• Rua Francisco Lyon de Castro, nº12 A
  • direcao@travelwings.pt

Travelwings - Assistência em viagem nula

Carlos apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2023
Chegámos a Phuket e fizemos Check-in às 22h30 no Club Bamboo Boutique Resort. Ao entrarmos nos 2 quartos verificámos que não existiam as condições mínimas de higiene e segurança. Ambos os quartos tinham roupas das camas sujas, almofadas da cama com manchas e bolor, casa-de-banho com mau odor, tampa de sanita suja e banheira muito degrada com ferrugem em toda a base. Face aos factos presenciados voltámos à recepção do hotel para pedir ajuda. Assim que nos receberam, visitaram os quartos connosco e indicaram que naquele momento não tinham alternativas nem soluções para nós. Insatisfeitos voltámos à recepção e pedimos para falar com gerente, o que nos foi negado. Indicamos que queríamos reclamar e riram-se, questionamos se tinham livro e indicaram que não. Face à impossibilidade de reclamar no local, reportámos prontamente por email para a Travelwings às 01h20 de 01/02/2023 a relatar incidente ao qual recebemos resposta 16h depois (17h09) a indicar que estavam analisar com fornecedor. Às 19h45 pediram provas que foram enviadas às 23h36 e que acusaram receção 30min depois indicando que estavam aguardar resposta do fornecedor. Passaram 8 dias sem qualquer feedback, resposta ou solução para a nossa reclamação e como tal fomos obrigados a procurar outro hotel para dar continuidade às férias. Nunca nos foi questionado se estava tudo bem connosco e se necessitávamos de ajuda ou alternativas. Todas as respostas tiveram como feedback que reportaram ao fornecedor. Tendo nós um contrato de viagem com a Travelwings onde está a nossa assistência em viagem? Não é normal deixarem os clientes noutro país 8 dias sem resposta nem ajuda
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2023
24 de fevereiro 2023
Bom dia Caro Carlos Engrácio,

Esperemos que se encontrem bem, dentro dos possíveis.

Primeiramente queremos agradecer o envio dos seus comentários, também por esta via. Como sabe, o feedback dos nossos clientes é bastante importante para nós, para o constante melhoramento dos serviços prestados.

Seguidamente, não podemos deixar de lamentar que o hotel escolhido pelo Sr. Carlos na nossa página web e para a estadia em Phuket, não tenha, de todo, atingido as suas expectativas. Só esperemos que tenha conseguido usufruir do destino e aproveitado tudo o que a Tailândia tem de maravilhoso.

Após a análise dos dados prontamente facultados pelo Sr. Carlos, aproveitamos para clarificar toda a ocorrência,

Embora o hotel tenha sido escolhido pelo cliente na nossa página web, de um leque de opções (com valores correspondentes), sem a nossa intervenção, é efectivamente de lamentar a falta de higiene e de disponibilidade da unidade hoteleira para albergar os passageiros num outro quarto; mais ainda é transtornante a atitude dos colegas no destino perante a insatisfação do cliente.
(por favor notar que apresentamos uma reclamação ao hotel pelo atendimento defeituoso reportado pelo nosso cliente)

Comprovamos que o cliente entrou em contacto connosco, via e-mail. Após a recepção do e-mail, entramos de imediato em contacto com o nosso fornecedor para analisar a ocorrência. Sendo que, nestes casos, por mais insistências que façamos ao fornecedor, não conseguimos enviar qualquer resposta ao cliente sem termos a resposta aos colegas a quem compramos o serviço.
Salientamos que, assim que tivemos a resposta dos colegas, enviamos prontamente a resposta ao Sr. Carlos.

Não poderemos deixar de referenciar que,
- Antes do início da viagem, o Sr. Carlos entrou em contacto connosco a indicar que o hotel que tinha escolhido para a estadia em Phuket não era do seu agrado. Nesse momento, apresentamos alternativas de hotéis com custo correspondente, as quais não foram aceites pelo cliente, por não desejar disponibilizar mais montante para as suas férias.
- No dia 31/01 de Janeiro recebemos um e-mail do Sr. Carlos a relatar a ocorrência no destino, ocorrência essa imediatamente reportada ao fornecedor hoteleiro.
- Os colegas solicitaram prova com vídeos e fotos, que pedimos logo ao Sr. Carlos.
- As provas foram enviadas aos colegas para analisarem e tentarem o desvio de hotel (alteração do hotel) » todos os pontos de tratamento foram sempre reportados aos clientes por e-mail, transmitimos sempre os vários estados do processo ao cliente.
- Posteriormente, antes do término do processo entre a Travelwings e o prestador final dos serviços, recebemos a nota que os clientes tinham saído do hotel por iniciativa própria; contudo, mesmo sabendo o que essa decisão acarretaria em termos de resolução favorável para o cliente, tentámos ao máximo reaver, de alguma forma, o valor das noites não usufruídas pelos clientes, por escolha dos próprios clientes.
- Perante esta decisão do cliente, os nossos esforços não obtiveram sucesso, pois a unidade hoteleira indicou que a não apresentação da reclamação por escrito no hotel, bem como a saída dos clientes do hotel por iniciativa própria, gerou um NO-SHOW, ou seja, a reserva foi considerada cancelada por escolha do cliente e com 100% de gastos.

