TRANSMICAR - COMÉRCIO DE AUTOMOVEIS

Transmicar - Compra carro equipamento inexistente

Sérgio Silva
Sérgio Silva apresentou a reclamação
26 de janeiro 2023
No dia 17 de Janeiro, desloquei-me ao stand para ver um Ford Focus 1.0 ST-Line que tinha visto no site StandVirtual.
Chegado ao stand, fui atendido pelo Sr. Carlos e este encaminhou-me ao carro para verificar. O Sr. Carlos informou-me que o carro em questão não era o carro do anúncio, pois este tinha sido vendido e que o carro que estava a ver continha cerca de 90Kms (a anunciada continha cerca de 2600Kms) e que era o modelo Ford Focus ST-Line X.
Perguntei se o preço era o que estava anunciado e foi-me informado que sim. Informei o Sr. Carlos que queria comprar o carro e deu-se inicio ao processo.

No dia 18 de Janeiro pedi ao Sr. Carlos para enviar a ficha informativa do carro ao que prontamente foi enviada via WhatsApp, sendo que a mesma não era referente ao carro que estava a comprar, mas sim ao anterior. Não reparei esta situação, pois estava interessado em saber o equipamento do carro.
Até me deslocar ao stand no dia 19 de Janeiro para preencher a documentação, verifico que na ficha informativa está indicado que se trata Ford Focus ST-Line, o que me causou alguma confusão, pois foi-me indicado que se tratava do modelo Ford Focus 1.0 ST-Line X

Dia 19 de Janeiro desloco-me ao stand para preencher a documentação necessária, assim como a documentação para o crédito e pergunto ao Sr. Carlos qual é o modelo que estou a adquirir, tendo sido indicado que se tratava do modelo ST-Line. Informei o Sr. Carlos que não tinha sido esta informação que me tinha dado, ao que me indicou que foi lapso porque está habituado a falar do modelo Ford Puma 1.0 EcoBoost MHEV ST-Line X.
Na presença do Sr. Carlos estava o Sr. Renato, que prontamente informe-que que se tratava do modelo ST-Line. Perguntei ao Sr. Renato qual a diferença de equipamento, ao que me respondeu que não era muito, até porque no site da Ford a imagem dos 2 modelos eram iguais. Verifiquei também no site da Ford e efetivamente as imagens dos modelos eram iguais.

Dia 20 de Janeiro, dia de ir receber o carro e terminar o processo de compra, volto a questionar o Sr. Carlos e o Sr. Renato sobre o modelo do carro ao que me respondem que se trata do modelo ST-Line e não do ST-Line X. Como em termos de equipamento constante na ficha informativa correspondia às minhas expectativas, finalizei o processo de compra.

Entre o dia 20 e o dia 22 de Janeiro detetei que o carro não tinha carregamento wireless para o telemóvel como o banco do passageiro não tinha regulação em altura. Verifiquei também que tinha pagado 40€ a mais sobre o valor do carro.
Dia 22 envio email para o stand a reportar estas 3 situações e uma vez mais indicando a questão do modelo, no qual modelo que adquiri não tinha o equipamento do modelo acima.

Dia 23 de Janeiro, o Sr. Renato responde que efetuaram a transferência de 40€ e que sobre o modelo adquirido/banco do passageiro, "a questão sobre a versão da viatura foi esclarecida no ato da entrega da mesma no dia 20/01/2023, por mim Renato Ramos, em que lhe confirmei presencialmente que a versão da viatura seria ST LINE e não ST LINE X. O que nos leva a querer que houve alguma confusão por parte do Sr. Sérgio no que diz respeito à versão da viatura uma vez a informação sempre esteve disponível no nosso site bem como nos anúncios que consultou sobre a viatura, onde constava "Ford Focus 1.0 EcoBoost MHEV ST-Line". Sou também informado que não existe opção do banco do passageiro com regulação em altura.
Informo o Sr. Renato que a viatura vendida não foi a viatura anunciada nos sites, sendo que esta continha 89 kms e não os cerca de 2600 kms da viatura anunciada. Informei também que o Sr. estava a proteger-se de que eu tinha aceitado a compra da viatura, mas o mesmo não iliba os vendedores do stand de darem informação incorreta, conforme a indicada pelo senhor Carlos. Solicito também o envio da fatura, pois esta ainda não tinha sido entregue/enviada.
Obtive resposta do Sr. Renato que a diferença entre o carro do anúncio e o carro que adquiri são: o número de kms e o mês da matrícula. Sou também informado que não existe nenhuma tentativa de proteção, tratando-se apenas da constatação dos factos e da resposta às questões levantadas por mim. Sou também informado que poderei efetuar a devolução do carro se assim o entender e que consequentemente o tratamento dos processos administrativos necessários para o efeito. Apenas necessitavam da minha confirmação escrita com a maior brevidade possível.

