Tim We

Avenida Infante Santo, 2H, 3

suporte.pt@timwe.com

Clube Natta - Burla SMS

Marta Gloria apresentou a reclamação

Venho pela presente, denunciar uma burla praticada pela Cotec Portugal, através de sms a partir do nº 4002, para o meu telemóvel, onde no dia 12/08/09 pelas 22.55 Horas, recebi 2 sms seguintes com o seguinte texto.

SMS 1 - Bem vindo ao Clube NATTA! Todas as semanas 50 novos creditos! Escolhe já os teus conteudos.
Ajuda? Liga 707501522. Cancelar? Envia NATTA p/4002. 4Eur/semana.

SMS 2 - "NATTA:clica aqui"

Após receber este email, óbviamente não liguei ao sms, uma vez que não solicitei tais conteúdos, e óbviamente que não enviei qualquer sms ou cliquei fosse onde fosse, e não liguei mais ao assunto.
Eis que então 1 semana depois e mais precisamente hoje dia 18/08/09 pelas 14.00 Horas, recebo mais 2 sms do mesmo nº com os seguintes textos:

SMS 3 - Clube NATTA foi renovado:50 novos créditos. Vai a www.pt.natta.com para ultimas novidades.
Ajuda? liga 707501522. Cancelar? Envia SAIR NATTA p/4002. 4Eur/semana

SMS 4 - "Clube NATTA: clica aqui! Ajuda? 707501522

Posto isto, fui verificar o que se estaria a passar e se me estaria a ser debitado da minha conta os referidos valores, uma vez que não solicitei quaisquer conteúdos, não acedi á página referida e ainda desconhecia a existência quer da empresa quer do nº 4002 em questão.
Fui então confrontado com a realidade de que me estariam a cobrar os tais 4 € por semana por um serviço que não pedi, o que totalizou até agora 8 €.

Não conformada com esta situação, decidi ligar para a Vodafone, afim de obter esclarecimentos sobre o assunto, e como teria esta empresa arranjado o meu nº de telemóvel além da referida autorização para enviar estes sms para o meu telemóvel e cobrar 4 € por semana.
O operador que atendeu esteve a verificar a minha conta e confirmou os referidos débitos, e que para desistir daquilo que não solicitei, teria de enviar um sms com a palavra SAIR NATTA para o 4002, e perante o meu descontentamento e na eminência de ir escrever no livro de reclamações da Vodafone, creditou-me o referido valor 8 € e pediu-me que enviasse de imediato o tal sms para cancelar o serviço que este seria gratuito, o qual enviei mas friso que de mau grado, uma vez que não deveria tê-lo enviado por não ter subscrito qualquer serviço.

Resta-me mostrar o meu desagrado com estas situações, imaginando o nº de pessoas que são burladas desta forma, e não existir uma forma de poder barrar este tipo de publicidade e tentativas de burla, pela parte dos operadores de telemóvel, e por fim esperar não receber mais qualquer sms deste nº ou de qualquer outro com a finalidade de extorquir dinheiro com serviços não solicitados e muitos menos aceites.

05 Nov2012
Tim We adicionou uma resposta

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação é completamente estranha a esta alegação. Procurámos, mesmo assim, tentar esclarecer a sua origem, tendo, nomeadamente:

- verificado que o Clube Natta (entidade emissora das mensagens em questão) pertence à empresa TIM w.e. que nada tem que ver com a COTEC à excepção de se ter candidatado e de ter sido aceite numa rede de PME reconhecidas como inovadoras;

- entrado em contacto com a DECO que nos declarou ser inteiramente estranha.

Agradecemos, ainda assim, a quem se sinta lesado, o favor de um contacto telefónico (22 619 29 10) ou por e-mail (secretariado@cotec.pt) com a COTEC Portugal na pessoa do seu Director-Geral.

Por mais trabalho e incómodo que ocasione, julgamo-lo sempre preferível a vermo-nos publicamente objecto de falsos testemunhos.

Daniel Bessa

Director-Geral da COTEC Portugal

05 Nov2012
Marta Gloria adicionou uma resposta

Em 1º lugar peço desculpa pela resposta tardia, mas de facto após uma resposta tão tardia, já não esperava mesmo obter qualquer resposta que fosse.
Agradeço ao Sr. Daniel Bessa (Director Geral da Cotec Portugal), a sua resposta embora tardia.

Cumpre-me informar que na altura pesquisei na internet, e o referido Clube aparecia ligado ao nome da Cotec Portugal.
Contudo, lamento quando é dito que essa é uma PME reconhecida como inovadora, a menos que burlar clientes dos operadores móveis seja considerado algo de inovador.
Se assim fôr, então em Portugal estamos cheios de empresas inovadoras e não só empresas.

