Serviços de Telecomunicações Móveis e Afins S.A
  • suporte.pt@timwe.com

Clube Natta - Burla SMS

Marta Gloria apresentou a reclamação
19 de agosto 2009

Venho pela presente, denunciar uma burla praticada pela Cotec Portugal, através de sms a partir do nº 4002, para o meu telemóvel, onde no dia 12/08/09 pelas 22.55 Horas, recebi 2 sms seguintes com o seguinte texto.

SMS 1 - Bem vindo ao Clube NATTA! Todas as semanas 50 novos creditos! Escolhe já os teus conteudos.
Ajuda? Liga 707501522. Cancelar? Envia NATTA p/4002. 4Eur/semana.

SMS 2 - "NATTA:clica aqui"

Após receber este email, óbviamente não liguei ao sms, uma vez que não solicitei tais conteúdos, e óbviamente que não enviei qualquer sms ou cliquei fosse onde fosse, e não liguei mais ao assunto.
Eis que então 1 semana depois e mais precisamente hoje dia 18/08/09 pelas 14.00 Horas, recebo mais 2 sms do mesmo nº com os seguintes textos:

SMS 3 - Clube NATTA foi renovado:50 novos créditos. Vai a www.pt.natta.com para ultimas novidades.
Ajuda? liga 707501522. Cancelar? Envia SAIR NATTA p/4002. 4Eur/semana

SMS 4 - "Clube NATTA: clica aqui! Ajuda? 707501522

Posto isto, fui verificar o que se estaria a passar e se me estaria a ser debitado da minha conta os referidos valores, uma vez que não solicitei quaisquer conteúdos, não acedi á página referida e ainda desconhecia a existência quer da empresa quer do nº 4002 em questão.
Fui então confrontado com a realidade de que me estariam a cobrar os tais 4 € por semana por um serviço que não pedi, o que totalizou até agora 8 €.

Não conformada com esta situação, decidi ligar para a Vodafone, afim de obter esclarecimentos sobre o assunto, e como teria esta empresa arranjado o meu nº de telemóvel além da referida autorização para enviar estes sms para o meu telemóvel e cobrar 4 € por semana.
O operador que atendeu esteve a verificar a minha conta e confirmou os referidos débitos, e que para desistir daquilo que não solicitei, teria de enviar um sms com a palavra SAIR NATTA para o 4002, e perante o meu descontentamento e na eminência de ir escrever no livro de reclamações da Vodafone, creditou-me o referido valor 8 € e pediu-me que enviasse de imediato o tal sms para cancelar o serviço que este seria gratuito, o qual enviei mas friso que de mau grado, uma vez que não deveria tê-lo enviado por não ter subscrito qualquer serviço.

Resta-me mostrar o meu desagrado com estas situações, imaginando o nº de pessoas que são burladas desta forma, e não existir uma forma de poder barrar este tipo de publicidade e tentativas de burla, pela parte dos operadores de telemóvel, e por fim esperar não receber mais qualquer sms deste nº ou de qualquer outro com a finalidade de extorquir dinheiro com serviços não solicitados e muitos menos aceites.

Cumprimentos

Data de ocorrência: 19 de agosto 2009
Tim We
5 de novembro 2012
A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação é completamente estranha a esta alegação. Procurámos, mesmo assim, tentar esclarecer a sua origem, tendo, nomeadamente:

- verificado que o Clube Natta (entidade emissora das mensagens em questão) pertence à empresa TIM w.e. que nada tem que ver com a COTEC à excepção de se ter candidatado e de ter sido aceite numa rede de PME reconhecidas como inovadoras;

- entrado em contacto com a DECO que nos declarou ser inteiramente estranha.

Agradecemos, ainda assim, a quem se sinta lesado, o favor de um contacto telefónico (22 619 29 10) ou por e-mail (secretariado@cotec.pt) com a COTEC Portugal na pessoa do seu Director-Geral.

Por mais trabalho e incómodo que ocasione, julgamo-lo sempre preferível a vermo-nos publicamente objecto de falsos testemunhos.

Daniel Bessa

Director-Geral da COTEC Portugal
5 de novembro 2012
Em 1º lugar peço desculpa pela resposta tardia, mas de facto após uma resposta tão tardia, já não esperava mesmo obter qualquer resposta que fosse.
Agradeço ao Sr. Daniel Bessa (Director Geral da Cotec Portugal), a sua resposta embora tardia.

Cumpre-me informar que na altura pesquisei na internet, e o referido Clube aparecia ligado ao nome da Cotec Portugal.
Contudo, lamento quando é dito que essa é uma PME reconhecida como inovadora, a menos que burlar clientes dos operadores móveis seja considerado algo de inovador.
Se assim fôr, então em Portugal estamos cheios de empresas inovadoras e não só empresas.

A DECO não continha qualquer queixa neste sentido da minha parte, uma vez que embora sendo sócia, o valor foi-me devolvido na totalidade pela Vodafone, razão pela qual não denunciei á DECO.
Contudo fi-lo neste local, convicta de que alguém da referida empresa burlona, aqui viesse responder e justificar públicamente como obteve o meu nº de telefone e PIN do mesmo, quando eu e apenas eu o utilizo.

De referir que esta empresa continua em funções sem que existam notícias de ter sido alguma vez penalizada, uma vez que queixas são mais que muitas, bastando fazer uma pesquisa no Google por Cube Natta.
A página da empresa é esta:
* PROIBIDO *://pt.natta.com/web/pt/home

Por fim, e como já não consigo encontrar a informação que na altura encontrei (vá-se lá saber porquê), resta-me pedir desculpas á Cotec Portugal pelo lapso apresentado em páginas na internet, que ligavam ambas as empresas.
Não há quem investigue estas situações e puna estas empresas inovadoras no sistema de burla e extorsão?

Cumps
21 de março 2013
Pela minha parte a situação ficou resolvida tendo a Vodafone reposto os valores indevidamente cobrados.
No entanto gostaria de ter visto aqui alguém da referida empresa (Clube Natta) explicar onde e como conseguiu os dados para efectuar a burla.
Novamente afirmo que é de lamentar que alguém diga que empresas destas são inovadoras.
Estas empresas usam a camuflagem em diversos sites para levar as pessoas a introduzir dados pessoais (o que não foi o meu caso), para assim lhes extorquirem dinheiro.
Se bem que para mim a coisa parou, talvez por ter tratado o assunto logo de imediato com a Vodafone, para outros a situação manteve-se conforme poderão ler pelos comentários e por essa internet fora, sem que alguém da referida empresa dê a cara ou apresente um pedido de desculpas formal, bem como explique com provas, onde, como, quando e quem forneceu os dados para enviar sms não solicitados.

Cumprimentos

Marta Glória