Informei o Sr. Renato que acredito que a informação tenha sido dada de boa-fé, assim como eu agi também de boa fé, conforme indicado na troca de emails e que o único lesado nesta situação, sou eu.
Acrescento que em nenhum dos emails enviados pelos Srs. é lamentado este mal-entendido e apenas apresentada uma solução (que não aceito) neste último email, sendo que a solução indicada, uma vez mais, sou eu o prejudicado, pois a mesma acarreta custos.
Ainda em resposta aos seus 2 primeiros pontos, a informação incorreta/incoerente foi dada, assim como as provas das mesmas existem, quer via WhatsApp ou via email. Por último. solicitei uma vez mais o envio da fatura.

Não obtive resposta qualquer resposta, quer da parte do Sr. Renato ou da parte do Sr. Carlos.

A fatura foi enviada por email no dia 23 de Janeiro, por um processo automático.

Dia 25 de Janeiro, constato que o carro também não tem sistema de entrada sem chave, conforme estava indicado na ficha de informação disponibilizada pelo stand (verifiquei que na mesma consta o carregamento wireless) e que o Sr. Renato já tinha invocado para sua defesa nas situações acima descritas.
Envio email a solicitar resposta sobre a ausência do sistema de entrada sem chave e do carregamento Wireless, indicando que tinha consultado o manual e verificado no carro que estes não existem.

Hoje, dia 26 de Janeiro, voltei a enviar email a solicitar uma resposta a estes ponto e no qual não a obtive.

Apesar de anteriormente me ter sido apresentada uma solução, esta não ia de encontro aos meus interesses, assim como seria prejudicado financeiramente, pois teria de antecipar o crédito que obtive para a compra do carro.
Considero estas situações gravíssimas, que não defendem os meus direitos do consumidor e demonstram uma total falta de atenção ao cliente.
Data de ocorrência: 20 de janeiro 2023
Sérgio Silva
Sérgio Silva avaliou a marca
9 de fevereiro 2023

À data de hoje, 9 de Fevereiro recebi a documentação para a quitação, no qual concordo com os termos. Desta forma, considero como resolvida a reclamação.

7 de fevereiro 2023

Como actualização ao caso, informo que no dia 27 de Janeiro fui contactado por uma pessoa que se apresenta como representante legal da Transmicar e que o contacto foi efectuado no seguimento das queixas por mim apresentadas na Deco e no Portal da Queixa.
O objectivo era chegar a uma solução para que se resolve-se esta questão e verificar junto de mim quais as soluções possíveis. Informei que poderiam haver várias soluções, desde oferta de planos de manutenção, extensão de garantia, instalação do equipamento em falta (esta solução chegámos a um consenço de que era melhor não a seguir porque como o equipamento não vem de fábrica, poderiam passar a existir barulhos parasitas derivado da internvenção).
Informou-me que a Transmicar tinha apurado que o valor um pouco acima dos 1000€ de diferença entre as versão ST-Line X e ST-Line e que proponha um valor compensatório de 500€. Informei que era uma valor abaixo da diferença e que a minha solução era dividir o valor entre as partes. Ficou acordado um valor entre os 600€ e os 650€, sendo que este valor só sería definitivo após a aprovação da Transmicar.
Fui informado que ainda durante o dia 27 de Janeiro seria contactado para agendar uma visista à Transmicar de modo a assinar um documento para efectivar esta compensação, assim como comprometer-me a retirar as queixas apresentadas.

Apenas fui contactado no dia 30 de Janeiro, tendo sido informado que o montante compensatório seria de 650€ e se tinha disponibilidade no dia 1 de Fevereiro para assinar o documento. Informei que não me encontrava em Portugal e ficou agendado para dia 2 de Fevereiro às 18:00, tendo também ficado acordado que dia 1 de Fevereiro iria ser enviada a minuta do acordo.
Dia 1 de Fevereiro não recebi a minuta.

No dia 2 de Fevereiro, às 14:00 entro em contacto com o representante a informar que ficava sem efeito a minha comparência às 18:00 porque não tinha recebido a minuta, assim como não tinha recebido qualquer contacto da parte da Transmicar a informar sobre atrasos no envio da minuta.
Uma vez mais demonstrei o meu desagrado com toda esta situação e informei que continuam a demonstrar uma total falta de atenção ao cliente, pois mesmo o representante legal não é capaz de cumprir com o acordado.
Informou-me que não me tinha que preocupar porque o documento a apresentar era bastante simples. Informei que poderá ser simples, mas perante toda esta situação, pretendia a minuta para poder consultar um representante legal para verificar a legalidade do mesmo.

Ficou acordado que o representante legal iria falar com a administração da Transmicar para finalizar a minuta, esclarecer dúvidas sobre a questão do retirar as queixas apresentadas (se as mesmas iriam ser apagadas ou marcadas como resolvidas) e que posteriormente iria enviá-la por email e que envia-me uma mensagem a informar do envio.

Hoje, dia 7 de Fevereiro ainda não fui contactado e não recebi nenhum email com a minuta.