Porém, como usual da nossa parte, não baixamos os braços e tentamos sempre, até à última, ajudar todos os nossos clientes, e mesmo não havendo reclamação no destino, não havendo incumprimento no contrato de viagem, pois o cliente tinha a estadia no hotel que escolheu e reservou, havendo uma escolha do cliente em sair do hotel e reservar um outro por sua conta, a Travelwings juntamente com o fornecedor, conseguiu apresentar-lhe uma compensação no valor de 84.45€ aos passageiros, relativamente ao transtorno da primeira noite.
A qual temos a indicação, que não aceitou.

Acredite que compreendemos perfeitamente a sua posição, indignação e satisfação, no entanto, não é possível a indeminização que solicita, pois, a nível legal, estamos a falar de apenas uma noite que terá direito a algum tipo de compensação (o pacote de viagem incluí outros inúmeros serviços que tem custo diferenciado).

As restantes noites não poderão ser reembolsadas (bem como os restantes serviços usufruídos do pacote), uma vez que os clientes optaram por alterar de hotel por própria iniciativa, sem antes ter uma resposta da nossa parte e do fornecedor.

Destacamos que a Travelwings fez várias e inúmeras tentativas para ajudar o cliente, antes, durante e depois da viagem.

Lamentamos imenso se a nossa resposta não seja satisfatória.

Enfatizamos que estamos e estaremos sempre ao seu inteiro dispor.

Atentamente,
Travelwings.PT
25 de fevereiro 2023
Exmos,

Uma resposta extensa que não passa de um copy paste, ligeiramente adaptado, mais simpático que a versão original e que continua a não ir de encontro às soluções nem a um pedido de desculpas pela ausência de assistência.

Aos olhos de todos, somos tratados assim quando são reportados factos, e ainda nos respondem que lamentam que o hotel não vá de encontro às nossas expectativas ou não é do nosso agrado quando o tema se prende a higiene e segurança.

Este tema deve ser uma preocupação de todos e não só dos clientes, independentemente da categoria do hotel. O hotel seleccionado para Bangkok também era de 3 estrelas e apesar de não ser nenhum "resort", era um luxo comparativamente com este Club Bamboo Boutique Resort. Mas nós, nunca nos preocupamos com luxo, só procuramos um sitio limpo e seguro para dormir, mas para a Travelwings higiene e segurança é uma questão de "agrado".

É uma falta de respeito a forma leviana como gerem esta ocorrência, onde levam mais de 16horas a dar uma primeira resposta, e todas as respostas seguintes simplesmente indicam que reportaram aos fornecedor sem nunca darem visibilidade sobre alternativas ou soluções.

NUNCA nos foi dado a conhecer que estavam analisar alternativas para mudança de hotel, mas sendo assim gostaria que partilhassem essa prova que supostamente nos foi transmitida.

Depois de passar uma noite sem dormir e face à ausência de soluções na assistência, esperavam que os vossos clientes continuassem na rua, sem dormir e sem ter higiene, eternamente a aguardar uma resposta do vosso fornecedor?
Estivemos mais de 8 dias sem resposta e já depois de chegar a Portugal tivemos de insistir por uma resposta que nunca chegou ou será que ainda estavam analisar alternativas?

Já nos chegou sermos mal tratados no hotel, mas as vossas respostas demonstram claramente uma falta de respeito para com os vossos clientes.

Como nunca nos foi prestada assistência, não tivemos alternativa senão gastar 1 dia do programa de férias em busca de soluções, pois era desumano as condições que nos obrigavam a ter enquanto aguardávamos por uma resposta que nunca chegou.

Quanto ao valor que indicam ter sido proposto como compensação nunca nos pronunciámos, mas este não corresponde às despesas que fomos obrigados a ter, ao tempo perdido assim como aos transtornos causados a 4 pessoas. Um valor que segundo indicam corresponde a 1 noite de reembolso quando o que estava contratado eram 5 noites. O nosso contrato é com a Travelwings e não com um fornecedor/intermediário nem com o hotel em causa.

