Time to Be

Time to Be - Reparação não realizada

Rui Goncalves
Rui Goncalves apresentou a reclamação
16 de dezembro 2016

Adquiri um relógio Nixon Super Tide Black no dia 18/12/2013 na loja Time to Be no CascaisShopping.
No final de julho de 2015, percebi que o relógio começou a embaciar, sinalizando a entrada de água. No dia 26/7/2015 dirigi-me à loja Time do Be no Centro Comercial Vasco da Gama solicitando a ativação da respetiva garantia. O relógio foi reparado ( 1668a341/ 358) ao abrigo da garantia, tendo-me sido devolvido 23 dias depois, no dia 18/8/2015.
No passado mês de agosto, utilizei novamente o relógio na água, tendo-se repetido o embaciamento que tinha originado a necessidade de reparação anterior. Voltei a levar o relógio à loja Time to Be no Centro Comercial Vasco da Gama no dia 17/8/2016, reportando o histórico da reparação e dando nota de que a reparação anterior não tinha ficado bem pois repetia-se o embaciamento.
No passado dia 28/9/2016, 44 dias depois, recebi um email da loja com um orçamento para reparação que incluía a substituição das peças que haviam sido substituídas na intervenção anterior.
No seguimento do email, contactei a loja telefonicamente, expondo a situação: a reparação realizada ao abrigo da garantia implicou a substituição de peças que, e de acordo com a legislação do consumidor (Decreto-Lei n.º 84/2008 , DR 98 Série I de 21 de Maio de 2008 e Decreto-Lei n.º 67/2003, DR 83 Série I-A de 08 de Abril de 2003 ), beneficiam de novo período de garantia de 2 anos.
A loja, enquanto intermediária da relação com o Centro Técnico Oficial da Nixon, indicou que a reparação apenas poderá ser realizada caso o cliente suporte os respetivos custos de reparação. Voltei a insistir com a loja para o não cumprimento da legislação aplicável. A loja voltou a contactar o Centro Técnico Oficial da Nixon que, no passado dia 1/12/2016, respondeu o seguinte:

“Na 1º reparação com o nº 179266 ( 1568ª304 ) foi efectuado o serviço de substituição da pilha. Nessa 1ª reparação não temos qualquer registo de entrada de água.O relógio funcionou durante 14 meses e necessita agora de caixa/ vidro ( não está estanque ) e de movimento novo ( está danificado pela humidade.)
Na 1º reparação não foi detectada qualquer humidade no relógio por isso foi substituída a pilha e foi enviado o relógio.
A garantia acabou a 18-12-2015, o relógio chegou aos nossos serviços passado 9 meses.
Da nossa parte, enquanto centro técnico oficial da Nixon, se fosse necessário a substituição do movimento na 1º reparação, teria sido feito.”

Considerando a resposta do Centro Técnico Oficial da Nixon, ficou claro que o procedimento que originou o não funcionamento do relógio foi o da primeira reparação (se é que se pode designar assim uma simples mudança de pilha). O Centro Técnico Oficial da Nixon recebeu um relógio com indicação de entrada de agua e, para resolver o problema, procedeu apenas à alteração da pilha. Não seria certamente apenas a mudança da pilha que iria resolver a entrada de água identificada em julho de 2015, no período de garantia, sendo natural que a entrada de agua voltasse a ocorrer.

Neste sentido, e tendo por base os meus direitos consagrados na legislação do consumidor, insisto na reparação da anomalia identificada durante o período de garantia e ao abrigo da mesma.

Data de ocorrência: 16 de dezembro 2016