Texoleo, lda
  • EN 10 - Centro Empresarial de Alverca, Vale da Erva
    Armazém B8, 2615-187 Alverca do Ribatejo
  • geral@texoleo.com

Texoleo - Lubrificante deteriorado - não responde à Deco e falta a Tribunal Arbitral

ANTÓNIO MANUEL apresentou a reclamação
30 de novembro 2018

Contextualizando: esta empresa, pese embora ter-se interessado
inicialmente como o assunto através do sócio gerente, deixou clara e
crescentemente de efectivar, através de um representante da empresa.
Fê-lo, via técnico que por ela passou em determinada altura a responder exclusivamente e decisoriamente) (...)declinando responsabilidades (...) que, salvo melhor opinião, deveriam caber aos gestores. Até por mero respeito pleno cliente.
Um deles nunca respondeu, nem sequer na forma de recibo de leitura a qualquer dos meus contactos.
Realço o facto de (nunca) nenhuma equipa da Texóleo se ter deslocado ao local para
verificação dos factos ocorridos, apesar de tal ser sugerido e até dado como certo, isto é, sempre pensei que a apreciação de um assunto que envolve facilmente milhares de euros, seria alvo de verificação condigna e não de mera análise laboratorial de onde se tentou, atabalhoadamente, diga-se, estabelecer um nexo de causalidade de difícil comprovação ou mesmo inexistente. É que até poderia ter enviado um qualquer outro óleo o que constitui, no mínimo, facto de estranheza, parecendo, por essa razão, tratar-se de "cumprimento de calendário" como se costuma dizer. Certos contactos, de inicio, como refiro supra, (deixaram de existir há muito por parte da empresa enquanto tal - de responsabilidade decisória - gerência, note-se) foram desagradáveis porque um dos sócios gerentes - tendo sido confrontado com a necessidade de recolha da amostra do óleo, nada fez para simplificar esse simples acto, tendo-se repetido várias vezes o pedido para tal recolha.
Para mais não dizer.... Os diversos contactos electrónicos disso dão conta. Houve mesmo um telefonema algo enérgico, porquanto aquele senhor insistia em não dizer qual o tamanho da amostra, rematando que (...) olhe mande o óleo do motor todo(...).Inicialmente o carro foi visto pelo mecânico, que detectou a avaria grave do veiculo e foi categórico no que concerne ao diagnóstico - "era exclusivamente da responsabilidade do óleo utilizado, tendo avariado definitivamente - as "touches" do/no motor e nem, poderia ou admitiria ser por outra qualquer razão. Mesmo assim, decidi verificar com outro técnico para uma 2.ª opinião, curiosamente "também, para além das touches, atingindo/avariando a cambota, mas, igualmente originário do óleo utilizado e eventualmente do filtro do óleo.
Menciono o facto de serem engenheiros simplesmente porque, sendo profissionais do ramo automóvel, estão academicamente credenciados para o efeito. Não que não haja outros doutra forma credenciados ou profissionalizados. que não pudessem ter feito o diagnóstico, claro.
Note-se que todas as peças foram adquiridas e indicadas pela Texóleo. Mesmo o aditivo constava como aditivo geral de fugas de óleo do motor, mas que nunca esteve na essência do problema, podendo ser, tudo está em aberto, parte dele.
Todavia é da mesma marca - Mannol - e não referia, nem refere, quaisquer contraindicações no que se refere ao seu uso no veiculo em causa. Antes pelo contrário.Sobre o óleo, especificamente, existe mesmo um texto - e-mail -, onde o técnico da Texóleo diz poder usar o lubrificante "(...) sem qualquer receio(...). Houve, portanto total diligência da minha parte.
Assim como, quanto ao filtro de óleo, se verificou indicação de filtro alternativo ao da Bosch, facto que perece ter ficado esquecido mas que assim consta: "O filtro WIX
referido é uma opção possível"... Por isso menciono a alternativa àquele filtro: por ser mais barato não havendo menção a qualquer inconveniente como se pode constatar na resposta ao e-mail enviado.
Isto, porque na opinião e experiência vivida do (meu) técnico, subscritor do sugerido, haver não raras vezes problemas com filtros
alternativos, nos termos evidenciados naquele documento.
Bem, de momento deixo este texto resumindo (muito!) o que se passou, mas, se e quando necessário poderei vir a ilustrar melhor através de outros contactos designadamente à DECO que tentou estabelecer contactos, todavia sendo totalmente ignorada pela Téxoleo.
Estou, naturalmente ao dispor para melhor desenvolver a questão, tendo como objectivo o cabal esclarecimento e justo ressarcimento no contexto ora exposto.
Concluindo: como e costuma dizer, até posso estar a inventar tudo, mas uma coisa é certa e serve de aviso à navegação: esta firma, até àquele momento digna de confiança, deixou de o ser a partir do momento em que NUNCA respondeu à DECO e faltou DUAS vezes à chamada do Tribunal Arbitral, obrigando-me a mim e ao Técnico, bem como ao Tribunal, a esperar pela cooperação que teria sido, moralmente, a única forma de "sair" dignamente desta situação ( já que não o é legalmente). refugiara-se na não obrigatoriedade de presença, facto que, diga-se, é no mínimo estranho num Estado de Direito. Mas isso são outras conversas.
Ora isso, é, na minha opinião , e penso que deverá sê-lo para quem lê estas linhas, no mínimo - lamentável e condenável como actuação.

Data de ocorrência: 30 de novembro 2018
20 de janeiro 2020
Pela evidente falta de resposta - já de 2018, se pode ver como este senhores trabalham.
Como faltaram anteriormente a marcações do tribunal Arbitral, porque é que agora haveriam de responder? Ou de darem a sua versão? Será que a verdade dói? Só pode ser.
É sempre mais fácil esconderem-se e nada dizerem.
Um hábito de algum empresariado português, triste e patético.
Por que raio não compareceram no Tribunal Arbitral para saberem da decisão superior independente e justa.
Eu, aceitá-la-ia de bom grado. Mas não. Os"senhores" parecem ser muito importantes par se deslocarem ao Tribunal, apesar deste tribunal os ter contactado para o efeito no próprio dia ( eu próprio assisti)!!! prevendo já a actuação...que parece ser normal nestes e noutros casos.
Só me admira o facto de não serem penalizados: desrespeitaram o cliente e, principalmente- o Tribunal. E o erário público...
De nada vale terem no site que estão disponíveis e blá blá, blá... pois quando chega a hora, - é o que se vê.
Como se costuma dizer. "Shame on you!!!!!
20 de janeiro 2020
Reiteroo:
ANTÓNIO MANUEL avaliou a marca
26 de novembro 2023

Mesmo depois de reclamação em sede de tribunal e depois de o tribunal os ter contactado para ver se viriam, estes recusaram-se a comparecer ( podem-no fazer!), obrigando todos os intervenientes, a começar pelo tribunal arbitral, a perder tempo. QUano a mim, um desrespeito completo... Esquivaram-se às suas responsabilidades. Desisti, pelo facto de, neste país, parecer que temos aceso à justiça, contudo, como, pelo menos na altura, não era obrigatória a comparência, era ou é fácil para as empresas que assim actuam, resolverem os problemas. Com os Julgados e Paz era, (também)não sei se continua - a mesma coisa. Evidentemente, em situações deste tipo, ir para o tribunal comum, a questão nem sequer se coloca.