• Rua Francisco Lyon de Castro, nº12 A

Travelwings - Alerta para situações de reserva futuras

Sofia Jorge
Sofia Jorge apresentou a reclamação
16 de agosto 2016

Venho pelo presente deixar uma reclamação/alerta para situações futuras no que concerne a reservas (especialmente reservas já em cima da data pretendida da viagem) junto desta agência de viagens.

Na passada 4.ª feira (10 de agosto) entrei em contacto com a Travel Wings, por email, no sentido de obter orçamentos para uma viagem a realizar em qualquer período com partida desde 15 de agosto e chegada até 31 de agosto.

A Travel Wings enviou-me orçamentos para alguns locais, tendo eu ficado interessada numa viagem em particular, com partida a 17 de agosto.

Após algumas trocas de emails durante o dia, com dúvidas da minha parte, e antecipando que a viagem poderia esgotar rapidamente, acabei por informar por email a agência de que, sem prejuízo da resposta às minhas questões, elas não seriam impeditivas da viagem e que queria fazer a reserva.

Tendo manifestado o interesse em efetuar a reserva, a TravelWings respondeu-me no espaço de cerca de 1 hora, informando o NIB para onde deveria transferir o montante, o qual ascendia ao valor total da viagem em face de distarem menos de 21 dias da data da viagem - o procedimento normal é 25% com o momento da reserva e o remanescente até 21 dias antes.

Em face do procedimento que me foi comunicado, procedi à transferência do valor total (2.373 Euros) no espaço, uma vez mais, de menos de uma hora desde o momento em que a TravelWings me informou de como deveria proceder para fazer a reserva, e enviei comprovativo da transferência (conforme solicitado), solicitando confirmação de que a reserva se tinha efetuado.

No dia seguinte, sou informada pela TravelWings que afinal a minha reserva não tinha ficado feita e que a viagem que eu pretendia já não tinha lugares, pelo que teriam de ver outras alternativas ou reembolsar-me o valor pago.

Em face das datas que pretendia para a minha viagem se aproximarem, solicitei cotações para outros destinos, não tendo o único destino apresentado pela agência em alternativa sido do meu agrado, pelo que solicitei o reembolso do valor (5.ª feira, dia 11, de manhã), com a máxima urgência possível, na medida em que necessitava do dinheiro pago para encontrar outras alternativas.

Reembolso este que, de acordo com a agência, ocorreria no espaço de 48 horas úteis - e que veio efetivamente a ocorrer apenas hoje.

Face ao exposto, não poderia deixar de manifestar o meu desagrado perante as seguintes situações:

* ter distado menos de 1 hora entre o momento em que informei que ia fazer a reserva e o momento em que fiz efetivamente a reserva e a mesma não ter sido assegurada
* ter-me sido solicitado o pagamento do valor total para assegurar uma reserva que acabou por não ser assegurada
* ser reembolsada no prazo máximo de 48 horas úteis (ou seja, fiz a transferência numa 4.ª feira e só tive o reembolso na 3.ª feira seguinte, na medida em que 2.ª feira era feriado), quando necessitava do dinheiro para garantir outra viagem junto de outra agência ou para efetuar a reserva de forma independente

Quanto aos primeiros 2 aspetos que referi que contribuem para a minha insatisfação, até consigo "compreender" que, face à lotação que se tem vindo a verificar ao nível de viagens durante o mês de agosto, não tenha sido suficientemente rápida a assegurar a viagem (sem prejuízo de achar que o meu comportamento foi adequado - informar a agência de que ia fazer a reserva para, caso a mesma já não estivesse disponível, me informarem de imediato e efetuar a transferência menos de 1 hora depois).

Não obstante, relativamente ao 3.º aspeto, considero as regras de garantia de reserva e de reembolso manifestamente desproporcionadas - de facto, compreendendo que a TravelWings tenha também ela de pagar aos fornecedores das viagens, não se aceita que para reservas efetuadas a menos de 21 dias da data da viagem seja solicitado o pagamento integral da mesma sem qualquer garantia de que a reserva seja feita.

Por outro lado, não se aceita também que para o reembolso do valor em questão o potencial cliente tenha de aguardar 48 horas úteis (fui informada de que teriam de verificar com a contabilidade se o montante já tinha sido debitado na conta), quando é enviado um comprovativo de transferência e, se mo tivesse sido solicitado para acelerar o processo de reembolso, teria inclusive enviado extrato bancário com a prova de que o valor já tinha saído da minha conta.

Assim, fica o alerta para situações futuras de clientes que efetuem reservas em cima da data da viagem, garantir mesmo que com a transferência efetuada garantem a reserva.

Data de ocorrência: 16 de agosto 2016
23 de agosto 2016
Boa tarde cara Sra. Sofia Jorge,
Lamentamos desde já a sua insatisfação, não é esse o objectivo da Travelwings e por isso mesmo gostaríamos apresentar as nossas desculpas e oferecer um desconto especial numa futura viagem que reserve na nossa empresa.

Quanto à reclamação apresentada, gostaríamos de esclarecer os seguintes pontos:

1) Pagamento da viagem
Ao cobrarmos 100% do valor da reserva, se a mesma ocorrer a menos de 21 dias da data de partida, estamos a seguir as leis gerais das agências de viagem e turismo em Portugal, leis estas aprovadas pela APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo) e publicadas nosso site, em Condições Gerais.

Não se trata de qualquer desconfiança para com o cliente, trata-se apenas de uma questão de organização, necessária para assegurar a tempo e a horas a reserva dos serviços solicitados e o devido pagamento em tempo útil aos nossos fornecedores internacionais e nacionais. Repetimos, não é uma regra criada pela Travelwings, mas sim por todas as Agências de Viagem e Operadores Turísticos em Portugal.

2) Reembolso da Viagem
Sendo este um ponto muito sensível, sempre que não conseguimos confirmar uma reservar iniciamos de imediato o processo de reembolso, pois é para a Travelwings Muito Importante que o cliente não tenha dúvidas sobre a nossa idoneidade, por isso fomos analisar o processo em causa e confirmamos que a transferência do reembolso foi efectuada no dia 12/08/16 ás 12h35m34s, 24 horas depois do pedido.

Este reembolso só não foi efectuado no mesmo dia, porque como deve entender tivemos de aguardar a entrada do deposito na nossa conta, feito na véspera pela Sra. Sofia Jorge.

Quando à entrada do dinheiro na conta da Sra. Sofia Jorge apenas no dia 16/8, a explicação é simples, o dia 12/8, foi uma sexta-feira e na segunda-feira seguinte foi o feriado nacional a 15/8, logo o dinheiro entrou no dia útil seguinte, que neste caso foi a terça-feira dia 16/8.

Uma vez mais lamentamos imenso a insatisfação, pedimos que entenda a nossa posição e que o sucedido não manche a imagem que a Sra. Sofia Jorge tem dos serviços da Travelwings.pt.
Esperamos que volte ao nosso contacto em breve!

A direcção
Travelwings.pt - Agência de Viagens Online, Lda.
Sofia Jorge
Sofia Jorge avaliou a marca
8 de abril 2021

má política de devoluções e má gestão de reservas