Brinquedos e Jogos Educativos
1 Watchilds 87.9
2 Science4you 81.1
3 Clementoni 79.8
ToyJapan29.4

ToyJapan - Falta de apoio ao cliente/sem artigo e sem reembolso

Sara
Sara apresentou a reclamação
7 de maio 2022
Para começar, fiz uma pré-reserva em Abril de 2021, ao qual fiz o pagamento a dia 20 e pouco do mesmo mês. Após aceder ao site e à minha conta umas semanas depois, reparei que aparecia "pagamento pendente".
Verifiquei a minha conta bancária e confirmei que no dia em que fiz o pagamento foi-me retirado o montante, portanto o pagamento tinha sido processado. Esperei mais uns dias mas a situação não se alterava no website. Enviei-lhes um email no final de Maio e no início de Junho obtive resposta a pedirem-me um comprovativo do pagamento.
Achei estranho pois paguei por transferência com referência e entidade, mas enviei o comprovativo. Dia 10 de Junho lá recebi a fatura e foi atualizado no site em como estava pago.

Fui ao site da figura em questão, à empresa original (Good Smile Company) para verificar a data em que a figura era lançada visto que no site da ToyJapan não aparecia, nem sequer data de estimativa de entrega. Concluí que a figura saía em Agosto de 2021, portanto pensei: Dois, três meses deve chegar à loja. Só para ter a certeza, enviei mensagem a perguntar quando é que recebiam a figura, responderam-me que estava previsto para Outubro.

Chegámos a Outubro e nada. Esperei até Novembro pois pensei que podia ser normal haver um atraso, mas dei por mim a encontrar a MESMA figura à venda noutras lojas portuguesas e ainda em stock. Tentei contactar a loja por messenger através do Facebook, porque por e-mail estavam a demorar semanas. Bem, não houve grande diferença. Uma semana e pouco depois responderam-me que lá para Janeiro recebiam a figura.

Janeiro e nada. Enviei um e-mail dia 22 de Janeiro a perguntar se sempre a iam enviar ou não. Pois se não a tivessem agradecia a devolução do dinheiro. Semanas passaram e não obtive resposta. Enviei mensagem pelo Messenger outra vez e nada, até que deixei um comentário na página de Facebook onde tinham feito um novo post de uma nova figura nesse mesmo dia. No dia seguinte lá obtive a resposta: qual é a referência da encomenda?
Nem um "boa tarde" nem um "peço desculpa". Respondi com a referência da encomenda e minutos depois recebi um email a dizer que a minha encomenda tinha sido cancelada.

E pronto. Não me disseram mais nada e agora estamos em Maio e ainda estou à espera do meu reembolso! Enviei mais emails, não me respondem, enviei mensagens pelo messenger, não respondem, tentei comentar na página deles mas só me aparece "gostar da foto" e "partilhar", procurei contacto telefónico e não encontro. Nada! Parece uma empresa de burlões!

E com isto, não só perdi a figura que fiz pré-order, precisamente porque queria assegurá-la na minha coleção, como perdi o dinheiro! E ainda por cima não tenho outro sítio para reclamar a menos que pegue no carro e vá gastar gasolina até à loja ( o que, sinceramente, não me parece uma má ideia neste momento!)

Estou para ver se até ao final do ano vejo o dinheiro ou se tenho de reportar o caso às autoridades como burla.
Data de ocorrência: 7 de maio 2022
Sara
Sara avaliou a marca
5 de julho 2022

Não volto a comprar. Falta de apoio ao cliente, falta de comunicação. Enviei e-mails não me respondiam, durante meses estive à espera da figura e mais tarde, do reembolso. Só depois de enviar um e-mail a informar que se não me resolvessem o problema brevemente iria à polícia apresentar queixa por burla, é que obtive resposta. Mesmo nessa resposta disseram-me que iam fazer o reembolso até ao final da semana e nem isso foi feito pois só procederam ao reembolso na semana seguinte domingo à noite. Saliento que isto tudo foi por uma pre-order. A loja pode ser melhor se comprarem algo que haja em stock, não sei, mas depois desta experiência nem vou tentar.