1.5

Travelgenio - Cancelaram reserva sem qualquer aviso

Rita Greenfield
Rita Greenfield apresentou a reclamação
10 de fevereiro 2020
No dia 1 de dezembro de 2018 (9 meses antes da data da viagem), contratei com essa empresa, directamente no v/ site travelgenio.pt, a aquisição de viagens de avião, para duas pessoas, com origem em Naxos (Grécia), para Atenas, e depois, desta cidade para o Porto (Francisco Sá Carneiro). Recebi e-mail de confirmação e fiquei descansada. O contrato estava feito.
No início de Setembro de 2019 (uns dias antes de partir para a Grécia), fiz login no site da travelgenio e no menu, no separador "Os meus voos", estava lá a minha reserva, com todos os dados do pagamento e NENHUMA INDICAÇÃO de que estaria cancelado ou com qualquer erro.
No dia 13 de setembro de 2019, 24 horas antes do voo, tentamos fazer login com o número de confirmação que recebemos da travelgenio e dá erro nas várias tentativas que fazemos. Ligamos para o número da travelgenio que aparece no site e nessa chamada somos informados que não há bilhetes para nós. Dizem-nos que provavelmente o pagamento deu erro e, que por isso, não têm qualquer reserva em nosso nome. Dizem que não podem fazer nada por nós e desligam. (Não recebemos NUNCA qualquer email a avisar que a tentativa de pagamento não tinha sido bem sucedida nem que tivessem cancelado a nossa reserva; aliás, como disse acima, no próprio site, fazendo login, a reserva aparecia listada sem qualquer informação de que algo tivesse falhado). Nesta situação, tentamos comprar voos para o dia seguinte, sábado, 14 de setembro, que era o aniversário do meu marido e queríamos ainda ir festejar na chegada ao Porto, mas não há voos para sair de Naxos para Atenas. Estão todos cheios até segunda-feira, dia 16. Tentamos comprar bilhetes para ir de barco mas os barcos estão todos cancelados indefinidamente devido a ventos muito fortes e mau tempo. Acabamos por ter como única alternativa comprar os voos para segunda-feira, dia 16, por 198,04€ (Naxos > Atenas) mais 891,38€ (Atenas > Porto), em vez dos 438,43€ marcados em DEZEMBRO.
Como já referi, eu fiz um contrato com a Travelgenio. Facultei à Travelgenio todos os elementos que a mesma me pediu para dar seguimento ao contratado, designadamente, os elementos bancários.
Durante meses, a Travelgenio, através do seu site, deu-me razões suficientes para pressupor que tudo estava bem. Por isso, a situação de não ter viagem de regresso da Grécia foi uma completa surpresa para mim.
2. O primeiro argumento, de que não foi possível o pagamento, não o admito. Se o Banco emissor do cartão que apresentei recusou o pagamento, era dever da Travelgenio ter-me informado. É um dever básico das agências de viagem, que se fazem pagar do serviço que prestam, que auferem um lucro, por isso, informar os clientes das eventuais alterações e problemas que surgem. Aliás, nas Condições Gerais, essa empresa refere, e bem, que nestes casos, a “compra”, o contrato, pode ser cancelado. Repare-se “Pode”. É óbvio que não é automaticamente cancelado, pois se disse isso, essa afirmação seria ilegal. Em regra, só é cancelado se o cliente for avisado e, não obstante, não providenciar para resolver o problema. E muito menos o contrato poderia ser secretamente cancelado. Aliás, insidiosamente cancelado de facto, porque foi cancelado, mas com todos os elementos existentes disponibilizados pela Travelgenio a indicar que não existia problema nenhum com a viagem.
3. Relativamente ao segundo argumento, de que a companhia aérea não reservou os lugares, é algo a que sou estranha. Eu contratei com a Travelgenio, não foi com a companhia aérea. Se, de facto, a Travelgenio solicitou as viagens à companhia aérea e algum problema de entendimento / comunicação existiu entre ambas, é assunto para resolver entre ambas, mas não comigo, e muito menos para me opor esse desentendimento.
E, mais uma vez, se de facto, a Travelgenio solicitou as viagens à companhia aérea, e não recebeu da companhia aérea, em tempo oportuno, a resposta que deveria ter recebido, deveria a Travelgenio ter-me informado desse facto, para eu ter tempo de tomar as providências necessárias.
4. Pelas razões referidas, considero que a Travelgenio me causou prejuízos e deve, por isso, reparar esses prejuízos.
Data de ocorrência: 10 de fevereiro 2020
10 de fevereiro 2020
Olá Rita. Obrigado pelo seu comentário. Durante as próximas 48 horas, receberá uma resposta no seu e-mail. Obrigado pela sua colaboração.
Rita Greenfield
10 de fevereiro 2020
Muito obrigada pela resposta. Fico a aguardar o email.