41.6
NWS. TP-LINK PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA
  • +351213470491
  • Avenida da Liberdade, nº245, 7ºE, 1250-143 Lisboa
  • sales.pt@tp-link.com

TP-LINK - Câmera de vídeo vigilância, que só funciona pagando uma subscrição!

Alfredo Pinto apresentou a reclamação
28 de março 2022 (editada a 30 de março 2022)
Comprei a câmera TAPO C200, pelo preço e pela imagem de marca.

Possuo outra câmaras de marcas Chinesas.

Serve o presente para alertar outros compradores que procuram câmaras de video vigilância como foi o meu caso.

Resumo da minha novela:
- Infelizmente, só ao fim de alguns meses, é que pude perceber a câmara modelo C200 não cumpre minimamente a função espetável, de detecção de movimento. Está constantemente a emitir falsos alertas. Por várias vezes reportei o que considero ser um mau funcionamento e/ou um defeito ao suporte técnico da marca, através da funcionalidade de "Feedback". Nada foi resolvido.
Mesmo com a sensibilidade de detecção de movimento no mínimo, a App da câmara está constantemente a enviar notificações de falsos alertas de movimento, provocado pelas alterações de luminosidade!
Depois de aderir á oferta gratuita de 30 dias de subscrição, pude constatar, que o software da câmera passa a trabalhar como o esperado, como é normal que funcione.

Pergunto, é desta forma que a marca quer crescer?! Obrigar os compradores a subscrever os seus serviços?
No meu caso recuso-me a pagar por algo que deveria funcionar como descrito nas especificações da câmera. Não preciso de uma Cloud, pois a Câmara tem um cartão SD de 32Gb.
Tenho outras câmaras baratas de outras marcas, que não possuem este problema.

NOTA: Que a marca ofereça uma serviço de subscrição com funcionalidades adicionais, entendo perfeitamente, agora ser "forçado" a pagar por uma subscrição porque a câmara não funciona como deveria, é no mínimo enganoso, e não dignifica a marca TP-LINK.
Data de ocorrência: 28 de março 2022
Muito bom dia Sr. Alfredo Pinto,

Tendo em conta a informação enviada, devo salientar alguns pontos essenciais face ao pedido suporte e ao tópico referente à equipa de suporte TP-LINK Portugal:

1- Como responsável de departamento, a TP-LINK reúne uma equipa de trabalho com pleno conhecimento técnico e de produto na área de atuação. São profissionais certificados nas mais diversas áreas das infraestruturas de rede ativas e passivas. Como tal, mantenho a toda confiança na equipa de trabalho gerida. A TP-LINK é uma empresa idónea assim como toda a equipa de trabalho que a representa.

2- A TP-LINK Portugal disponibiliza todo o apoio necessário de pré-venda, esclarecer os detalhes e caraterísticas técnicas de forma a indicar qual ou quais as melhores soluções para as necessidades do cliente antes de efetuar a compra de qualquer produto.

Passo a transcrever a informação enviada:

Uma vez que a TAPO C200 possui um sistema de alerta de movimentos com base na alteração de Pixels na imagem obtida, é natural que tenha essas ocorrências. No entanto, poderá ajustar a sensibilidade da deteção de movimento na aplicação, confirme imagem abaixo. Também indicamos que poderá configurar zonas de atividade nas imagens captadas com o objetivo de parametrizar a sua TAPO C200.

Com as indicações enviadas acima, não recebemos qualquer informação da sua parte. De salientar para o devido suporte aos nosso produtos, deve seguir as indicações enviadas assim como enviar o ponto de situação. Não existindo essa iniciativa, será impossível prestar o devido suporte pós-venda.

Relativamente aos serviços TAPO associados à subscrição, tal como referenciado acima, a TP-LINK Portugal disponibiliza todo o apoio necessário de pré-venda, esclarecer os detalhes e caraterísticas técnicas de forma a indicar qual ou quais as melhores soluções para as necessidades do cliente antes de efetuar a compra de qualquer produto. A Página do ecossistema TAPO , possui as informações sobre os produtos assim como os serviços associados. https://www.tapo.com/pt/tapocare/

Quanto à escolha dos serviços associado, o cliente é sempre livre de escolher a melhor oferta assim como optar ou não por subscrever o serviço TAPO Care.

3- No passado dia 23 de Março de 2022 , foi prestado todos os esclarecimentos face às questões colocadas por si. Em ponto algum recusamos prestar todo o devido apoio. Desta forma, quando refere "Por várias vezes reportei o que considero ser um mau funcionamento e/ou um defeito ao suporte técnico da marca, através da funcionalidade de "Feedback". Nada foi resolvido." não corresponde á verdade. Respondemos atempadamente ao Feedback enviado uma vez que esse serviço remete diretamente para a equipa de suporte da TP-LINK Portugal.

