Venda de Motos e Acessórios
2 FC-Moto GmbH 56.8
3 Santomar 53.5
Tractores de PortugalN/A
Tractores de Portugal S.A.

Tractores de Portugal - Vibração de tractor devido ao tipo de pneu

Maria Beatriz de Almeida
Maria Almeida apresentou a reclamação
23 de março 2015

Recentemente, adquiri um tractor marca KIOTI, modelo NX5010, com a matrícula 65-OR-47, no qual tenho vindo a aperceber-me de uma situação que, no meu ponto de vista, não será normal, relacionada com os pneus que vêm aplicados no tractor (Traseiro - 13.6-26, dianteiro – 9.5-13)
Os pneus traseiros do tractor, têm um “taco”/piso muito alto e espaçado, diferente do que é comum a todos ou quase todos os tractores de outras marcas e que, dificilmente se encontra no mercado nacional.
Pois esta situação provoca o seguinte:
Em alguns caminhos agrícolas e com alguma inclinação, depois do tractor passar duas ou três vezes no mesmo percurso, “lavra”/levanta o piso desses caminhos, danificando-o consideravelmente em pouco tempo.
Para além disso e o que considero anormal, tenho também vindo a detectar que, o tractor faz uma grande turbulência que é muito perturbadora, facto este que, segundo o vendedor, deve-se àquele tipo de pneu que tem.

Data de ocorrência: 23 de março 2015
24 de julho 2015
Exma. Senhora D. Maria Beatriz de Almeida,

Na sequência dos múltiplos contactos que tivémos anteriormente e em resposta à reclamação que nos apresentou, reforçamos o facto de que este modelo da Kioti equipa de série com pneus das medidas 12.6x26 e 9.5x16. Estes são os pneus propostos de origem no modelo NX5010, que adquiriu. Tratam-se de pneus maioritariamente indicados para terrenos agrícolas não muito compactados, ou seja, terrenos arenosos ou húmidos, onde têm um desempenho ideal, garantindo uma óptima capacidade de tracção.

Por outro lado, em terrenos mais duros, ou até na estrada, estes pneus podem ter o comportamento que refere neste seu texto, sobretudo, até atingirem pelo menos metade do seu desgaste.

Conscientes da diversidade de utilizações a que os tractores estão sujeitos, e consequentemente da necessidade de os equipar em função do tipo de utilização a que cada tractor será submetido, incluímos no preçário da Kioti, uma opção de pneus radiais melhor adaptados a terrenos mais duros. Desta forma, possibilitamos ao cliente a escolha do pneu que melhor se adapta à utilização que pretende dar ao seu novo tractor.

A configuração e a lista de equipamentos opcionais estão descritos nos catálogos dos modelos Kioti em comercialização.

Se de facto, a utilização do tractor que adquiriu, é predominantemente a estrada ou pisos duros, poderá sempre adquirir uns pneus da mesma medida com um piso mais adequado para pisos duros, os quais não serão tão agressivos para os terrenos de terra compactada e capazes de assegurar um maior conforto para o operador, pois com a alteração do piso, o nível de vibrações será muito reduzido, mesmo em estrada de alcatrão.

Caso seja essa a sua vontade, pode obviamente contar com a nossa total disponibilidade para a aconselhar na troca dos pneus, tentando dentro das nossas possibilidades garantir-lhe um preço competitivo na aquisição dos mesmos.

Obrigado pela atenção dispensada e colocamo-nos desde já ao seu inteiro dispôr para o que entender necessário.

Os nossos melhores cumprimentos,

Tractores de Portugal S.A.
Maria Almeida
2 de agosto 2015
Reclamação não resolvida.
Não aceito que um veículo (seja ele ou não um tractor) seja equipado com uns pneus que o façam vibrar. Continuo a afirmar que não é normal. Não acontece com nenhum outro veículo. Esperar que os pneus desgastem para deixar de vibra? Não tem cabimento algum. Até que ponto esperamos por esse desgaste? Quando não tiveram nenhum "Taco"? Fui enganado. Ninguém me advertiu para este facto. Quero ver esta situação resolvida que, na minha opinião, passará pela colocação de outros pneus á custa da marca.
9 de setembro 2015
Exma. Senhora,

Conforme tivémos oportunidade de referir na nossa resposta anterior, existem diversas configurações de pneus destinadas a proporcionar o melhor desempenho do tractor em função das caracteristicas do terreno e dos trabalhos a desempenhar. Cientes desta realidade, propomos em todos os modelos e versões da gama Kioti pelo menos duas possibilidades de escolha de pneus, uma fornecida de série e outra configuração opcional. Com esta solução, procuramos ter uma configuração adequada a trabalhos em piso moles ou trabalhos a velocidades reduzidas, e outra configuração de pneus mais indicada para tarefas de transporte, executadas a velocidades mais elevadas, ou à circulação em pisos mais duros ou estrada. Assim fica ao critério do cliente, com o aconselhamento do Concessionário onde pretende adquirir o tractor em questão, a decisão sobre a configuração de pneus a equipar o tractor que pretende adquirir, a qual deve ter em conta o tipo de trabalhos que pretende realizar.

O nosso comentário sobre a diminuição das vibrações com o desgaste dos pneus, é apenas uma mera sugestão, que poderá ser útil caso não pretenda adquirir uns pneus mais adequados a uma utilização em pisos duros ou em estrada. Não deve por isso ser interpretada como sendo a única solução que apontámos.

Resta-nos uma vez mais agradecer o seu contacto e manifestar a nossa disponibilidade para o que entender necessário, mas no que respeita a este caso que nos apresenta entendemos que a decisão quanto à substituição dos pneus será do proprietário do tractor e não da marca ou do seu representante.

Tractores de Portugal S. A.
Maria Almeida
10 de setembro 2015
Reclamação não resolvida.
Diz a entidade: "propomos em todos os modelos e versões da gama Kioti pelo menos duas possibilidades de escolha de pneus, uma fornecida de série e outra configuração opcional"
- Apesar de, na altura da compra ter manifestado algum desagrado pelos pneus (achei-os muito altos e com taco muito espaçado) mim ninguém me propôs outros pneus opcionais - não me foi esclarecido e omitiram-me factos importantes que poderiam por em causa a minha compra.
Diz e entidade: "Assim fica ao critério do cliente, com o aconselhamento do Concessionário onde pretende adquirir o tractor em questão, a decisão sobre a configuração de pneus a equipar o tractor que pretende adquirir, a qual deve ter em conta o tipo de trabalhos que pretende realizar."
- Eu não tive a oportunidade de critério algum.
Volto a dizer: Na altura da venda não fui esclarecido que tinha opção nos pneus do tractor e que os de origem o faziam vibrar. Pois não sou culpado por essa omissão. Quem omite, engana. E, eu fui enganada. Se na altura da venda soubesse que os pneus faziam vibrar tanto o tractor, com toda a certeza que não o tinha comprado.
Mais uma vez, estou ciente que tenho razão nesta questão e a marca só ganhava se me resolvesse este problema. Eu comprei um produto para várias situações de trabalho e ele apenas dá para uma (trabalhar em terrenos moles). É um grande descrédito para a marca Kioti. Conheço muitos marcas de tractores e muitas pessoas que possuem tractores e nada disto acontece. É lamentável!
Por fim, quero manifestar que estou desiludido com a minha compra e jamais aconselharei a marca a alguém pois, tenho muitos conhecidos que até já me pediram referências sobre a marca Kioti.