
29 de novembro 2022
No dia 25 de novembro 2022 comprei o carregador https://www.tek4life.pt/pt/carregador-magnetico-apple-magsafe-2-a1424-85w-4-24a-s-caixa?gclid=Cj0KCQjw-fmZBhDtARIsAH6H8qhUaaplJ2WYvnFVM7ap8s3TCcCLXMmaW3pv47PrxT77cYDyGhDglKcaAl8CEALw_wcB vendido como Apple, mas sem a caixa (a página do artigo já denunciava a potencial burla, por ter tantas desculpas como "Atenção: Produto original OEM*, sem embalagem.
* Produto OEM (Original Equipment Manufacturer). Este
produto é original e inclui apenas o artigo em si.". Apesar disto assumi que o preço baixo fosse relacionado com black friday, e mesmo assim comprei. Ao receber o artigo, constato que, lado a lado com o carregador de facto OEM da Apple, o que me venderam é mais leve, o plástico é mais oco, as patilhas não se alinham com o resto do corpo do carregador, o texto gravado no carregador é de tamanho e cor diferente do original, e ao ligar ao computador, não só constato que não é magsafe 2 real (pois magsafe 2 leva cerca de 1 segundo a acender, e este carregador acende de imediato, sem atraso, por não ter o chip de segurança necessário), como nas informações do portátil, o número de série que o carregador está a enviar para o computador não é o mesmo que consta escrito no próprio carregador (mas sim, um SN que quando pesquisamos entramos num site chinês com vários carregadores falsos). Como este carregador não é OEM (mas sim uma falsificação de OEM), venho aqui denunciar a contrafação que esta loja está a vender. Se quiserem um carregador destes, comprem no aliexpress por metade do preço, não sejam enganados como eu fui.
Data de ocorrência: 29 de novembro 2022
30 de novembro 2022

Tal como indicado na descrição o produto é OEM da Apple, se o cliente não pretender o produto tem o direito de devolver o produto.
Para isso pedimos que entre em contacto com o suporte@tek4life.pt para tratamento da situação.

30 de novembro 2022
Boa tarde. O tema da reclamação é o produto NAO SER OEM DA APPLE. OEM é ORIGINAL EQUIPMENT MANUFACTURER, ou seja, um fornecedor da Apple para o produto vendido pela própria marca. Se o carregador recebido fosse OEM, não aconteceriam coisas como ter um SN diferente do que aparece no system report. Um carregador OEM cumpriria toda a especificação magsafe (que este não cumpre, estando a fazer caregamento direto se delay, ou seja sem a validação magsafe 2 que leva aprox 1 segundo a iniciar o carregamento), e crucialmente um carregador OEM seria vendido sem branding Apple. Este carregador tem logo Apple, todo o texto copiado de um carregador oficial Apple, mas com tipo de letra diferente, erros (como duplos espaços) etc. Estão a enganar pessoas descaradamente. Pretendo receber o produto que comprei: um carregador OEM (e não contrafeito).
2 de dezembro 2022
Legenda: canto superior esquerdo, superior direito e inferior esquerdo: fotos do carregador que recebi; canto inferior direito e centro: informação do carregador, correspondente à que consta em site chinês de falsificações de carregadores magsafe 2;
2 de dezembro 2022
Na esquerda foto de um carregador de facto OEM, e à direita o carregador que recebi. As diferenças são evidentes. O carregador que me venderam pode colocar-me a mim e ao meu computador em risco, por não cumprir a certificação magsafe 2. Não quero produto contrafeito.
A página deste produto diz :
"CARREGADOR MAGNÉTICO APPLE MAGSAFE 2 A1424 85W 4.24A S/CAIXA"
"Atenção: Produto original OEM*, sem embalagem."
"* Produto OEM (Original Equipment Manufacturer). Este produto é original e inclui apenas o artigo em si."
Não se cansam na página de dizer que é tudo muito original, mas o produto que me enviaram não é original. É contrafeito. Se não estão deliberadamente a mentir aos clientes, quero que me enviem o produto que comprei.

Tal como indicado a tek4life já deu indicações para a devolução do produto

A tek4life deve ler o que escrevi
7 de dezembro 2022
Ignoram por completo o que relato aqui. Ignoram tudo o que escrevo no livro de reclamações, e crucialmente nunca negam que estão a vender gato por lebre… 0/10 esta loja.. 0/10
13 de dezembro 2022

Tal como indicado nas descrições informa que o produto é original sem caixa. Se informa que o mesmo não é original, a Tek4life tem sempre a dispor do cliente a devolução do produto para procedermos ao reembolso do seu valor.
Esta situação já aconteceu, o cliente abriu o RMA #20126 e estamos aguardar a receção do produto para procedermos ao reembolso.

14 de dezembro 2022
No processo de abertura do rma foi-vos pedido que assumissem no mínimo o custo da devolução, pois não faz sentido eu ter de assumir despesas quando vocês enviam um produto não conforme o que estão a vender. Como afirmaram que terei de ser eu, o cliente, a assumir a despesa, evidentemente não poderei fazer a devolução e escalei a situação para o tribunal arbitral de braga (CIAB). Por acaso, a resposta que me deram foi que devo fazer a mesma exposição ao tribunal arbitral mais competente para esta situação é o Centro de Arbitragem de Conflito de Consumo de Lisboa, por isso vou dar-vos mais alguns dias para reconsiderarem e assumirem os custos de devolução, caso contrário será de novo escalada esta situação, agora para a entidade correta.
19 de dezembro 2022

Enviou o produto?
Caso não tenha enviado pedimos que responda ao email com a sua morada, contacto e dia para a recolha por favor.

Gil Rocha avaliou a marca
20 de janeiro 2023

Só depois de contactar tribunal arbitral é que resolveram fazer o mínimo (aceitar devolução sem me obrigar a pagar), e mesmo assim continuam a dizer que um produto com branding “Apple”, “etiquetas Apple” e que na verdade é reconhecido pelo computador como um carregador genérico, é “OEM” por isso está tudo certo. Se fosse oem, não Apple, o carregador não dizia “designed by Apple in California” como se vê nas fotos. Comportamento indecentemente, tinham no mínimo proativado a recolha do produto e assim nunca teria suspeitado que vendem contrafações aos lotes. Infelizmente, ao contrário de ocorrências passadas, nunca mais poderei recomendar a tek4life. 0/10