Tecnologia, Acessórios e Gadgets

Ana Cláudia da Conceição Severino
Ana Severino apresentou a reclamação
18 de junho 2022
Muito boa tarde.
Adquiri uma impressora Xiaomi Mi Pocket Photo Printer Impressora Fotográfica Zink Zero Ink e um pack de 20 folhas a 11 de junho, tendo recebido no passado dia 14 de junho. Acontece que, para verificar a qualidade e o bom funcionamento do artigo, tive de experimentar as folhas que acompanhavam o produto e as novas que adquiri. Verifiquei que a qualidade não era o que eu pretendia, pelo que solicitei a devolução e reembolso do artigo. Nos requisitos desta devolução, veio a informação que teria de ser devolvido conforme a encomenda enviada, assim como a fatura do produto. Quando informei sobre a utilização das folhas da impressora para a verificação da qualidade do artigo e questionei se pretendiam que eu enviasse a impressora juntamente com as folhas (usadas e novas), foi-me informado de que não iriam aceitar a devolução do artigo. Questiono, como uma pessoa pode verificar o bom funcionamento e qualidade de um produto sem o experimentar? Como posso verificar se uma impressora funciona sem colocar papel?
Sempre deixei claro que eu pretendia o reembolso da impressora apenas, embora uma das embalagens de papel esteja intacta. Tentei entrar entrar em contato via telefone, sem qualquer resposta. Aos e-mails também deixei de obter resposta.
Enquanto consumidora e utente que pretende adquirir um produto, tenho o direito de ser reembolsada caso não esteja satisfeita com o produto e estou a fazê-lo dentro do prazo estipulado. Possuo todos os contatos com esta empresa guardados. É de facto lamentável existirem empresas que só querem é lucro, não pretendem a satisfação dos seus clientes. Mas pelos vistos, esta entidade também não é novidade no que toca a reclamações e queixas...
Data de ocorrência: 15 de junho 2022
20 de junho 2022
Informamos que aceitamos devoluções, no prazo de 14 dias após receção da encomenda, segundo o Decreto Lei nº 24/2014 de 14 de Fevereiro.
Mais informamos que, de acordo com os nossos termos e condições, só serão aceites devoluções dentro dos 14 dias, caso o produto não tenha sido aberto ou usado. Serão aceites devoluções dentro dos 14 dias caso se confirme a avaria do artigo após a receção e análise do mesmo.
Neste caso, mesmo após abertura do produto, aceitamos a devolução, contudo, a cliente indicar que utilizou , experimentou as folhas de teste que acompanham o produto (fazem parte integrante da caixa e do produto) e para ser colocado novamente à venda tem de se encontrar completo. Após utilizar e não ter o produto completo, não podemos aceitar a devolução, porque não estão a ser cumpridos os requisitos. A cliente não se encontra satisfeita com a qualidade e tem direito de devolver, mas o produto tem de ser enviado sem marcas de uso (riscos, mossas , arranhões) e a embalagem deve também encontrar-se em conformidade, e conter todos os acessórios incluídos.
Já informamos a cliente que se nos enviar a impressora, com as mesmas folhas que a caixa contém (intactas), assim aceitamos a devolução e devolvermos o dinheiro.
Se enviar nesse estado, aceitamos sem problema e a cliente já foi esclarecida neste sentido.
Só não aceitamos , caso tenha folhas em falta ou já utilizadas, se na caixa contém 5 folhas, devem regressar essas mesmas 5 folhas intactas, pois fazem parte integrante do pacote.

20 de junho 2022
Mais uma vez volto a levantar estas questões:
- Como pode uma pessoa experimentar uma impressora nova, verificar o seu funcionamento e a sua qualidade, SEM UTILIZAR FOLHAS? As folhas que vêm acompanhar a impressora, como referiram e muito bem, são de TESTE. Logo, para devolver a impressora e obter o reembolso, como posso devolver folhas intatas quando as mesmas são usadas para testagem? E no anúncio do artigo nem sequer vem mencionado a oferta destas 5 folhas DE TESTE, logo, posso muito bem devolver o artigo, estando obviamente sem danos.

- Já referi que pretendo apenas o dinheiro da impressora, logo, as folhas adicionais que comprei podem muito bem ser substituídas pelas folhas de teste. Já que adquiri a impressora e o pack das 20 folhas, podem tirar as 5 de teste para voltar a colocar esta impressora à venda.
21 de junho 2022
Sendo assim, se nos consegue enviar de volta a impressora com as 5 folhas de teste intactas (condição para aceitarmos a respetiva devolução e reembolso), pode enviar que faremos o reembolso.
Isso já lhe foi indicado diversas vezes por mensagens.