Exmos Senhores,

Eu referi na minha comunicação que a sensibilidade da deteção de movimento está no mínimo e que mesmo assim a câmera não cumpre minimamente a sua função tal como descrito nas especificações da mesma. De nada me val ter a câmera ligada e estar constantemente a receber falsos alertas.
Também referi que com a ativação da subscrição a câmera passou a funcionar bem.
Nunca referi que o vosso serviço é mau, mas somente que é inaceitável comprar uma câmera e para usufruir da mesma normalmente, ter de pagar por uma subscrição.

Tenho outras câmeras similares de outras marcas, que funcionam como esperado.

Se nada for feito do vosso lado para resolver o problema técnico, a câmera vai para o lixo é naturalmente não voltarei a comprar produtos da marca que representam.
Caro Sr. Alfredo Pinto,

Antes de optar pela compra da unidade TAPO, consultou os nossos serviços de pré-venda de forma a esclarecer os detalhes e as suas necessidades? Livremente, o Sr, Alfredo Pinto optou por adquirir a TAPO C200 com as especificações técnicas sem o total conhecimento das funcionalidades da mesma.
Respondeu às indicações enviadas ao seu pedido de apoio?

Em ponto algum o que refere é um problema técnico mas sim, serviços associados ao ecossistema TAPO no qua foi esclarecido no e-mail de resposta ao seu pedido de suporte. De salientar que a unidade TAPO C200 é totalmente operável mesmo sem o serviço de subscrição sendo que o titulo da sua reclamação não faz qualquer sentido.

Será relevante referir novamente: a TAPO C200 possui um sistema de alerta de movimentos com base na alteração de Pixels na imagem obtida, é natural que tenha essas ocorrências. Acrescento ainda que também foi recomendado configurar zonas de atividade nas imagens captadas com o objetivo de parametrizar a sua TAPO C200.

As funcionalidades adicionais, conforme descritas na página https://www.tapo.com/pt/tapocare/ é uma opção livre por parte do cliente, sendo estas, claramente descritas na mesma página. Em ponto algum, ocultamos informação sobre os nossos produtos e as suas funcionalidades.

De salientar ainda se o objetivo, instalar esta unidade TAPO C200 ou qualquer outra para videovigilância, deverá consultar a legislação em vigor caso seja necessário apresentar as imagens como prova. Mais informações aqui: https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/
Deverá ter em conta também: De acordo com o RGPD, é o responsável pelo tratamento que deve analisar previamente se o tratamento de dados pessoais, decorrente da utilização de um sistema de videovigilância, cumpre os requisitos do RGPD, da Lei 58/2019 e de outra legislação nacional que seja aplicável.

Caros Senhores,

Face ás vossas respostas, não me resta alternativa senão deixar de ser vosso cliente.

Escudam-se insistentemente em questões e pareceres técnicos, em vez de querer comprender a posição do cliente, que comprou algo que não funciona como esperado! O que aqui está em causa é muitos simples:
- trata-se de um modelo de câmera que não funciona como qualquer leigo entende que deveria funcionar. Para a câmera operar normalmente é necessário subscrever um serviço. E, desde 2021 após a compra da câmera, que eu tenho reportado a vós o funcionamento anómalo da mesma.

Irei junto da defesa do consumidor também reportar esta situação que considero anormal e abusiva da vossa parte.

Pena minha, que não tenha tido a oportunidade de ler online uma reclamação como esta, pois certamente não teria optado pela compra da vossa câmera.
Caro Sr. Alfredo Pinto,

Em ponto algum recusamos entender o lado do cliente mas sim esclarecer as duvidas existente da sua parte. Esclarecemos devidamente os pontos fundamentais face ao apresentado assim como as funcionalidades do produto em questão, a TAPO. C200.

De salientar de que não respondeu às questões na resposta anterior. Antes de optar pela compra da unidade TAPO, consultou os nossos serviços de pré-venda de forma a esclarecer os detalhes e as suas necessidades?

31 de março 2022
Caros Senhores,

A resposta á sua questão é SIM, consultei a vossa página de internet entre outros portais e depois de ler as espeficiações do equipamento que abaixo transcrevo, comprei a câmara.

