Tratolixo - Tratamento de Resíduos Sólidos E.I.M. - Empresa Intermunicipal, S.A

António Manuel Santos Dolores
António Dolores apresentou a reclamação
28 de fevereiro 2019

Exmos Senhores

Venho por este meio reclamar sobre o mau cheiro que se sente em Alcainça. Quando a Tratolixo iniciou os seus trabalhos, o mau cheiro era esporádico, actualmente cheira horrivelmente mal, todos os dias, sendo que, como foi o caso de hoje, já nem se pode abrir uma janela em casa. Insuportável.
Imagino que não seja fácil a resolução deste problema, no entanto não posso deixar de reclamar, como morador, desta situação tão incomodativa.
Apelo assim que tomem as medidas necessárias para mitigar este problema, que com certeza atinge milhares de pessoas.
Muito obrigado.

Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2019
Tratolixo
20 de março 2019
Exmo. Senhor António Manuel Santos,
Apresentamos as nossas desculpas pelo atraso na resposta que se prendeu com algumas dificuldades com o nosso registo, contudo a sua reclamação mereceu a nossa melhor atenção.
A TRATOLIXO enquanto empresa responsável pelo tratamento e valorização dos Resíduos Urbanos produzidos nos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, preocupa-se com as questões ambientais associadas à sua actividade, utilizando tecnologia de última geração, ambientalmente reconhecida, de forma a assegurar o cumprimento de toda a legislação aplicável à sua actividade, no que se refere à prevenção e controlo de emissão de poluentes para a atmosfera.
Cientes de que os odores atmosféricos são susceptíveis de causar impacto na qualidade de vida das populações, uma vez que podem causar incomodidade e desconforto, foi desenvolvido um programa de monitorização de odores, com a finalidade de se compreender o impacte deste fenómeno na qualidade de vida dos cidadãos, no qual foram utilizadas técnicas de avaliação e controlo da exposição das populações através da constituição de um painel de observadores e de campanhas de monitorização de sulfureto de hidrogénio (H2S) através de amostragem passiva.
A análise dos resultados obtidos foi sempre cruzada com o registo das condições meteorológicas para os diferentes períodos de amostragem, concluindo-se que o principal ponto que suscita algum tipo de incomodidade é a A21 (Posto de abastecimento de combustível), junto ao Ecoparque da Abrunheira.
Apresentando as nossas sinceras desculpas por algum desconforto, desde já convidamos o Senhor Munícipe a visitar as nossas instalações
António Dolores
20 de março 2019
Bom dia.
Desde já muito obrigado pelo convite, mas para mim, entendo não ser uma mais valia, visitar as vossas instalações, o que constato independente de V.Exas cumprirem todos os requisitos e normas é que os maus cheiros se mantém. E sim moro muito perto da A21, deve ser por isso. Pode ser que um dia a situação se resolva, enquanto não se resolve tenho que aguentar pelos maus cheiros que não existiam antes de V.Exas terem aparecido.