Tormaro Congelados
    3700-043 SÃO JOÃO DA MADEIRA
  • tormaro.luisa@sapo.pt

Tormaro Congelados - Enganar os clientes

olga silva
olga silva apresentou a reclamação
11 de maio 2016

No dia 21.12.15 comprei, entre outro produto alimentar, um polvo inteiro congelado, da marca "El Rey Del Pulpo", na loja Tormaro Congelados - Luísa Maria Alves da Costa Oliveira, contribuinte nº 172357063, em S. João da Madeira, através da factura/recibo nº 610, polvo esse que pesava 4.290 kgs, a Eur 15,25 o kilo = total Eur 65,42, p/ o jantar de consoada de Natal.
Descongelei o polvo no frigorífico e cozi o polvo inteiro no dia 24.12.15 à tardinha, numa panela sem água, sem sal e durante cerca de 20 minutos.
Após este tempo, retirei o polvo da panela e qual foi o meu espanto ao constatar que um polvo que pesava 4,290 kgs tinha ficado minúsculo. Facto que me fez pesar o polvo depois de cosido, quando verifiquei que o polvo pesava 1.650 kgs, uma redução de 62% relativamente ao peso inicial.
Todos sabemos que o polvo minga, mas numa percentagem tão elevada é completamente inademissível, especialmente a este preço - isto significa que paguei 2.640 kgs de água a Eur 15,25 o kilo = total Eur 40,26 de água.
Estou completamente indignada c/ esta situação, pois sinto-me enganada, uma vez que coloquei justamente esta questão à D. Luísa antes de comprar o polvo ao que ela me respondeu que era normal o polvo mingar de 20 a 30%, nunca mais do que isto.
Como precisava do polvo p/ o jantar de consoada de Natal, não tive outra alternativa senão utilizar o polvo e como tal, não o pude devolver.
Em Janeiro/16 fui à loja apresentar esta reclamação à D. Luísa, que me respondeu que ía falar com o seu fornecedor e depois me dizia alguma coisa. Dei-lhe o meu nº de telemóvel e fiquei a aguardar noticias.
Após algumas semanas e na ausência de noticias, dirigi-me novamente à loja e a D. Luísa disse-me que não tinha conseguido contactar-me e que ainda não tinha nenhuma resposta do fornecedor. Verificamos que ela tinha o meu nº de telemóvel errado, dei-lhe o nº correcto e fiquei novamente a aguardar noticias.
Após mais algumas semanas, a D. Luísa ligou-me a dizer que o fornecedor não aceitou a reclamação, pois eu deveria ter devolvido o polvo. Expliquei que não o pude fazer, pois no dia e hora que verifiquei o problema não tive outra alternativa, senão utilizar o polvo p/ o jantar de Natal, caso contrário teria certamente devolvido o polvo, como faço habitualmente quando pretendo reclamar o que quer que seja.
A D. Luísa disse-me também que, por iniciativa própria e como um gesto de atenção perante o cliente, me iria oferecer um peixe p/ grelhar (nunca dizendo quando e que espécie ou quantidade me iria oferecer) mas que não me podia dar outro polvo, porque o fornecedor não aceitou a reclamação.
Ao que eu agradeci a atenção e disse-lhe que ía ver como iria proceder relativamente a este assunto, pois achava que a responsabilidade deveria ser assumida pelo fornecedor.

Ontem, dia 10.05.16 fui à loja, pedir à D. Luísa os dados do seu fornecedor do polvo (nome e nº de contribuinte), p/ que pudesse fazer a reclamação com ele directamente, ao que a D. Luísa se negou facultar, dizendo que não tinha autorização do fornecedor para me dar esses dados e que deveria ir ao site da marca do polvo "El Rey Del Pulpo" e apresentar a reclamação directamente. Ora logo aqui denota, que tanto o fornecedor (que não sei quem é), como a loja já sabiam que este problema poderia acontecer. Parece que é prática comum, congelar o polvo cheio de água p/ pesar mais...
(Abro aqui um parentesis p/ informar que enviei hoje um e-mail com esta reclamação directamente para a marca do polvo).

Perante a recusa da D. Luísa em me facultar os dados do seu fornecedor, disse-lhe que não me restava outra alternativa senão reclamar da sua loja. Facto que irritou completamente a Senhora que me disse e passo a citar:
"Sei lá se o que aconteceu foi verdade ou não?"
Ao que eu lhe perguntei se me estava a chamar de mentirosa e a senhora disse e passo a citar:
"Vem pr'aqui armar-se em dondoca", "Ponha-se lá fora que a Rua é sua" e "Meta o polvo pelo cu acima".
Perante todos estes insultos e falta de respeito não me restou outra alternativa senão sair da loja sem dizer nem mais uma palavra e apresentar a minha reclamação por esta via.
Ainda pensei em pedir o Livro de Reclamações, mas o ambiente não era propicio para isso e temi pela minha segurança, pois estava sozinha com a Senhora na loja.

Inicialmente quando apresentei a reclamação à loja pela 1ª vez em Janeiro, achei que a dona da loja não tinha culpa desta situação e que teria que ser o fornecedor ou a marca do polvo a assumir a a sua responsabilidade e a aceitar a reclamação. Como isto não aconteceu e pela atitude da dona da loja em se recusar a facultar os dados do fornecedor, parece-me que ambos são conhecedores do problema e que portanto são os dois cúmplices.
Como a dona da loja foi mal educada comigo e me faltou ao respeito, decidi apresentar queixa da sua loja, pois não consigo entender como uma pessoa que tem uma casa aberta ao público, possa tratar assim os seus clientes.

Espero que as entidades competentes possam tomar as acções adequadas, de forma a resolver esta situação.
Agradeço desde já a v/ melhor atenção p/ este assunto e aguardo vossas noticias tão breve quanto possível.
Caso necessitem de mais alguma informação, não hesitem em contactar-me.

Cumprimentos
Olga Silva

Data de ocorrência: 11 de maio 2016
olga silva
olga silva avaliou a marca
14 de novembro 2019

Tomaro congelados, pessimo e nada recomendavel! El Rey del Pulpo (marca em causa) o melhor que se podia esperar! Foi a marca que solucionou a reclamação! O revendedor, Tomaro Congelados em S. João da Madeira, somente se mostrou absolutamente intragavel!