• Rua Conde da Covilhã, 1637

TOPCAR - Publicidade enganosa

Bruno José Teixeira da Costa
Bruno Costa apresentou a reclamação
22 de junho 2022
Boa tarde, venho por este meio solicitar uma reclamação relativamente a um serviço prestado. Encontra se na entrada deste estabelecimento um placar afixado, em que é referido o diagnóstico gratuito relativamente ao carregamento do AC.
Foi me solicitada uma proposta de reparação do meu A/C descabida no valor de 750 euros , ao qual eu recusei, pois conhecedor de algum valor de mercado das peças em questão, sabia que o preço a ser cobrado é 2x superior ao valor de mercado.
A proposta não foi aceite por mim. Em breves minutos o valor de orçamento desceu cerca de 100 euros, ficando com a ideia que estariam estariam a brincar comigo.
Como não aceitei a proposta, após algumas tentativas frustadas para que eu aceitasse, foi me exigido o pagamento do diagnóstico. Cuja propaganda afixada se torna contraditória.
Venho expor publicamente esta situação para que futuras não se voltem a repetir.
Data de ocorrência: 22 de junho 2022
5 de julho 2022
Exmo. Senhor Bruno José Teixeira da Costa,

Tendo em conta a s/missiva em que expõe uma reclamação sobre o serviço prestado pela n/oficina autorizada a utilizar a n/marca TOPCAR Masterauto, a qual mereceu toda a n/atenção, informamos que a mesma seguiu os seus trâmites normais para estes casos, tendo a mesma sido endereçada para a oficina em questão.

Não podemos deixar de informar que, mesmo tendo todo o interesse que os clientes que utilizam as oficinas da rede TOPCAR vejam os serviços por elas prestados com um grau de satisfação superior, estas são oficinas autónomas na sua atividade, não podendo a sociedade detentora da marca TOPCAR intervir na forma em como estas oficinas são administradas no seu funcionamento profissional, restando-nos a posição de observadores do comportamento comercial exercidos pelas mesmas e tentar acordar uma melhor performance, se houver necessidade para tal.

No entanto, a proprietária da Marca TOPCAR irá averiguar esta situação e tentar perceber se o serviço foi realizado de acordo com as devidas exigências ou se efetivamente ocorreu algo que terá de ser analisado.

Assim, sem mais, e ficando na expetativa de que V. Exa., compreenderá a n/posição neste caso concreto, subscrevemo-nos com a máxima consideração e daremos um breve retorno sobre a análise do caso.

De V. Exa. TOPCAR

Atentamente
5 de julho 2022
Boa tarde, como solicitado ficarei a aguardar a decisão.
Compreendo que de apesar de uma gestão autónoma há padrões de qualidade a serem assegurados e há informação que se pode considerar errónea e dúbia nesta situação.
Assim o motivo da minha exposição.

18 de julho 2022
Exmo. Senhor Bruno Costa,

Tendo a Newonedrive, proprietária da marca TOPCAR, analisado a reclamação que V. Exa., apresentou e, depois de proceder a algumas diligências para ter conhecimento dos factos, chegou à conclusão que V. Exa., terá razão na reclamação que apresentou, dado que, a publicidade colocada na oficina que faz parte da rede TOPCAR, a TOPCAR Masterauto, leva a crer que o diagnóstico para carregamento do ar condicionado a fazer às viaturas é gratuito.
No entanto, como já foi referido esta sociedade não tem qualquer poder de decisão sobre o modo de atuar da oficina que originou este problema, pois esta tem uma administração autónoma e só ela poderá responder pelos seus atos. A Newonedrive não tem qualquer legitimidade para tomar decisões sobre este tema. Desta forma aconselhamos V. Exa., a tratar deste assunto diretamente com a oficina.
Da nossa parte já aconselhamos a oficina a alterar o texto do cartaz ou a alterar a campanha que está a decorrer.

18 de julho 2022
Desde já agradeço a celeridade da resposta.
É óbvio para qualquer cidadão que a interpretação que afere da análise desta publicidade é que o diagnóstico ao AC é gratuito, até aqui não há dúvidas. A justificação que me foi dada para pagamento deste serviço não foi clara nem é passível de tal. Assim por todo o transtorno, parece me descabido a decisão de ser o próprio lesado a ter que notificar a empresa prestadora de serviços para a devolução uma decisão pouco acertada.
Não me parece é correto o próprio lesado a ter que se deslocar a própria empresa para solicitar o reembolso, visto que o mesmo já o fiz no dia em que fui taxado. Empurrar a responsabilidade para o cliente no tratamento de um processo desta natureza não é o que qualquer cidadão gostava de ouvir.
Aguardava uma notificação oficial da vossa parte para a empresa prestadora deste serviço.
29 de julho 2022
Exmo. Senhor Bruno Costa,

A Newonedrive, detentora da marca TOPCAR, já deu a conhecer à oficina prestadora do serviço qual a sua opinião, no entanto, nada mais pode fazer, pois como já foi referido não tem qualquer poder de decisão pelas atitudes tomadas pelas oficinas prestadoras de serviço, as quais são autónomas.

Cumprimentos
12 de agosto 2022

Já compreendi, que a questão poderá estar encerrada pela vossa parte. Faz me lembrar a história de Pilatos que lavou as suas mãos. Mas sendo Newonedrive detentora da marca, mais seria um motivo para primar pela qualidade e pelo nome das suas oficinas, ou pelas quais representa. O importante salientar é que o nome Topcar é o que é associado a este processo. Para o consumidor o importante é o respeito pelos clientes e sua dignidade.
Não foi o caso.

Lamento a excusa de responsabilidade da vossa parte. Nos tempos conturbados que vivemos a honestidade e a primazia pelos bons costumes está se a perder e é exemplos como este que se reflete na nossa sociedade.

25 de agosto 2022
Exmo. Senhor Bruno Costa.

Como explicado, não cabe à Newonedrive, sociedade detentora da marca TOPCAR, intervir na forma em como estas oficinas são administradas no seu funcionamento profissional, restando-nos a posição de observadores do comportamento comercial exercidos pelas mesmas e intermediários neste tipo de situações.

Assim sendo, e porque priorizamos que os clientes que utilizam as oficinas da rede TOPCAR vejam os serviços por elas prestados com um grau de satisfação superior, a gestão desta rede está a ser incansável ao intermediar o caso e contactar a oficina em questão.

No entanto, a Newonedrive não tem qualquer legitimidade para tomar a decisão final sobre este tema, tendo a mesma que vir, legalmente, por parte da oficina. Visto que o assunto não foi, como aconselhado, tratado diretamente com a oficina TOPCAR Masterauto, e precisamente pela transparência e responsabilidade com que a rede TOPCAR e a Newonedrive trata casos como este, pedimos a gentileza de aguardar o contacto da oficina brevemente.

25 de agosto 2022
Boa tarde, serei paciente mais uma vez como me aconselha, ficarei a aguardar o suposto contacto.
8 de setembro 2022
Exmo. Senhor Bruno Costa.

Tivemos a informação por parte da oficina TOPCAR Masterauto de que o tema já foi tratado diretamente consigo e resolvido.

Ficamos a aguardar o seu feedback para dar o caso como concluído.

12 de setembro 2022
Bom dia. Confirmo a devolução integral em nota de crédito respectivo ao valor que me foi pedido.
Bruno José Teixeira da Costa
Bruno Costa avaliou a marca
12 de setembro 2022

Não devemos julgar uma marca apenas por um comportamento menos acertado de um colaborador. Todos nós erramos um dia, o importante é solucionar o lapso cometido.