A DECO não continha qualquer queixa neste sentido da minha parte, uma vez que embora sendo sócia, o valor foi-me devolvido na totalidade pela Vodafone, razão pela qual não denunciei á DECO.
Contudo fi-lo neste local, convicta de que alguém da referida empresa burlona, aqui viesse responder e justificar públicamente como obteve o meu nº de telefone e PIN do mesmo, quando eu e apenas eu o utilizo.

De referir que esta empresa continua em funções sem que existam notícias de ter sido alguma vez penalizada, uma vez que queixas são mais que muitas, bastando fazer uma pesquisa no Google por Cube Natta.
A página da empresa é esta:

Por fim, e como já não consigo encontrar a informação que na altura encontrei (vá-se lá saber porquê), resta-me pedir desculpas á Cotec Portugal pelo lapso apresentado em páginas na internet, que ligavam ambas as empresas.
Não há quem investigue estas situações e puna estas empresas inovadoras no sistema de burla e extorsão?

21 Mar2013
Marta Gloria adicionou uma resposta

Pela minha parte a situação ficou resolvida tendo a Vodafone reposto os valores indevidamente cobrados.
No entanto gostaria de ter visto aqui alguém da referida empresa (Clube Natta) explicar onde e como conseguiu os dados para efectuar a burla.
Novamente afirmo que é de lamentar que alguém diga que empresas destas são inovadoras.
Estas empresas usam a camuflagem em diversos sites para levar as pessoas a introduzir dados pessoais (o que não foi o meu caso), para assim lhes extorquirem dinheiro.
Se bem que para mim a coisa parou, talvez por ter tratado o assunto logo de imediato com a Vodafone, para outros a situação manteve-se conforme poderão ler pelos comentários e por essa internet fora, sem que alguém da referida empresa dê a cara ou apresente um pedido de desculpas formal, bem como explique com provas, onde, como, quando e quem forneceu os dados para enviar sms não solicitados.

Marta Glória

Ver perfil de MÍRIAM

MÍRIAM

QUE ABSURDO, A MUITO TEMPO QUE ESTA BURLA VEM ACONTECENDO E NINGUEM FAZ NADA, ONDE ESTA A PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR?
ESTAS EMPRESAS DEVERIAM SER CONDENADAS A DEVOLVER O CALOR MULTIPLICADO 40000, PARA CADA
PESSOA BURLADA.
POR MAIS QUE QUEIRA NÃO CONSIGO ENTENDER....

Ver perfil de Ian

Ian

Que estupidos.

Eu ia fazer a mesma coisa.

Quero dizer, A minha mae carregou 20 euros a um dia, e agora tenho para ai.. ums 2 euros.

Cabr**s.

Ver perfil de Raquel Ribeiro

Raquel Ribeiro

A mim aconteceu-me o mesmo...
Não é possivel nao fazerem nada...

Ver perfil de Joana B.

Joana B.

Aconteceu-me precisamente o mesmo! O que valé é que entretanto fiquei sem dinheiro e eles so me tiraram os 8€. Já enviei a mensagem para sair mas não tenho a certeza de não me voltarem a tirar dinheiro. Alguém sabe como confirmar que já estou fora desta história antes de fazer um novo carregamento?

Ver perfil de Filipa Santos

Filipa Santos

A mim aconteceu-me precisamente o mesmo. Eu nem sabia qual a entidade, só depois de pesquisar na internet me apercebi que estava a ser vitima de burla, e que a empresa em questão se dedica a sms de valor acrescentado. Descontente com este facto, procedi a uma queixa na vodafone para que estes me reponham o dinheiro, uma vez que, eu não autorizei tal serviço!

Mas com esta brincadeira de roubar 8euros a cada cliente, eles lucram milhões e nós contiuamos ás voltas com queixas e mais queixas...

Cumprimentos, Filipa

Ver perfil de Marta

Marta

A página da empresa é esta:

Ver perfil de Ana Duarte

Ana Duarte

Aconteceu-me o mesmo a mim , enviei então uma sms a dizer sair natta para o 62966 , responderam-me dizendo que o serviço estava cancelado , mas , passado uma semana recebi novamente uma mensagem a dizer que o serviço estava activo , mandei novamente uma sms para cancelar , com isto tudo o dinheiro do meu telemovel ia desaparecendo.
Por fim telefonei para a vodafone e ia disseram-me para enviar uma sms a dizer SAIR para o 62966 , assim o fiz e agora estou a aguardar para ver se para a semana volto a receber outra sms do clube natta .....

Ver perfil de Di

Di

estava num site a procurar a a musica q eu queria como ring q é da minha cantora favorita e depois eu cliquei e era mentira nao havia a musica q eu queria e ficaram-me com 5 euros . oh por favor ninguem é rico hoje em dia, devolvam la o dinheiro se nao vou a POLICIAA

Ver perfil de 62966: MEGATEXTO DE MERDA

62966: MEGATEXTO DE MERDA

Eu comprei hoje um cartao vodafone, carreguei 7,48€ e depois recebi uma mensagem do carregamento, do bonus campanha e uma do numero 62966 da MEGATEXTO. Controlei o saldo os para ver e tinha 15,28€, depois recebo mais uma mensagem parecida e controlo o saldo: 13,28€! WTF?! fui logo ligar a vodafone e eles nao me conseguiram dizer nada pq ainda nao tinham passado 24h depois de ter comprado o cartao! So ladroes de merda! DESTA VEZ VAO ACABAR MESMO!

