The Phone House - Garantia rejeitada por produto não estar na embalagem original

António Garcia apresentou a reclamação
10 de agosto 2016

Há um ano (05-08-2015) comprei um suporte de smartphone para o carro. Usei-o durante pouco mais de um mês. Passado um ano, a semana passada, a ventosa do suporte quebra e separa-se do resto do aparelho inutilizando-o.

É importante dizer que o suporte apenas foi utilizado no total menos de 1 mês e meio, pois apenas o usei o Verão passado e este verão. Durante o resto do tempo esteve guardado em casa. Ou seja, apesar de ter sido comprado há um ano tem uma utilização muito mais reduzida.

Hoje (10-08-2016) dirigi-me à loja da Phone House do Colombo onde apresento o suporte e peço para activar a garantia (troca ou reparação). Sou informado que apenas podem fazer a troca se tiver o suporte na embalagem original. Confirmei explicitamente que poderiam trocar, que estava coberto pela garantia: a senhora até verificou a factura. Mas sem a embalagem, por se tratar de um acessório, não podia fazer nada.

Resignado, vim investigar melhor esta questão. Segundo o Guia das Garantias publicado pela Direcção Geral do Consumidor não é necessário possuir a embalagem original para invalidar a garantia.

O Guia que consultei encontra-se aqui: * PROIBIDO *://www.consumidor.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005523.pdf

Assim sendo gostaria de ver esta questão resolvida e que me fosse substituído ou reparado o suporte.

Muito obrigado pela atenção.

Data de ocorrência: 10 de agosto 2016
Phone House
22 de agosto 2016
Exmos. Senhores,
Acusamos a boa recepção da reclamação, designada em epígrafe, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Reportando-nos ao exposto, informamos que o tema foi esclarecido junto do Cliente, através da loja Phone House Colombo, conforme condições após-venda.
Mais informamos que a Phone House não poderá emitir outro parecer sobre o mesmo.
Subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,
10 de setembro 2016
Obrigado pela resposta mas infelizmente não a considero esclarecedora, fico com dúvidas em relação à vossa posição relativamente a este assunto.

Nas condições de pós-venda de acessórios tem declarado que, no que toca acessórios, a garantia apenas é válida com a embalagem original? Entendi correctamente?

A minha questão mantêm-se: se, segundo o Guia das Garantias da Direcção Geral do Consumidor, a garantia não pode ser recusada por não haver embalagem original como é que o podem fazer? Estão a admitir que estão a agir incorrectamente? Ou estão a refutar a minha fonte de informação (cujo endereço do documento pode ser encontrado na minha primeira mensagem)?

Desconheço directamente a legislação que concerne as garantias obrigatórias de dois anos, mas se conseguirem indicar esta excepção relativamente a "acessórios" ficaria grato. Já por várias vezes, ao longo da minha vida, tive que recorrer à garantia de variados produtos e nunca, até agora, me tinha sido recusada por esta razão.

Obrigado pela vossa atenção e disponibilidade.
António Garcia avaliou a marca
12 de novembro 2018

Não responderam sequer à minha reclamação.

A única forma de tratamento que estes vendedores de enganos entenderiam seria verem as lojas "às moscas". Mas isso não acontece facilmente porque a informação dos atropelos aos clientes apenas passa de boca-a-boca. Faltam impunemente às tentativas de conciliação em tribunais, não cumprem os acordos efectuados quando da venda dos produtos ou empurram o cliente para uma "companhia de seguros" fictícia, que mais não é que um serviço descentralizado deles próprios. E jogam no facto de termos mais que fazer do que andar-mo-nos a desgastar e a gastar ainda mais dinheiro do que os valores dos bens em litígio. Infelizmente, estas empresas de nicho de mercado fazem mais mal que bem ao consumidor, mas vão-se safando porque o próprio consumidor tem culpas no cartório. É por-lhes uma cruz e não voltar a comprar nada lá, nem mesmo em promoções tentadoras.