Total Fun Entertainment Lda

Total Fun - Prémio 61170

Pedro Moniz
Pedro Moniz apresentou a reclamação
24 de março 2018

Total Fun promoveu venda de rifas, para apoio a viagens/visitas de estudo de estudantes do secundário, com atribuição de diversos prémios.
Saiu-me o primeiro prémio: uma semana em apartamento de luxo, em época baixa.
Na tentativa de agendar a semana indicaram-me que já tinha passado o prazo para o efeito, mas que até estariam dispostos a dar-me um vale de desconto, correspondente ao 3ª prémio, no valor de 15€, para uma reserva de estadia.
Reclamei e acabaram por aceder à marcação.
No envio de propostas apresentaram opções em apartamentos de 3 estrelas, que não correspondem a padrões de luxo e apresentaram custos associados à reserva, para suprir custos adicionais de reserva em época alta (ou média).
Uma pesquisa de mercado permitiu identificar, à data enviada das propostas, que os "custos adicionais" que teria de suportar correspondem, na verdade, ao custo da reserva que qualquer pessoa poderia realizar diretamente.
Pelo exposto, a Total Fun tentou enganar-me por diversas vezes em todo o processo: (1) atribuição de prémio que tentou não assumir compromisso; (2) tentou que aceitasse um 3º prémio de valor incomparável (estadia de luxo por 15€); (3) tentou depois atribuir prémio com valor inferior ao anunciado, equiparando estadia em apartamento de 3 estrelas, em vez de padrões de luxo; e (4) tentou que pagasse pelo prémio, anulando assim o facto de ter ganho um prémio,que legitimamente ganhei.

Data de ocorrência: 24 de março 2018
Total Fun
14 de fevereiro 2020
Estimado Sr. Pedro Moniz,
Cabe-nos esclarecer que a nossa empresa é apenas responsável pelo patrocínio dos prémios, com determinadas regras que são atempadamente comunicadas pela nossa agência às escolas e professores. São estes que fazem por sua vez a venda das rifas e respectiva comunicação das regras dos prémios, com o fim de angariação de fundos para permitir que alunos menos favorecidos e com maiores dificuldades possam usufruir da experiência de viajar para o estrangeiro. A nossa empresa não tem forma de gerir a comunicação feita, uma vez que apenas patrocinamos os prémios das rifas, num intuito de solidariedade e apoio às escolas.
O seu prémio foi atribuido na Páscoa 2017. E era valido no ano civil respectivo, para utilização em época baixa. O seu contacto inicial connosco foi feito em Maio 2017 onde lhe indicamos o prémio e condições. Só voltámos a ser contactados pelo estimado Sr. Pedro Moniz 10 meses depois, já em Março 2018, o ano seguinte. Após explicação de que o prémio já se encontrava fora de validade, anuímos a este facto e disponibilizamo-nos a poder oferecer o mesmo, nas condições pré-estabalecidas do prémio: "utilização em temporada baixa, exclui-se Verão (Junho a Setembro) e férias escolares da Páscoa". Ora o Sr. Pedro Moniz indica-nos que apenas poderá tirar férias na semana das férias escolares da Páscoa. Indicamos-lhe que nesse caso iriamos oferecer-lhe a nossa melhor cotação, atendendo, por cortesia, que não iria poder usufruir do prémio. Lamentamos que não tenha ficado satisfeito com a nossa proposta. Encontramo-nos disponiveis como tivemos oportunidade de lhe dizer por email, para qualquer outra dúvida ou esclarecimento posterior.
A Gerência,
Total Fun
Ver perfil de
24 de março 2018

Então mas não foi você que deixou passar o prazo?!? Eles nem tinha que lhe dar nada...

27 de março 2018

Não, na verdade não deixei passar nenhum prazo, pois não me foi dada qualquer indicação nesse sentido, com exceção do prazo que consta na rifa (um ano) e da troca de mensagens inicial com a agência, que induzia a possibilidade de reserva na Páscoa, desde que pagando a diferença de preços entre época baixa e alta.
Faço notar que a rifa foi sorteada com a lotaria da Páscoa e as condições para usufruto foram as seguintes:
«Condições de utilização dos prémios:
- solicitação da reserva com mínimo 30 dias antes da viagem;
- utilização em temporada baixa, exclui-se Verão (Junho a Setembro) e férias escolares da Páscoa;
- no caso de pretender utilizar o prémio em temporada média ou alta, basta enviar-nos a solicitação e indicaremos a diferença de valor.»
Pelo exposto a possibilidade de reserva em período correspondente à Páscoa, só poderia ser em 2018; não havendo quaisquer outras referências a prazos.
Cmpts.