Ver perfil de A Fernandes

A Fernandes

Já ando com esta situação ha algum tempo, já enviei a palavara sair, esta semana ja recebi novas mensagens e enviei as palavras SAIR JOGO e acho que vai continuar tudo na mesma.no meu caso sou cliente Optimus mas parece que são coniventes com esta situação. Se nunca aderi ao serviço porque car**** hão de me cobrar dinheiro????!!!

Até a merda dos call centers desta s empresas são a cobrar valores inaceitaveis....

alguem sabe o procedimento definitivo para resolver esta situação? posso reaver o dinheiro????

preciso de ajuda

Ver perfil de C.vinicios

C.vinicios

Eles mandam mensagens para min descontando meus creditos e quando mando sair para o nuemro dis que eu nao sou assinante e continuam vamos botar essa porra de natta na justiça

Ver perfil de yanca

yanca

affff sempre tento sair dessa porra e não consigo o que eu faço?

Ver perfil de yanca

yanca

quero sair dessa bosta e ñ consigo fika gastando todos creditos nossos

Ver perfil de socorro

socorro

eu quero sair mais nao to cosequido

Ver perfil de hagton torquatro de lima

hagton torquatro de lima

eu não quero que vocÊs fiquen enviando menssagens para o numero:66-84111419.SevocÊs enviaren essas menssagens de novo eu os processo

Ver perfil de Barbara Carolina

Barbara Carolina

eu não quero que vocÊs fiquen enviando menssagens para o numero:(021)80127643..Se vocÊs enviaren essas menssagens de novo eu os processo

Ver perfil de William kennedy

William kennedy

Quero o cancelamento do envio dessas mensagens dez de já deste numero (091)8838-1038. So o fato de varias pessoas estarem fazendo a mesma reclamação poderia muito bem abrir u, processo contra vocês, e pelo que eu vejo todos estão de acordo para se juntar para um processo se não for resolvido....

Ver perfil de Marcillene

Marcillene

Eu não assinei nada desse NATTA em nehum momento,nunca me mandaram nenhuma msg e agora recebo toda semana msg em meu celular,e cobra 0,31 centavos mais impostos,ja tentei cancelar enviando SAIR,mas recebo outra msg dizendo que não estou assinada neste clube,e fala pra entar no site se tiver problemas e o site nao resolve nada...
Quero uma solução!

Ver perfil de Luis B

Luis B

Caro/a Marcillene.

Se tem a certeza de não ter enviado qualquer mensagem a pedir esse serviço ou se tem a certeza de não ter entrado em nenhum site onde pediam o nº do seu telemóvel (celular) só tem 2 coisas a fazer:

1ª - Ligar para o seu operador de telemóvel e exigir de imediato a restituição de todos os valores pagos a esses burlões.
É claro que eles poderão dizer que não podem fazer nada e que não têm nada a ver com eles e que proceda como eles dizem para sair disso.
Diga-lhes que não solicitou nada, não vai enviar mensagem nenhuma para sair de algo que não solicitou e que vai processar o operador.

2ª - Vai ao Instituto do Consumidor directamente, leva consigo o seu telemóvel para provar as mensagens, e move um processo contra eles no Tribunal Arbitral.
Claro que isso não vai dar em nada porque eles não vão comparecer, mas daí recebe depois os papeis para se dirigir ao Julgado de Paz e aí eles já são obrigados a comparecer.
Claro que vai solicitar todos os valores por si dispendidos, quer seja de mensagens que lhe cobraram indevidamente, quer seja de tempo perdido e valores gastos para a resolução do caso.

São estas as empresas que o nosso estado chama de inovadoras, em que inovadoras só têm a forma de burlar.
Só não percebo é como continuam a ser permitidas estas empresas que burlam diáriamente milhares de pessoas impunemente.

Já agora quando ligar á sua operadora, não se esqueça de dizer que quer tudo o que seja chamadas e mensagens de valor acrescentado barradas de forma permanente e sem excepções.

Cumps

Ver perfil de wilma sabryna

wilma sabryna

eu não suporto mais esse situação!!!!
isso é muito chato. eu não quero mais essa msg sem noção no meu celular e o pior pagar pro isso.
espero que essa situação seja o mais breve posivel resolvida eu não quero mais receber essas msg. diga-me como me livro deste abuso.
grata.

Ver perfil de sergio cabral

sergio cabral

eu so hoje, roubaram-me 20€ sem eu me inscrever em nada. ladroes