48.9
Besttables II Portugal, Unipessoal Lda
  • Av. António Serpa 36,
  • contacto@thefork.pt

TheFork - Um 'garfo' que se espeta em quem o utiliza...

Rogério Luís Manita e Sousa
Rogério Sousa apresentou a reclamação
30 de abril 2021
A plataforma tem um sistema de concessão de pontos (Yums) que se traduzem em 'prémios' para o utilizador quando marca um restaurante.
Foi o que sucedeu com a marcação da qual se reclama, que ocorreu há 8 dias, em que concedeu ao utilizador um desconto de €25,00.
Todavia terá cometido o erro de não ter comunicado o desconto ao restaurante.
Quando se reclamou, solicitou-se a devolução da verba, dando-se como hipótese a comunicação do desconto e a entrega daquela ao restaurante.
Seria, desse modo, uma comunicação meramente tardia, havendo apenas que existir a retificação da fatura.
Mas não.
A Fork começou por afirmar que o utilizador não tinha tido qualquer desconto.
O utilizador reenviou o email em que a plataforma o confirmava.
Considerou ainda estranho a Fork também não saber que teria efetuado o desconto dos seus Yums.
Para além da demora nas respostas, a Fork demonstra não pretender devolver a verba ao utilizador, seja por que meios for!
A solução preconizada é a da devolução dos Yums.
Não quer perceber que promove a desconfiança na plataforma.
É que nunca se saberá se não ocorrerão novos erros.
Mas mais.
Sabe-se que se existirem a Fork não os assumirá, desresponsabilizando-se pela sua correção.
O utilizador pagou o que não esperava, mas para a Fork isso não será problema seu.
Devolve os Yums e o assunto fica resolvido!
Quando se disse que ia ser promovida uma reclamação em Livro não houve resposta.
Percebe-se agora porquê.
Tal não é possível porque a Fork não consta enquanto empresa no Livro de Reclamações.
Mas é triste que uma plataforma internacional atue deste modo no nosso país.
Data de ocorrência: 30 de abril 2021
Estimado Rogério Sousa,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos imenso a situação que nos indica e que não lhe tenha sido possível usufruir do desconto Yums.

Infelizmente tivemos uma incidência na plataforma que fez com que a utilização do desconto Yums não fosse corretamente registada e, consequentemente, nem o restaurante nem o nosso sistema ficou com essa informação.

A nossa equipa técnica já tomou conhecimento desta incidência e a mesma já foi resolvida, para que este tipo de inconvenientes não voltem a acontecer no futuro.

Mais informamos que devolvemos à sua conta os Yums referentes a esta reserva, para que possa usufruir do desconto numa reserva futura.

Uma vez mais, lamentamos o sucedido e ficamos à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional.

4 de maio 2021
Já afirmei que não aceito os Yums.
Se houve erro há que os assumir.
Pretendo que me seja devolvido o dinheiro por qualquer das formas que apresentei.
Se tal não for feito irei reclamar junto da sede em França.
Caro Rogério,

Agradecemos a sua resposta.

No entanto, lamentamos informar que não será possível proceder ao reembolso de qualquer valor.

Tendo em conta a situação em causa, o procedimento é de facto devolver à sua conta os Yums referentes a esta reserva, para que possa usufruir do desconto numa reserva futura. Esta mesma ação já foi feita e os Yums já estão novamente disponíveis para utilização.

4 de maio 2021
Portanto, para que fique claro:
- A plataforma cometeu um erro de informação com o restaurante que foi reservado;
e
- A Fork não quer estabelecer com o restaurante o que devia ter anteriormente acordado.
Tal impede que o desconto possa ser usufruído pelo utilizador.
Qualquer um percebe que só pode ser uma prática de quem considera que o utilizador se tem que conformar com o que decide o mandante.
Como referi, se não houver alteração de posição, irei apresentar queixa à Fork em França.
Talvez nesse país os consumidores tenham o respeito que em Portugal é negado por quem aqui se estabelece.
Caro Rogério,

Agradecemos a sua resposta uma vez mais.

Compreendemos o seu descontentamento mas o procedimento é de facto devolver à sua conta os Yums referentes a esta reserva.

5 de maio 2021
Se assim for promoverei a reclamação junto à defesa do consumidor em França.
Já coloquei o caso à Fork em França para que confirme o procedimento da sucursal em Portugal.
Caro Rogério,

Informamos uma vez mais que a nossa política nestes casos é creditar os Yums na sua conta, o que já foi realizado, e a incidência reportada ao departamento técnico.

Visto que a incidência foi em relação aos Yums da sua reserva, o procedimento é devolver os mesmos.

Exmos. Srs.
Os procedimentos quando estão incorretos têm de ser alterados.
Não se pode dizer a uma pessoa que tem um desconto e depois, no momento do pagamento, quando já se consumiu, dizer-se que 'afinal estávamos a enganá-lo'...
A solução que preconizei era tão só a comunicação tardia ao restaurante que devolveria ao cliente no cartão o valor a mais que cobrou por erro da Fork.
Mas, mesmo desse modo, a plataforma não quer reparar o erro!
Irá ter uma queixa em França na Defesa do Consumidor, se essa também for a postura da casa-mãe, e aqui permanecerá a Queixa porque tal não pode ser feito em Livro por nele V. Exas. não se encontrarem registados.
Já vai sendo tempo de não se brincar com os consumidores portugueses!
20 de junho 2021
Exmos. Srs.
Como se percebe o cliente ficou sem resposta.
Teve de suportar a inexistência de um desconto que lhe disseram que teria.
Na queixa formulada junto da casa mãe, La Fourchette a título de reparação facultou 500Yums ao utilizador.
Já o comuniquei, mas a Fork em Portugal resiste em adicionar esse valor aos Yums acumulados.
Mais, estando o processo a decorrer, pelos contactos que tenho continuado a estabelecer, retiraram agora os Yums sob a capa que teriam perdido a validade.
Foram devolvidos pelo erro cometido pela Fork em Abril não tendo podido ser utilizados por esse motivo.
Isto é, nem facultaram o desconto e aproveitaram para retirar o que tinham devolvido...
Brilhante e indecorosa atitude que certamente terá também a ver com o respeito pelos procedimentos...
Seja qual for a realidade a que estes se apliquem!
27 de junho 2021
A Fork continua sem responder ao utilizador.
Retirou-lhe os 2000Yums que havia devolvido por erro da plataforma ao não informar o restaurante que teria sido feita a marcação com o respetivo desconto.
Certamente alegará que tendo presente os seus procedimentos a validade daqueles terá caducado.
Não quer perceber que se caducaram foi porque a Fork errou aos não ter informado o restaurante de que os deveria descontar.
Mais, tendo a casa-mãe facultado 500Yums como compensação do ocorrido, algo que a Fork não fez, recusam-se a integrá-los na conta do utilizador.
Talvez por o responsável não ser português lhe pareça que pode fazer no país o que a empresa não pratica internacionalmente!
27 de junho 2021
Estimado Rogério,

Lamentamos imenso a demora em dar-lhe um feedback e a situação que nos indica.

Somos pelo presente informar que os 2000 Yums expirados foram novamente atribuídos à sua conta, com a validade de um ano, para que possa usufruir do nosso desconto de fidelização numa próxima reserva.

No que diz respeito ao código promocional, o mesmo ainda se encontra válido e é de utilização única. O código fornecido por email permitir-lhe-á ganhar 500 Yums com a sua reserva.

Rogério Luís Manita e Sousa
Rogério Sousa avaliou a marca
23 de julho 2021

A marca tem de ponderar se o que promete pode deixar de ser cumprido.