"Tapo C200
Câmera de Segurança 1080p Wi-Fi Panorâmica Pan/Tilt
Vídeo de Alta Definição: Grava imagens com definição cristalina de 1080p
Câmara Panorâmica: Amplitude de 360º horizontal e 114º vertical
Visão Noturna Avançada: Distância visual noturna até 9m
Alarme Sonoro e Luminoso: Ative efeitos sonoros e luminosos para assustar visitantes indesejados
Áudio Bidirecional: Permite comunicação através de microfone e altifalante incorporados
Armazenamento Seguro: Guarde localmente até 128Gb num cartão microSD, o equivalente a 384 horas (16 dias) de imagens (com base em testes laboratoriais)**
Controlo por Voz: Com Controle por Voz liberte as mãos para outras tarefas – Funciona com o Assistente Google e com Amazon Alexa"

NOTE: Está escrito como requisito básico da câmara:
- Deteção de Movimento e Notificações: Receba notificações quando a câmara deteta movimento.
Pergunto, o que é que está oculo nesta afirmação? O que é que eu desconheço sobre a câmara, pois afirma que eu a comprei sem o total conhecimento da mesma! A câmara foi concebida para detectar variações de luminosidade e alertar o cliente? Para que serve tal função?
Como já referi, comprei outras camaras de outras marcas para o interior da minha casa e funcionam como o esperado. E todas também referem a particularidade da deteção de movimento como requisito básico.

Mais, uma vez, vou reforçar o que aqui está em causa: a câmara só deteta movimentos de pessoas corretamente, quando uma subscrição é ativa. Sem uma subscrição, de nada vale, pois emite constantemente alertas falsos, mesmo tendo a regulação da sensibilidade de deteção movimento no minimo. Considero-me enganado pela compra que fiz, pois na prática a descrição do equipamento é omisso e enganador, no respeitante á deteção de movimento.

Irei junto das entidades reguladores reportar esta situação, a começar pelo facto da vossa empresa não se encontrar registada online no "Livro de Reclamações".

Lamento que a marca que representam não valorize os clientes, no sentido de procurar soluções para os problemas.
Não reclamo, porque gosto de o fazer, mas sim porque está em causa a compra de um equipamento que não corresponde ao descrito nas funcionalidades do mesmo, como o referi diversas vezes.

Entendo pela vossa postura, a recusa em solucionar técnicamente o problema, de um equipamento que ainda se encontra coberto pela garantia do fabricante.
Afirmar que o cliente não é conhecedor do equipamento, que reclama que a função de deteção de movimento não funciona de todo sem ativar uma subscrição, é no minimo desprezar o cliente, sem ter uma solução para o mesmo.
2 de abril 2022
Em SUMA:
A Câmara modelo Tapo C200, é anunciada no vosso site (https://www.tp-link.com/pt/home-networking/cloud-camera/tapo-c200/) com vários requisitos de série e gratuitos, como "Deteção de Movimento e Notificações", mas que na prática resulta em constantes falsos alertas, a maioria provocados pelas alterações de luminosidade. Isto faz com que o cliente tenha de subscrever um serviço online.

Na imagem em anexo, poderão ler a seguinte funcionalidade, integrada na subscrição que não é gratuita:
- “A deteção de pessoas está incluída de forma gratuita em câmaras de 3MP/4MP."

Então que funcionalidade de deteção de movimento é que a câmara modelo Tapo C200 possui? Deteção de movimento de luminosidade? Papeis a voar? Animais?

Resumindo: estamos perante uma publicidade enganosa!

Quem tiver comprado o modelo C200, vai de ter de subscrever um serviço. Porque a finalidade de se ter uma câmara no interior da casa, é para detetar a intrusão de pessoas e nada mais interessa!
4 de abril 2022
Caro Sr. Alfredo Pinto,

Voltamos a referir, a TP-LINK é uma empresa idónea assim como toda a equipa de trabalho que a representa.

A imagem que nos fez chegar, é referente aos conteúdos na subscrição do plano quando carrega na aplicação com a oferta de funcionalidades adicionais na deteção de movimento. Esta informação não se encontra presente no plano Gratuito, no qual essa informação já lhe foi enviada posteriormente e na sequência das comunicações aqui publicadas.

Volto a salientar de que a subscrição é facultativa e a informação que envio está totalmente errada e é enganadora.

5 de abril 2022
Caros Senhores,

A imagem e a informação que eu enviei sobre a subscrição pertence-vos (está no plano de subscrições existentes na minha conta) e se é enganadora deverão responder pela mesma, pois limitei-me a copiar e a enviar.

A imagem que enviaram com as notificações de deteção de movimento da minha App, dizem respeito, aos falsos alertas que eu me venho a queixar há mais de 1 ano. São notificações de movimento falsos, provenientes das alterações de luminosidade e por conseguinte não existiu nenhum movimento (pessoa ou animal). Foi por esse motivo que venho a reportar incessantemente uma anomalia com a funcionalidade de deteção de movimento. Tive de desligar a funcionalidade de deteção de movimento para não receber tantas notificações.

