Travel Tips Viagens Lda

TravelTips Viagens - Reclamação por incompetência

Deolinda Duarte
Deolinda Duarte apresentou a reclamação
15 de setembro 2016

Venho, por este meio expor o meu profundo desagrado com a Agencia de Viagens e Turismo “TRAVEL TIPS VIAGENS, LDA” com NIF. 507264797.

Marcamos um cruzeiro com a agência supra mencionada, com 7 meses de antecedência da dada pretendida, dias 19 a 29 de Agosto com tudo incluído, voos, transferes, seguros e o Cruzeiro.

No dia 19 Agosto tínhamos voo direto do aeroporto de Lisboa para Roma, Fiumicino ás 6h.
Durante a deslocação para o aeroporto tivemos um problema com o nosso transporte que fez com que chegássemos atrasadas ao aeroporto!
Quando chegamos o Check-in estava fechado, os funcionários da Tap, confrontados com esta situação, pediram para nos dirigirmos ás portas de embarque o mais rápido possível, no entanto devido á burocracia dos serviços de segurança, quando chegámos ás portas de embarque tinham fechado naqueles instantes e foi-nos completamente impossível efetuar o embarque. A informação que nos passaram foi para nos deslocar-mos ao balcão da Tap para podermos alterar o voo para ás 9h. No entanto a companhia aérea disse-nos que teríamos de resolver essa situação com a agência de Viagens, uma vez que não era possível alterar o voo.

A agência de viagens em causa só apos inúmeras chamadas telefónicas é que nos atendeu a chamada mas não nos arranjou nenhuma solução, referindo mesmo que não tinha nenhuma opção para nos apresentar mas mencionando que se conseguíssemos arranjar um novo voo para Itália garantiam-nos a entrada no Barco e a reserva mantinha-se inalterada.

Posto isto dirigimo-nos ao balcão da Abreu e compramos um novo voo para o mesmo dia mas agora um voo de Lisboa – Barcelona e de Barcelona Catania, Itália, chegando apenas no dia 20-08-2016 ás 9.10m.

Depois destas contrariedades todas, chegamos finalmente a Itália!
Já dentro do Cruzeiro, quando pensávamos que íamos finalmente usufruir da viagem, recebemos uma mensagem escrita do Sr. Paulo Barros, responsável da agencia de viagens supra mencionada, onde dizia que o nosso voo de regresso e transferes tinham sido cancelados. Nem queríamos acreditar!! Depois de nos garantir que tudo se mantinha inalterado ficamos sem viagem de regresso e sem transferes.
O Sr. Paulo Barros sem solução para nos apresentar ainda refere que nós é que tínhamos arranjado o problema e agora tínhamos q arranjar uma solução.
Confrontados com esta situação e sem qualquer solução pedimos a mesma agencia para então nos arranjar um novo voo, que lhe tivemos lhe pagar de imediato, e quando chegássemos a Portugal tínhamos que perceber a posição o porque desta incompetência em não se terem arranjado qualquer alternativa.

A agencia tinha que ter entrado em contacto com a Tap, assim que perdemos o voo em Lisboa, para os informar que o voo de Regresso se mantinha inalterado, mas não o fez.
Esta atitude da agencia fez com que tivemos que pagar de valores extras:
-Voo para Itália;
-Transferes de Catania, Itália para o Porto Messina;
- Transferes de Civitavecchia para o aeroporto de Ciampino;
- Voo de Roma para Lisboa.

Data de ocorrência: 15 de setembro 2016
19 de setembro 2016
A TravelTips agradece a sua preferência e lamenta o seu atraso no percurso de casa para o aeroporto, que originou a perda do seu voo, com as consequências e transtornos já por si relatadas.

Lamentamos também não existir, no mesmo dia, nenhum outro voo disponível e com horário compatível que vos permitisse chegar a Roma, e ao porto de Civitavechia, ainda a tempo de embarcarem no cruzeiro.

Ficamos no entanto mais satisfeitos quando a companhia de cruzeiros atendeu o n/ pedido e autorizou o v/ embarque no dia seguinte, no porto de Messina (Sicília) evitando assim a perda total da viagem (e da fantástica experiência que é fazer um cruzeiro com a Celebrity Cruises). Onde tiveram, inclusive, a oportunidade de se juntarem as restantes 15 pessoas que reservaram o mesmo cruzeiro e os mesmos voos por nosso intermédio. Mas que, por sua vez, tiveram a oportunidade de se apresentar atempadamente no aeroporto, evitando assim todos os transtornos que, infelizmente sofreu .

Só após esta autorização por parte da companhia de cruzeiros, faria sentido apresentar-lhes uma nova opção de voos, desta vez para a Sicília. O que fizemos, conforme se deve recordar, no entanto acabaram por escolher uma outra solução, o que compreendemos e respeitamos .

Quanto ao cancelamento do voo de regresso é da inteira responsabilidade da companhia aérea que, apesar de todas as nossas diligencias e pedidos (telefónicos e escritos), cancelou o v/ regresso, uma vez que não tinham utilizado o voo de ida.

Lamentamos profundamente o sucedido e gostaríamos de ter evitado todos os transtornos que viveram assim como as constantes acusações de incompetência, desde o primeiro contacto até este momento. No entanto e apesar disso, como era nossa obrigação, tudo fizemos para que as suas férias tivessem decorrido como deveriam ter decorrido, sem qualquer percalço , tal como decorreram as das restantes pessoas .

Não obstante esta nossa resposta à publicação desta reclamação neste portal, o tratamento adequado da mesma deverá ser feito directamente no balcão da companhia aérea, que não vos permitiu o embarque e que vos cancelou o voo de regresso, na agência de viagens, através do livro de reclamações, ou através do Turismo de Portugal, entidade à qual estamos vinculados para o cumprimento das decisões.
Estas são as entidades legalmente competentes para analisar e decidir sobre o diferendo que possa existir.

Da nossa parte continuaremos, como sempre, disponíveis para a ajudar neste processo, da melhor forma possivel.

Com os nossos melhores cumprimentos
Paulo Barros - TravelTips Viagens