Sempre considerámos este caso simples e fácil de resolver mas se preferem continuar com esta postura vamos continuar, mas aos olhos te todos vejam como os clientes são tratados na Travelwings.
27 de fevereiro 2023
Bom dia Caríssimo Carlos Engrácio,

Agradecemos imenso o seu novo e-mail.

Primeiramente queremos indicar que é bastante usual a resposta apresentada nas várias entidades/meios por onde nos fez chegar o seu parecer, ser semelhante, uma vez que estamos a responder ao mesmo processo.

Seguidamente, teremos de salientar que não desconsideramos ou desrespeitamos qualquer parecer enviado pelos nossos clientes, muito pelo contrário.
Conforme indicado pela Travelwings, sempre com o intuito de zelar pelo bem estar do cliente, aquando nos foi reportada a ocorrência, entramos de imediato em contacto com o fornecedor.

Não trabalhamos e nunca trabalharemos de forma leviana.
A Travelwings opera sempre com profissionalismo, transparência e regras, essas que têm de ser seguidas.
Aquando entrou em contacto connosco por e-mail, como sabe, entramos de imediato em contacto com o fornecedor. Há efectivamente um processo a seguir, onde temos e tivemos sempre de aguardar a resposta dos colegas no destino. Não poderemos apresentar soluções ou respostas aos nossos clientes, sem antes ter essas mesmas respostas e soluções por parte do prestador de serviços final.
Todo o processo, bem como a intenção de tentar alterar os clientes de hotel, como poderá verificar no histórico dos e-mails trocados, foi sempre reportado.

Lamentamos imenso a sua satisfação perante a Travelwings que tentou sempre ajudar o cliente, antes, durante e após a viagem.
Compreendemos que assim o seja, pois somos os intermediários na compra das suas férias, contudo, é de lamentar tal facto.

Face a todos os dados expostos, bem como a todos dos dados apresentados anteriormente, voltamos a indicar que:
- Embora percebemos a sua decisão, não poderemos compensar ou indenizar o cliente nas noites que decidiu reservar extra pacote;
- Perante a decisão dos clientes terem saída do hotel por iniciativa própria, não é de todo possível reembolso das noites não usufruídas, pois, a nível processual, foi gerou um NO-SHOW, ou seja, a reserva foi considerada cancelada por escolha do cliente e com 100% de gastos;
- Perante a reclamação apresentada  por nós ao fornecedor, perante todas as provas que o Sr. Carlos facultou, perante todos os nossos esforço, e perante a decisão dos clientes terem saída do hotel por iniciativa própria, a única possibilidade, é apresentar-lhe uma compensação no valor de 84.45€ aos passageiros, relativamente ao transtorno da primeira noite;

Reforçamos que,
- Não é possível a indemnização que solicita, pois, a nível legal e processual, estamos a falar de apenas uma noite que terá direito a algum tipo de compensação (o pacote de viagem inclui outros inúmeros serviços que tem custo diferenciado).
- As restantes noites não poderão ser reembolsadas (bem como os restantes serviços usufruídos do pacote), uma vez que os clientes optaram por alterar de hotel por iniciativa própria, sem antes ter uma resposta da nossa parte e do fornecedor.

Lamentamos imenso qualquer desagrado com a Travelwings.
Estamos e estaremos sempre ao seu inteiro dispor.

Atentamente,
Travelwings.pt
1 de março 2023
Exmos,

Verificámos novamente o histórico do email e continuamos sem ter prova e visibilidade sobre a vossa "intenção de tentar alterar os clientes de hotel".

1. Na primeira resposta que chegou 16horas depois do pedido de assistência, recebemos:
"Acusamos a receção do seu e-mail.
Já enviámos toda a informação que nos fez chegar, para o fornecedor hoteleiro, a fim de serem tomadas as devidas providências."
2. Depois encaminham o pedido do fornecedor a solicitar provas
3. Após receberem as provas a vossa resposta foi a seguinte:
"Confirmamos a receção ao seu email.
Informação e documentação já enviada ao fornecedor hoteleiro, do qual aguardamos uma resposta.
Entraremos em contacto assim que nos seja possível."

E após esta resposta estivemos 8 dias aguardar feedback que nunca chegou.
Aliás tivemos de ser nós a tomar iniciativa após chegar a Portugal para confirmar se já havia alguma novidade.

A gravidade da situação está nestas respostas que nunca deram a devida assistência e como é óbvio, não foi uma opção nossa sair do hotel, pois face à ausência de soluções, fomos sim obrigados a procurar alternativas.
Se assistência tivesse existido, teríamos seguido seguramente a vossa recomendação mas como nunca existiu não tivemos outra solução.