Soluções Integradas de Telecomunicações, S.A.
  • Estrada Nacional 101 Apartado 500 Sn
    4715-214 Braga
  • infogeral@tlci.pt

TLCI - Smartphone SONY MIRO com defeito e sem solução

vitor oliveira
vitor oliveira apresentou a reclamação
11 de outubro 2014

No dia 31/01/2013, adquiri um smarphone SONY XPERIA MIRO com o nº de serie 354390057354810, pelo valor de 159,90 euros, na loja TMN/MEO TLCI do Viana Estação Shoping .
A partir de julho de 2014, o telefone começou a apresentar vários problemas: apaga-se sozinho e o som bloqueia, ruido no auscultador e aquece em chamada ou utilização. Além disso, apresenta um consumo improprio de bateria em standby. No dia 05/07/2014 dirigi-me à referida loja e entreguei o telemóvel para reparação.
Na loja foram feitas varias participações de avaria, reclamações á garantia em alturas diferentes, as quais foram confirmadas pelos funcionários. No entanto, o problema do ruido de auscultador aparentemente ficou resolvido mas os restantes não, e, os relatórios técnicos de reparação referem “não foi detetada a anomalia referida pelo cliente”.
Depois de entregar o telemóvel por 4 vezes, e ele ter voltado sempre com defeito, efetuei reclamação de garantia pela segunda vez na loja, como tambem uma carta de denúncia de desconformidade e pedido de reembolso á provedoria da PT e MEO segundo acordo com a lei das garantias. O telemóvel foi novamente enviado para reparação no dia 17-09-2014 e em 27-09-2014 fiz uma reclamação com o nº19732575 no livro de reclamações da ASAE devido a esta situação.
Encontro-me desde 05-07-2014 privado do meu smartphone que foi enviado quatro vezes para reparação, sem falar no tempo na fila espera de cada vez para ser atendido de cada vez que me dirijo à loja da TLCI.
Aproveito tambem para dizer que parece pratica comum este tipo de situações com varias empresas de norte a sul, mas o que mais me preocupa é a atitude de alguns consumidores que em vez de lutarem pelos seus direito preferem vender o equipamento mais barato, e passar o problema para outro. Acho que se existe ferramentas pelas quais defendem os interesses dos consumidores temos que as utilizar e não as desperdiçar.
Agradeço a atenção

Vitor Oliveira

Data de ocorrência: 11 de outubro 2014
TLCI 2
17 de outubro 2014
Exmo. Sr. Vitor Oliveira,

Lamentamos antes de mais qualquer inconveniente que a situação lhe possa ter causado. Passando à análise da situação reportada, gostaríamos de informar V/ Exa. que a responsabilidade pela qualidade e bom funcionamento do bem, pertence às marcas, principalmente enquanto estes estão em garantia.

Assim, a TLCI apenas atua nesta situação como intermediário. Incumbe-nos enviar em seu nome, o terminal para a marca/concessionário, com a denuncia da suposta não conformidade.

Após tê-lo feito, e na primeira participação de avaria, o equipamento foi reparado pela marca/concessionário, com intervenção direta no circuito de áudio e com troca da bateria, tudo ao abrigo da garantia.

Apesar disto, V/ Exa. denunciou a persistência de pretensas novas anomalias com o equipamento. Remetido o terminal para a marca/concessionário, não foi por estes detetada qualquer anomalia.

Como compreenderá por certo, ninguém irá assumir a troca ou substituição de componentes, quando não se deteta qualquer anomalia.

Apesar disso, solicitámos à marca/concessionário a reanálise e ponderação da possível troca do equipamento. O nosso pedido foi acolhido. Desta forma, informamos V/ Exa. que o terminal foi trocado e se encontra na loja, disponível para levantamento.

Desta feita, esperamos que o novo terminal esteja à altura das suas exigências.

Resta colocarmo-nos à inteira disposição de V/ Exa. para qualquer esclarecimento, que repute por pertinente.

Amaro Araújo
Coordenador Assist. Técnica
24 de outubro 2014
Obrigado ao Portal da queixa pelo esforço realizado na resolução deste problema.
No entanto esta situação não ficou por aqui, já esta resolvida mas não conforme descriminado acima pela resposta da entidade.
Reservo-me a comentarios que poderia fazer á entidade sobre o que foi declarado aqui.
Mais uma vez o muito obrigado ao Portal da Queixa pelo esforço na resolução deste e outros problemas.
Situação resolvida com novo equipamento.
vitor oliveira
vitor oliveira avaliou a marca
24 de outubro 2014

Obrigado ao Portal da Queixa pela disponibilidade na resolução deste problema. Fez um bom trabalho e fez valer dos direitos do consumidor. Obrigado