Queiram responder objetivamente á seguinte dúvida:
- Por que motivo a câmara passou a funcionar bem (como eu assim esperava quando a comprei no respeitante à deteção de movimento, sem os falsos alertas, depois de ter ativado a subscrição gratuita de 30 dias?! Mal terminou a subscrição, os mesmos problemas regressaram!

Como empresa idónea, devem procurar resolver os problemas dos clientes e não estar a tentar vencer pelo cansaço, com detalhes e mais detalhes técnicos que em nada abona. Aqui está uma questão de princípio do qual eu não abdico. Ética e seriedade fazer parte dos meus princípios de vida.

Comprei uma câmara a uma marca que considero ter qualidade e uma boa imagem (até ao momento) e pretendo ver o meu assunto resolvido, isto é, a câmara a trabalhar com a funcionalidade de deteção de movimento gratuita sem os falsos alertas devido às alterações de luminosidade. Alterações de luz, não é movimento e como tal, deverão corrigir esta funcionalidade.

Aguado por uma resposta construtiva e uma solução com brevidade, para algo tão simples de se resolver da vossa parte.
19 de abril 2022
Caro Sr. Alfredo Pinto,

Não tendo sido claro na explicação dada nas comunicações anteriores, voltamos a salientar:

A informação enviada é clara.

19 de abril 2022

Consegue-me responder porque motivo quando ativei a subscrição gratuita (30 dias) a câmara funcionou bem sem a emissão de falsos alarmes?!
E, assim que terminou a subscrição, a câmara continuou a enviar falsas notificações constantemente, mesmo selecionando as zonas de atividade da imagem?

É por este motivo que eu me estou a queixar. A câmara não funciona bem (na detecção de movimentos) sem uma subscrição!

NOTA: troquem a cãmara e façam os testes que entenderem. Por 25€ não vale a pena uma marca como a vossa estar a expor-se com tanta explicação. Sejam pragmáticos.
Afinal, como cliente tenho o direito de me sentir lesado.

Atentamente,
Caro Sr. Alfredo Pinto,

As explicações foram dadas nas comunicações anteriores assim como aconselhamento técnico.

Caso pretenda a troca do produto ao abrigo da garantia e da legislação em vigo à data da fatura, deverá contactar a entidade vendedora e solicitar a troca do produto.

NOTA IMPORTANTE:
A TP-Link não fornece serviço de garantia internacional. Os seus equipamentos TP-Link são abrangidos apenas pela política de garantia do país onde o equipamento foi originalmente adquirido. Se necessitar de ativar a garantia do produto TP-LINK, terá de enviar para o revendedor autorizado no país onde comprou originalmente o equipamento, acompanhado com a fatura/recibo original. Todos os custos adicionais de transporte são a cargo do cliente.

Mais informações em: https://www.tp-link.com/pt/support/replacement-warranty/

Caros Senhores,

Insistem em não responder á questão principal!!
Está confirmado que a câmara não tem defeito, pois funcionou bem quando ativei a subscrição vossa. Por conseguinte, agradeço uma explicação vossa, do motivo pela qual a câmara só funciona bem (na deteção de movimento) quando ativada uma subscrição paga!

22 de abril 2022
Ficou claro para mim que a marca não pode responder porque na verdade este modelo de câmara só funciona bem se o comprador pagar por uma subscrição.

Como cliente e consumidor, sinto-me lesado por tal facto e irei valer pelos meus direitos como consumidor.
Caro Sr. Alfredo Pinto,

Continua a afirmar algo que não corresponde à verdade e a ignorar as explicações dadas assim como o aconselhamento técnico.

Enviamos exemplos do total funcionamento da TAPO C200. Imagem enviada nesta na nossa comunicação, relata o total funcionamento da deteção de movimento e numa instalação a nível pessoal de 3 Câmaras TAPO em localizações geograficamente distintas.

NOTA IMPORTANTE:

Mais informações em: https://www.tp-link.com/pt/support/replacement-warranty/
Caro Senhor,

Continua afirmar algo que desconhece e a colocar em causa a minha idoneidade!

Todos os alertas da imagem que enviou, são falsos alertas provocados pelas alterações de luminosidade no espaço em que se encontrava a câmara.

A câmara só começou a funcionar bem, quando ativei a subscrição paga. Sem a subscrição do serviço pago, a câmara não funciona bem.

Parece que não me resta outra solução do que levar este assunto a tribunal, pois a marca recusa a dar uma resposta factual.

Porque motivo a câmara só funciona bem com uma subscrição ativa?
25 de maio 2022
Caro Sr. Alfredo Pinto,

O presente tema foi submetido no departamento jurídico.

Alfredo Pinto avaliou a marca
23 de junho 2022

A marca não apoia os clientes!