Phone House - Telemóvel recondicionado defeituoso

José Cristóvão
José Cristóvão apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2020
Comprei um iPhone 7 32 gB preto recondicionado grade A no dia 22 de janeiro de 2020. Decidi adquirir este telemóvel justamente por ser uma marca de qualidade e por ser garantido no site que o aparelho seria “como novo”. Ora no dia seguinte à compra, o telemóvel começou a apresentar uma faixa vertical no ecrã quando este estava desligado, notei que havia uma lasca na câmara traseira, e se isto não fosse suficiente o telemóvel começou a descarregar a bateria incrivelmente rápido e a desligar se antes dos 20% de bateria, reiniciando aleatoriamente e desligando logo de seguida. Para além disto, o telemóvel deixou de permitir realizar chamadas , perdendo sempre o sinal e a chamada indo abaixo. De relembrar que isto foi um telemóvel que me foi vendido como novo.
Desloquei me a Phone House do Saldanha residence onde adquiri o aparelho, onde perante a minha insatisfação, me informaram que teria de me dirigir até a phone house do centro comercial Strada, visto que apenas aqui me poderiam substituir o aparelho. Desloquei me la, expliquei a situação e trocaram o aparelho por outro recondicionado.
Passado uma semana de ter este 2o aparelho, comecei a notar novos problemas, a começar pelo ecrã que era claramente falso, com cores e brilho que não se aproximam sequer do ecrã normal de um iPhone, bem como não respondia a certos toques ou respondia mal, e sem force touch. Mais uma vez a bateria descarregava muito facilmente e o telemóvel começou a desligar aos 30% de bateria. Em cima disto o telemóvel subitamente perdeu o sinal da rede, deixou de conseguir ler o cartão SIM e portanto tornou se completamente inútil. Ou seja venderam um telemóvel como novo que 1 semana depois deixou de funcionar, completamente inacreditável e inaceitável!
Fui novamente à loja do Saldanha residence e, e perante o péssimo serviço prestado, recusaram a devolver o dinheiro ou a substituir o aparelho porque já estava fora dos 2 dias após a compra. Perante a minha insatisfação com a qualidade do telemóvel funcionário disse “Pois, os recondicionados são assim...”, como se fosse expectável venderem aparelhos avariados.
Ainda para mais me informaram que se quisesse enviar para reparação não teriam disponível telemóvel de substituição, tendo então de me deslocar até a vossa loja nas amoreiras onde haveria um. Chegado la ainda tive de pagar uma caução de 10 euros para ter direito a levar um péssimo telemóvel de substituição.
Ainda mais que isto, na primeira vez que comprei o telemóvel tentaram impingir me imensos acessórios e seguros, quando nem sequer conseguem vender um telemóvel com qualidade e funcionante.
Enviei o telemóvel para reparação porque não tenho outra possibilidade e entretanto não me disseram nada em 10 dias. Tive de ligar para o vosso número e não me conseguiram dizer o estado da reparação, nem sequer o centro onde está a ser reparado o telemóvel!

Isto é inaceitável, o mínimo dos mínimos que têm de fazer, ainda por cima na grade A, é dar um telemóvel funcional a quem o compra. Andam a vender estes aparelhos defeituosos a preços altos e que nem cumprem as características mínimas de um telemóvel, e com peças falsas.

Gastei 280 euros num telemóvel como novo, que veio estragado, sendo este substituído por outro estragado. Gastei quase 300 euros para me venderem 2 aparelhos estragados, e agora tenho de andar com um telemóvel de substituição sem qualquer qualidade, à espera que o meu seja reparado.

Concluindo, toda a experiência na phone house foi provavelmente o pior serviço que me foi prestado na vida.
Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2020
Phone House
15 de fevereiro 2020
Olá José Cristóvão,
Acusamos a boa recepção da reclamação 36695620, com data de 2020-02-15 e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Gratos pela compreensão, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
Apoio Cliente - Phone House
José Cristóvão
José Cristóvão avaliou a marca
30 de março 2020

Durante todo este processo a PhoneHouse apresentou um péssimo apoio ao cliente. Após a reclamação e no seguimento de ter enviado o telemóvel para reparação, quase um mês depois e sem informação nenhuma relativa a isto, sou contactado pelo apoio ao cliente para me informar que a "única solução" que me podiam oferecer era um vale no valor que gastei no telemóvel para a loja da PhoneHouse, limitado apenas à gama de recondicionados. Perante esta proposta recusei e disse que não ia aceitar e queria a devolução do valor, tendo-me sido dito que iriam reavaliar a questão e que me contactariam novamente, arrastando portanto ainda mais uma situação que já vinha a ser arrastada há mais de 1 mês. Entretanto contactei o apoio jurídico da DECO que me explica que a marca não pode de maneira nenhuma, neste tipo de situação, negar a devolução do dinheiro e aconselhou-me a apresentar reclamação no livro de reclamações online, que foi o que fiz. No dia seguinte fui contactado pela PhoneHouse, que me disse que a nova “única solução” que tinham para mim era substituirem-me o telemóvel por outro recondicionado, mesmo após ter explicado o que me foi dito pela DECO. Recusei novamente visto que, após 2 telemóveis estragados que nem eles próprios conseguiram reparar, perdi toda a confiança na qualidade da gama dos recondicionados e da marca no geral. Foi nesta altura que me vi obrigado a dizer que iria recorrer a meios jurídicos se não me devolvessem o dinheiro. Uns dias depois sou novamente contactado e dizem-me que a última solução que têm para mim é um vale para gastar em qualquer produto da loja da PhoneHouse (não limitado aos produtos recondicionados). Recuso e finalmente refiro que vou recorrer a meios legais (Centro de arbitragem de conflitos) perante o serviço prestado. Após esta ameaça o apoio ao cliente quase imediatamente me oferece, depois de arrastar e arrastar a situação ao longo de mais de um mês e de várias tentativas de me negarem variados direitos do consumidor, a devolução do dinheiro. Terrível experiência com a PhoneHouse, desde a qualidade dos produtos recondicionados até um apoio ao cliente que tentou 3 "únicas soluções" até me devolverem o dinheiro (a que eu tenho direito por lei). Este tipo de comportamento pela marca é condenável - arrastam a situação o máximo possível, tentando saturar o consumidor de tal forma que ele se veja obrigado a aceitar soluções que em nada vão de encontro ao que lhe é legalmente de direito.