Como ensinar ao teu coelho a usar a sua bandeja sanitária

Os coelhos são animais de estimação estupendos e cada vez mais familiar os adotam para tê-los como animais de companhia. A sua manutenção é bastante simples e económica, adaptam-se bem à vida em apartamentos e alguns podem ser bastante amigáveis, mas sempre devemos respeitar o seu feitio.

Outra vantagem que têm esses simpáticos animais é que podem aprender a usar uma bandeja sanitária para fazer as suas necessidades. Isto permite que possam ficar soltos pela casa em alguns momentos do dia para brincar e exercitar-se. Naturalmente eles procuram alguns cantos para sujar, por tanto o que deves fazer, basicamente, é por uma bandeja nesses lugares para ensinar ao teu coelho como utilizá-la. Os coelhos esterilizados são mais fáceis de treinar, já que eles não sentem a necessidade de marcar com urina o seu território.


Para começar o treinamento deverá deixar o coelho dentro da sua gaiola ou em um quarto pequeno para que sempre tenha a bandeja sanitária perto e possa recorrer a ela. Fica atento para ver se faz postura de defecar ou urinar e guia-o com suavidade até à bandeja. Podes até mesmo deixar algum brinquedo ou guloseima para fazer com que seja mais atrativa. Se o teu coelho ainda é bebé, deves ter muita paciência porque eles têm um período de atenção muito curto e esquecem a bandeja se estiverem entretidos com outra coisa; mas quando crescer será muito mais fácil de ensinar. Se tiver urinado em outro sítio, coloca a bandeja nesse lugar e deixa-a aí até que o teu animal de estimação aprenda a utilizá-la. Uma vez que tiveres percebido que sempre usa a sua casa-de-banho, podes deixá-lo livre em um espaço maior, mas sempre aos poucos e com uma bandeja perto.

Pode ser necessário ter que colocar mais de uma bandeja à sua disposição se a casa for muito grande ou se o teu coelho usa diferentes cantos para fazer as suas necessidades, ou se tiveres vários coelhos, pois sujam mais rápido e além do mais, alguns não gostam de partilhar a sua bandeja.  Alguns coelhos aprendem rapidamente, mas outros requerem mais tempo e paciência.  Deves observá-los com muita atenção para descobrir a melhor forma de incentivá-los para usar a sua bandeja sanitária.

É muito importante que a bandeja fique em um sítio tranquilo onde o coelho se sinta seguro. Não o deves invadir, incomodar nem o colocar nela se tiver sujado outro lugar. Deixa que seja da sua propriedade e não a limpes quando ele estiver presente. É bom sempre dar um prémio quando a utilizar corretamente para incentivar este comportamento.

Existem diferentes materiais que podes utilizar. Tem em conta que os coelhos quase sempre mordem e engolem parte do leito, por tanto deves escolher um que seja natural e não provoque obstruções intestinais. Os mais recomendados são o feno, com ou sem aromatizantes cítricos, e os que pellets de madeira ou papel reciclado. Se utilizas feno, podes colocar umas camadas de papel de jornal por baixo para que absorva a urina.

Os coelhos passam bastante tempo a descansar nas suas bandejas sanitárias, por tanto deverás trocar o leito quase que diariamente para evitar odores desagradáveis no ambiente e no seu corpo. Para neutralizar o odor podes usar uma solução de vinagre e água ou algum desinfetante ou neutralizante comercial para jaulas de roedores cada vez que fores lavar a bandeja.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Tiendanimal.