Como alimentar a um golden retriever?

Aprende o que deves dar de comer a um golden retriever para conseguir uma alimentação adequada que evite os problemas de saúde mais comuns da raça.

Uma boa alimentação é a melhor forma de que o nosso animal de estimação leve uma vida saudável, mantendo o seu corpo forte com o passar dos anos. É por isso que vamos sugerir o que dar de comer a um golden retriever para fornecer-lhe todos os nutrientes que o seu corpo precisa. Os golden retriever são cães muito amigáveis e brincalhões que adoram a comida, por isso devemos controlar muito bem a sua alimentação e não permitir que comam tudo o que eles querem.

Alimentação adequada para o golden retriever

Para saber o que deves dar de comer a um golden retriever tens de ter em conta vários aspetos: a idade, o tamanho e os problemas de saúde mais frequentes da raça. É importante fornecer-lhe um alimento adequado à etapa na que se encontra, diferenciando entre comida para cachorro, para cão adulto o para cão sénior. É importante também escolher um alimento para cães de tamanho médio ou grande, já que o seu corpo não precisa o mesmo que o corpo de um cão de raça mini. Na Tiendanimal podes encontrar rações de todo tipo que contam com gamas específicas para cães grandes, bem como para cachorros, adultos ou sénior.

Problemas comuns de saúde

Outro ponto importante a ter em conta é a predisposição que tem a raça para padecer certas doenças. Embora isto não signifique que o teu cão vá sofrer alguma delas, devemos cuidar da sua saúde o melhor possível para evitá-las. Alguns destes problemas são:

  • Obesidade. Tal como já comentamos, os golden retriever são cães muito comilões, adoram qualquer coisa. Esta debilidade pela comida pode acabar em muitas ocasiões em excesso de peso, pelo que devemos cuidar muito bem a quantidade de comida diária e evitar dar-lhe demasiadas gorduras.
  • Articulares. A displasia da anca e do cotovelo aparece muito frequentemente. O excesso de peso piora a situação, dificultando carregar tanto peso sobre as articulações e causando dor e problemas de mobilidade.
  • Cardíacos. Os golden retriever às vezes desenvolvem patologias cardíacas perigosas para a sua saúde. Se escolheres uma comida de qualidade com nutrientes como a taurina podes retardar ou evitar estes problemas.
  • Oculares. As cataratas hereditárias provocam uma perda de visão que pode ir aumentando com o passar dos anos.

Então, o que dar de comer a um golden retriever?

Ração seca de alta qualidade

Escolhe uma ração de gama alta, conforme a sua idade, que forneça todos os nutrientes que precisar. Royal Canin tem um alimento específico para golden retriever cachorro e adulto que cumpre todas as necessidades da raça; Eukanuba conta também com uma gama para labrador retriever (adequada para golden). Igualmente podes optar por uma ração natural como a de Taste of the Wild Pacific Stream Canine com Salmão fumado, que cuida da saúde intestinal, da sua pele e reforça o seu sistema imune mediante o poder antioxidante das frutas e legumes que inclui.

A ração que fores escolher deve fornecer-lhe uma dieta rica em proteínas de qualidade e fáceis de digerir. Isto consegue-se com a carne como ingrediente principal e não com os cereais.

Evita os cereais

Os cereais como o milho ou o trigo não são maus para os cães, mas também não são necessários na dieta. Escolher uma ração sem cereais pode evitar o excesso de peso e a alergia ou intolerância a estes ingredientes. Se o teu cão tem um peso adequado e os cereais não lhe provocam mal-estar, não importa se a ração os inclui como ingrediente, sempre que não seja o principal.

Evita dar-lhe os restos de comida e demasiados snacks

Em muitos lares é comum dar a comida restante ao animal de estimação. Há que ter cuidado com isto, já que o sistema digestivo dos cães não é igual que o nosso e algo que para nós e saudável, para eles pode ser prejudicial. Para além disso, esta comida pode conter gorduras ou açúcares que podem causar o excesso de peso do teu animal de estimação.

O mesmo acontece com os snacks, dado que as guloseimas para cães não estão pensadas para oferecê-las numa grande quantidade. Um excesso de prémios ao teu golden retriever pode causar mal-estar, tornando-se num aumento de peso. Apenas deves dá-los como recompensa e em momentos pontuais para dar um miminho.

Quantidade de comida e número de refeições

A quantidade de comida diária do teu golden retriever deve ser a aconselhada pela marca. Nunca deves encher o comedouro e deixá-lo à vontade. Consulta na tabela de quantidades recomendadas e dá a ração que o cão precisar segundo o peso. É também importante dividir a comida em duas vezes por dia; deste modo não irá comer com tanta ânsia devido à grande quantidade de horas que transcorrem entre as refeições. Quando o golden retriever é cachorro, é aconselhável dividir a comida em 3 ou 4 refeições.

Controlo de peso

Como já sabes, o golden retriever é um cão que adora comer, pelo que tens de controlá-lo. Evita o excesso de ração, comida caseira e snacks, oferecendo só a quantidade diária recomendada e algum prémio de forma ocasional. Vigia que o teu cão mantenha o peso adequado para evitar a obesidade e os problemas articulares.






Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Tiendanimal.