21 de junho 2022
Quando a situação for de facto resolvida e terminada, fecharei a reclamação com a devida avaliação. Até lá, continuará em aberto.
A encomenda seguiu hoje para devolução.
Esta resposta tem um anexo privado
22 de junho 2022
Produto já recebido e reembolso da impressora efetuado, conforme indicado.

Boa tarde.
O processo terminará quando, efetivamente, eu tiver o reembolso disponível na minha conta.
Cumprimentos
22 de junho 2022

O reembolso foi encaminhado por nós, mas como adquiriu através do MAARKETPLACE da Worten, é processado por eles.
Mas compreendemos, o valor deverá entrar nos próximos dias.

22 de junho 2022

Mas compreendemos, o valor deverá entrar nos próximos dias.

23 de junho 2022
Boa tarde Sra Ana,

Informamos que as resposta que obteve na plataforma Worten foram sempre respondidas por nós.
Como indicado e tem as provas nas mensagens da Worten, tentamos sempre ajudar.
Como informado cabe sempre ao cliente verificar os termos e condições antes de efetuar a compra de um produto.
Não podemos reembolsar o valor ao cliente, quando o mesmo utilizou e fez usufruto do produto, caso fosse ao contrário não gostaria de receber um produto comprado sem os acessórios dados pela marca.
Por tanto desta forma, a situação já se encontrava com a resolução dada da nossa parte antes de ter feito queixa no portal.
Logo, o que indica não é de todo verdade, tal como indicado temos as mensagens com as datas e o dia onde se pode comprovar que existiu sempre resposta e resolução para a sua situação.
Neste caso, como cliente não queria aceitar os termos e condições presentes da nossa empresa e indicados por lei.

24 de junho 2022
Muito resumidamente - e não irei responder mais pois tenho mais vida fora daqui e não quero ouvir/ler falar mais com a vossa empresa/marca - e para que outras pessoas não tenham a mesma experiência terrível que eu tive:

1. O anúncio onde adquiri a impressora APENAS mencionava a aquisição da impressora, não consta em lado algum a oferta de folhas de teste. Se são folhas de TESTE, é porque são folhas de OFERTA, para experimentar e utilizar na primeira utilização da impressora para verificar a qualidade e bom funcionamento da mesma. OBVIAMENTE, para experimentar uma impressora eu tenho de experimentar folhas, não posso fazer "omeletes sem ovos"... Como não constava qualquer informação sobre a oferta de quaisquer folhas de teste, eu adquiri com a impressora um pack de 20 folhas para o equipamento, para poder experimentar e fazer uso dela, caso fosse um produto do meu agrado e satisfação.

2. O produto não foi, de todo, do meu agrado e satisfação. Ainda considerei que a má qualidade de impressão se devesse ao facto de, eventualmente, a folha laranja ou o papel de fotografia estarem há muito tempo guardadas, pelo que abri, então, um dos packs que comprei para comparar a qualidade de cor das fotografias. E, constatei, que efetivamente é a qualidade da impressora (comparando igualmente com outras avaliações na Internet). Assim, tentei proceder ao pedido de devolução e reembolso.

3. Através do site da Worten é solicitado que entremos em contato com o vendedor a partir da página do vendedor da Marketplace. Ora, nem sequer existe uma página do vendedor da Tek4life na Marketplace na Worten, qualquer informação. Contatei, então, por mensagem, através da compra efetuada. Sem qualquer resposta, apenas ao fim de dois dias e APÓS eu efetuar queixas, tanto aqui como junto do Apoio ao Cliente da Worten, como no Livro de Reclamações Online. Telefonei, vezes sem conta, sem qualquer sucesso. Portanto, comunicação com a entidade é quase nula e só existe quando vê que a sua "imagem" é comprometida com queixas, basta fazer uma breve pesquisa sobre a empresa neste Portal da Queixa.

4. A Tek4Life aceitava a devolução APENAS se eu enviasse as 5 folhas de teste INTACTAS, insinuando que o produto tinha sido usado. Pois claro, como se pode fazer uma omelete sem ovos? Como posso verificar se um produto, comprado, se encontra nas suas normais condições de funcionamento sem utilizar? Solicitar a devolução com as folhas de teste que são de OFERTA, que têm única e exclusivamente esse efeito, para TESTAR o equipamento?

