The cork house

The cork house - Ruído excessivo exaustor restaurante

Marco Aurelio Brescia
Marco Brescia apresentou a reclamação
24 de abril 2016

O exaustor do actual Restaurante The Cork House, sito no número 36 da Rua Trindade Coelho, Porto (Praça das Cardosas), no rés do chão do mesmo edifício em que somos proprietários de um apartamento T2 duplex (com cerca de 11 meses de anterioridade em relação à instalação do dito exaustor), tem ficado ligado na máxima potência entre as 10h30 até às 24h00, sem pausa alguma ao longo do dia. Como resultado temos na nossa habitação, nomeadamente no nosso quarto, que fica no quinto andar do edifício, um ruído deveras incómodo acompanhado da trepidação constante das paredes, isto por cerca de 12/13 horas seguidas, sem trégua. O proprietário do imóvel no qual funciona o restaurante em questão (que é arrendado), quando aqui funcionava uma cervejaria que foi de sua propriedade, realizou obras de insonorização no dito exaustor, que, não obstante o seu empenho, nunca conseguiram resolver a questão do ruído e da trepidação das paredes quando este é ligado com a máxima potência. Aquando do funcionamento da extinta Cervejaria, o exaustor só era ligado com a potência máxima muito pontualmente, em horários excepcionais de pico, o que, mesmo sendo incómodo, estávamos dispostos a suportar, dada a sua boa vontade em minimizar na medida do possível os danos sofridos. Mas a forma com que o dito exaustor tem funcionado actualmente, ou seja, depois da abertura do restaurante The Cork House, ultrapassa completamente os limites do tolerável, sobremodo agora que temos um bebé de seis meses, que ainda dorme connosco no nosso quarto, que tem sido muitíssimo prejudicado por todo esse ruído e trepidação das paredes. Queremos, por certo, uma baixa viva e revitalizada e entendemos que as actividades de restauração devam fazer parte deste processo de revitalização, mas não podemos admitir que isto se dê em detrimento da qualidade de vida de moradores como nós, que pagaram uma quantia elevadíssima por um apartamento localizado numa zona prime da cidade, e que não têm tido o direito à devida tranquilidade dentro da sua habitação, seriamente ameaçada pela actividade de restauração exercida cinco andares mais abaixo. Como temos um bebé que tem tido imensa dificuldade em descansar (tempo este de desenvolvimento que não vamos nunca mais recuperar) agradecemos sensibilizados que a nossa reclamação, que julgamos ser da mais alta gravidade, possa ser tratada com a urgência que merece. Obrigadíssimo!

Data de ocorrência: 24 de abril 2016