Queda de pelo em gatos

A queda de pelo em gatos pode preocupar-nos se aumentar de forma repentina. Podemos reparar que o nosso gato está a perder mais pelo do que o normal porque encontramos uma maior quantidade ao varrer ou este acumula-se em grandes quantidades nas esquinas da nossa casa.

Podemos encontrar indicadores mais graves, como zonas da pele do nosso gato, desprovidas de pelagem. A perda de pelo nos gatos pode indicar algum problema na saúde do animal, ou certas alterações no seu comportamento, como coçar-se excessivamente ou lamber-se mais do que o normal.

Como evitar a queda de pelo em gatos?

A melhor fórmula para evitar a queda de pelo nos gatos vai depender das causas que o levem a essa situação. Se não vires melhoria no estado de saúde do gato implementando estes conselhos, recorre a um veterinário para determinar se há algo mais grave originando a queda do cabelo.

Uma higiene adequada é essencial para manter um pelo saudável. Uma escovagem que corresponda às necessidades do pelo do teu gato irá manter o seu pelo saudável e sem emaranhados. A alimentação é o mais importante para assegurar que o pelo do teu animal de estimação cresça forte e saudável. Procura uma comida que corresponda às suas necessidades nutricionais e que esteja elaborada com ingredientes de qualidade.

Se aconteceu alguma alteração no ambiente o teu gato, pode ser que o stress seja a causa da perda de pelo no teu gato. Elimina os estímulos que lhe causam stress e utiliza jogos de inteligência para que a sua atenção se centre em algo benéfico. A atividade física também pode ajudá-lo em épocas de stress.

Causas da queda de pelo nos gatos

Há diferentes razões que podem provocar a perda de pelo nos gatos. Nem todas indicam uma afeção na saúde do animal: pode estar em período de mudança. Durante o outono e a primavera, o nosso gato perde mais pelo do que o habitual devido às mudanças de temperatura que se produzem nestas épocas do ano. A muda é completamente natural e não deve ser motivo de alarme.

Alguns estados fisiológicos podem produzir a queda de pelo nos gatos. Devido a alterações no seu ambiente ou na sua saúde, como a febre, a gravidez ou stress, o seu organismo não funciona na mesma velocidade e precisa de um tempo para se adaptar. Uma alimentação inapropriada pode provocar-lhe carências nutricionais que se traduzem num pelo mais fraco e que, portanto, cai mais facilmente. É importante trocar a sua alimentação nestes casos.

Além do mais, existem muitos problemas de saúde que podem estar entre as causas da queda de pelo nos gatos. Alguns exemplos das afeções mais frequentes são: infeções, parasitas internos ou externos, alterações endócrinas (como hipertiroidismo), dermatite e doenças autoimunes. Dependendo da gravidade da patologia, o seu pelo ver-se-á afetado em maior ou menor quantidade.

Porque é que os gatos soltam muito pelo?

Se o gato é o teu primeiro animal de estimação (ou se tiveste outro animal de estimação, mas nunca um gato), podes perguntar-te porque é que os gatos soltam muito pelo. O mais certo é que o pelo dele, é no geral, longo, fofo e muito abundante, pelo que a perda de pelo nos gatos é muito habitual. É natural que o teu gato vá deixando pelo por cada canto da casa.

Dormir é uma das suas atividades favoritas, e irão percorrer toda a casa à procura de um local perfeito. Roupa dobrada sobre uma mesa, camas recém-feitas, sofás, cadeiras estofadas, armários abertos… Todos são locais ideais para que o teu gato se deite para fazer uma sestazinha. Ao levantar-se, deixará muitíssimos pelos que terás que recolher com um rolo adesivo. Apenas deves preocupar-te se observares um aumento significativo fora da época de muda de estação.

Em muitos casos, a queda de pelo é normal, apesar de poder parecer exagerada inicialmente. Lamentamos, mas já não voltarás a ter a tranquilidade no que diz respeito à tua roupa livre de pelos de gato. Mas para resolver isso, cá estamos nós! Na Tiendanimal, poderás encontrar todos os produtos que necessitas para cuidar da pelagem do teu gato (e eliminar o restante). Também poderás recolher os teus envios em um Ponto de Entrega para ter o teu pedido confortavelmente perto de casa.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Tiendanimal.