5. Para resolver de uma vez por todas com a situação acabei por retirar folhas do pack que comprei para poder então devolver a impressora com as ditas 5 folhas intactas, que na verdade foram APENAS TRÊS, ao contrário do que a Tek4Life afirmou. Usei 2 folhas de papel do pack de oferta (com 5 folhas, portanto, realizando uma substração simples, 5-2=3) e, como referi acima, usei uma outra folha do pack das 20 folhas para verificar se o problema era efetivamente das folhas de impressão, se da folha laranja própria para a impressão ou da própria impressora (portanto, a juntar às 2 folhas de papel de impressão, usei mais 1, fazendo o total de 3 folhas). Portanto, tive de abrir um produto fechado, pago por mim, para poder devolver as três folhas de impressão que utilizei para verificar a qualidade e bom funcionamento da impressora que a Tek4Life exigiu para aceitar a devolução, exigiu as ditas 5 folhas intactas. Enviei todas as folhas (incluindo as fotografias que eu utilizei para confirmarem efetivamente de que usei APENAS para verificar o bom funcionamento e qualidade da impressora).

6. Recebi o reembolso sim... Mas apenas da impressora. A empresa questionou-me se eu pretendia ficar com as restantes folhas. Sem dúvida é "gozar" com o cliente. Exigem folhas de teste intactas para a devolução ser aceite, para poder terminar com este problema de uma vez por todas, retirei as folhas do meu pack, e no fim ainda me perguntam se eu quero as folhas? O que é que eu faço com umas folhas de impressão de uma impressora fotográfica QUE ACABEI DE DEVOLVER POR NÃO SATISFAZER O CLIENTE?? O mínimo que a empresa deveria fazer, se fosse efetivamente séria e com discernimento, seria reembolsar o valor proporcional de um dos packs (já que são tão mesquinhos com o número de folhas que são ou não usadas, ESPECIALMENTE FOLHAS DE TESTE), pois eu apenas abri um pack de 10 folhas, o outro ficou INTACTO, logo, deveriam ter feito o reembolso do valor da impressora mais o valor de 10 folhas de impressão.

"Em momento algum demos a indicação para devolver a caixa com 20x que utilizou, apenas pedimos que a máquina fosse entregue com as 5 folhas que a mesma continha."
Expliquem-me, como eu iria devolver 5 folhas DE TESTE (que, na realidade usei apenas duas) QUE SÃO DE OFERTA E PARA EXPERIMENTAÇÃO/VERIFICAÇÃO da qualidade e bom funcionamento do produto, que nem sequer vêm mencionadas no anúncio do artigo aquando a sua aquisição? E tendo utilizado essas folhas, iria substituir como? Comprando folhas novas? Portanto, gastar mais dinheiro em algo que foi de OFERTA? Substituindo com as folhas pelo papel de impressão que adquiri juntamente com a impressora? Pois, foi o que fiz. E o que eu iria fazer com as restantes folhas? Fazer desenhos e pinturas com elas? Afinal de contas, eu pretendia DEVOLVER A IMPRESSORA.

Quanto a esta última queixa, eu efetuei antes de receber o reembolso. A empresa em questão é que demora a ver os seus contatos recebidos.

Concluindo, recomendo de todo a compra de qualquer equipamento nesta loja. Felizmente, existem muitas outras empresas e alternativas no mercado. E, OBVIAMENTE, mais sérias e profissionais.
Ana Cláudia da Conceição Severino
Ana Severino avaliou a marca
22 de junho 2022

Foi necessário efetuar várias queixas públicas (Portal da Queixa e Livro de Reclamações Online) e junto da Worten para ver resolvida a minha situação. Ainda assim, não recomendo de maneira alguma esta marca/empresa. Dizerem que só aceitam devolução e respetivo reembolso APENAS se a impressora for devolvida com as 5 folhas DE TESTE INTACTAS... É no mínimo, ridículo e absurdo! Em lado algum constava a informação no anúncio sobre a oferta destas 5 folhas, por alguma razão eu comprei um pack de folhas juntamente com a impressora, pois para imprimir fotografias é necessário usar folhas... Ou seja, tive de "devolver" a impressora e o pack das 20 folhas que comprei e obtive APENAS o reembolso da impressora. Se fosse uma empresa/marca como deve ser daria o reembolso total... Ou pelo menos o proporcional do pack das 20 folhas, já que utilizei apenas 3 folhas, ao contrário das 5 mencionadas pela empresa/marca. Mas pronto, a marca/empresa precisa mais das folhas do que eu, portanto, só me resta desejar saúde e sucesso, pois bem precisam. Aliás, é notório nas diversas queixas existentes sobre a própria marca. Só resolvem as situações quando expostas publicamente as queixas. Não respondem a qualquer contato telefónico. Uma empresa NADA confiável nem séria.