TNB Expresso Marca do Mês

TNB - Extravio de parte de encomenda

Mário Luís de La Cerda Sarmento Escobar
Mário Escobar apresentou a reclamação
26 de junho 2014

Entreguei à transportadora TNB, no respectivo balcão no IKEA de Alfragide, 36 volumes para transporte até ao transitário Marfrete, em S. João da Talha (14 volumes individuais mais uma série de pequenos objectos que foram inseridos numa caixa de cartão, que constituiu um 15º volume), conforme "Contrato" em anexo.

A TNB apenas entregou à Marfrete 14 volumes, de acordo com a segunda página em anexo, e foram esses 14 volumes que me foram entregues por esta última a 2014-06-25. Ficou assim a faltar um volume, perfeitamente identificado. Contactados todos os intervenientes, concluí que a falha foi da TNB, pois apenas entregou 14 dos 15 volumes que devia ter entregue. A TNB não assume a falha e tentou sempre "empurrar a culpa" para outros, inclusive para o IKEA, que já nada tinha a ver com o assunto, uma vez que eu próprio entreguei os bens à TNB. Resulta assim claro que a TNB extraviou um bem que havia sido entregue à sua guarda, no entanto esta recusa-se a resolver a situação.

Data de ocorrência: 26 de junho 2014
2 de julho 2014

Da parte da TNB já lhe foi prestada toda a informação, nomeadamente que a partir do momento em que a mercadoria é entregue ao transitário, o mesmo passa a ser responsável pela mercadoria.
Sabemos que da parte da IKEA também já lhe foi dada toda a informação sobre o assunto em questão. Inclusive está mencionado na guia de entrega ao transitário que " a mercadoria recebida em aparente bom estado, desconhecendo-se se o conteúdo dos volumes corresponde inteiramente ao indicado no documento de transporte do expeditor/depositante"
Ora se é um transitário escolhido pelo cliente, o mesmo tem de assegurar que está a receber tudo em bom estado, uma vez que é o próprio transitário que acondiciona a mercadoria que a transportadora entrega.
Desse modo e reforçando tudo o que já lhe foi mencionado, terá de acionar o seguro junto do seu transitário.

Melhores cumprimentos
2 de julho 2014

Vimos por este meio informar que toda a informação referente a este contrato já foi passada por nós e pelo IKEA.
É da responsabilidade do transitário verificar se toda a mercadoria é entregue nas devidas condições. Após a assinatura do auto de entrega toda e qualquer responsabilidade é dirigida para o transitário.
Da nossa parte e da parte da IKEA já foi informado que teria de acionar o seguro junto do seu transitário.

Melhores cumprimentos
Mário Escobar
3 de julho 2014
Se é verdade que foi entregue toda a mercadoria, agradeço que apresentem cópia de documento assinado pela Marfrete confirmando a recepção dos 15 volumes. Caso contrário, Mantenho que o extravio ocorreu enquanto em vossa posse.