• Rua Francisco Lyon de Castro, nº12 A

Travelwings - Pior companhia de viagens em portugal

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
3 de janeiro 2023
Tendo em conta que este hotel pertence á cadeia Iberostar, á qual já visitei 4 vezes no passado, considero inadmissível o rating de 5 estrelas para esta cadeia, tendo-nos sido cobrada uma quantia exorbitante comparativamente ao praticado por outras empresas que posteriormente viemos a saber(2286,58€, sem visto de entrada em cuba, pago á agência Abreu (55 euros a cabeça)!!!!!.Sem qualquer tipo de resolução sempre que entravamos em contacto com a mesma, quer por email , quer por chamada telefónica, assistência péssima, até nos deram como sugestão irmos a Lisboa, sendo nós do Porto, falar com a embaixada, a pedir os vistos!!!
Podendo enumerar um vasto leque de falências tais como : -Ao fazer check-in, foi-nos informado que teríamos que ceder os dados de um cartão de crédito para fazer o pagamento de 60 euros de caução para uso das toalhas de praia, sendo que como o único cartão de crédito que possuíamos ser da Revolut, o mesmo ser recusado pela não afiliação com a respetiva cadeia.Perguntamos se seria possível pagar em numerário, sendo este também recusado, impossibilitando-nos de adquirir as mesmas e obrigando-nos a comprar as mesmas na sua loja do hotel (visto não haver nada em termos de comércio nessa zona ), custando-nos uma ridícula quantia de 80 euros. -Falando em euros, convém relembrar que é escusado fazer o câmbio de euros/dólares para pesos cubanos, pois ninguém aceita a própria moeda. -Fomos forçados a trocar de cartões de entrada na habitação 4 vezes durante a nossa estadia, e uma delas bi-diária. -A alimentação, no meio disto tudo, é um desconsolo completo, a nível de variedade, sabor, preparação e apresentação( desde massas cruas já pré-feitas, pizzas mal cozidas e sem variedade nenhuma nem topping, molhos, condimentos, arroz intragável, sobremesas maioritariamente só fruta podre e gelado de baunilha/chocolate que rapidamente se dissipava, bebidas de pressão sem gás e sem guardanapos, éramos obrigados a pedir garrafas e muitos desses pedidos eram recusados pelo stock existente e pela política de apenas servirem em copo e não em garrafa) -Coisas simples como batatas-fritas só comemos uma vez á hora de almoço e se á noite tivéssemos fome, apenas poderíamos comer hambúrgueres (pão e hambúrguer). -Higiene nos quartos(tendo encontrado baratas debaixo da cama e osgas nas paredes) e passeios comuns, o que nos levou a mudar de habitação logo na primeira noite; -Na nossa penúltima noite, fomos abordados por uma empregada de limpeza, que apenas comunicou que receberíamos, por parte da direção, uma carta para pagamento de uma das toalhas da casa de banho, pois a mesma tinha manchas de protetor solar. Insólito. -Após todos os acontecimentos mencionados previamente, e com esta cereja no topo do bolo, dirigimo-nos á Direção , falamos com a assistente , visto que o dono não estava presente, e a própria ficou muda e saiu calada, não nos sendo apresentado nenhum pedido de desculpa ou compensação presencialmente, só mesmo por carta após termos frisado que a única carta que esperaríamos receber na habitação seria uma carta de pedido de desculpas. Poderia estar aqui até ao próximo ano a enumerar as extremas lacunas, no entanto numas férias que a nível de preço /qualidade esperaríamos o conforto, relaxamento e bom-trato inerentes, tudo se tornou um desconforto e dor de cabeça. -A única coisa de excecional é a praia e os nativos, e nenhum deles pertence á cadeia hoteleira. -Colocamos o rating de 1, porque não dá para colocar menos. Visitem, mas não fiquem neste hotel.
Data de ocorrência: 15 de setembro 2022
4 de janeiro 2023
Bom dia Caro André Macedo e bom dia Cara Isabel Madalena,

Primeiramente queremos desejar-vos um excelente 2023!
Esperemos que se encontrem bem.

Seguidamente, não podemos deixar de indicar que foi com bastante supressa que rececionamos estes comentários, tanto pelo titulo da sua reclamação, como pelo conteúdo e pela data que efetuam a mesma.
Compreendemos perfeitamente que desejem expor todos os vossos pareceres da viagem, é completamente legitimo e na realidade são bastante importantes para nós como empresa, para o nosso crescimento e melhoramento.
Somente lamentamos que apenas enviem os mesmos em Janeiro, pois acreditamos que se nos fizessem chegar uma reclamação interna aquando o regresso de viagem (23/09/2022) ou em resposta ao nosso email usual a solicitar o feedback de viagem (enviado a 29/09/2022), conseguiríamos reclamar junto do hotel e tentar assim ajudar de alguma forma os nossos clientes.

Após a análise de todos os detalhes que tão amavelmente nos fizeram chegar, passamos como segue algumas notas que achamos relevantes facultar,

- Lamentamos imenso que não tenham apreciado o hotel escolhido e só esperamos que esse facto não tenha prejudicado em pleno as vossas merecidas férias.
- Embora compreendemos a deceção perante o hotel que escolheram no nosso site para a vossa estadia em Varadero (reserva on-line, elegida pelo cliente no nosso site, sem a nossa intervenção e dentro de um leque de opções), o Iberostar Laguna Azul é garantidamente um hotel de 5*, categoria atribuída mundialmente pelas entidades competentes » sendo que alcançou legalmente essa mesma categoria, como poderá analisar no site oficial do mesmo: https://www.ibercuba.com/en/hotels/varadero/iberostar-laguna-azul/.
- Todavia, o facto de ser um hotel de 5*, não significa que preencherá a expectativas dos clientes, isto porque, em Cuba, os hotéis são efetivamente mais fracos do que as restantes Caraíbas, tanto a nível de bens como de infraestruturas; este facto deve-se muito pelo embargo, pelo racionamento de bens, pela cultura e pela situação económica do país; apesar de ser uma conjuntura de conhecimento geral, não deixamos de ter a sensibilidade para perceber o quanto esta circunstância poderá transtornar todos os passageiros.
- O facto dos hotéis em Cuba serem mais fracos e datados, em nada interfere nas tarifas praticadas pelas unidades hoteleiras, sendo um destino mais caro, do que por exemplo a Rep. Dominica ou México; cada país e hotel organiza e pratica as tarifas que desejarem.
- Relativamente ao valor do seu pacote, indicamos que o mesmo foi o mais em conta disponível no momento que realizou a sua reserva para os serviços selecionados (apresentado pelos fornecedores e sistema), e o qual foi aceite pelo cliente aquando o fecho da reserva on-line, sempre de acordo com os serviços indicados como incluídos e não incluídos descriminados para análise em: https://www.travelwings.pt/pacotes/varadero-tudo-incluido.
- Factualmente o visto de entrada, conforme indicado no nosso site, não estava e não se encontra incluído neste tipo de pacote de viagem (dinâmico - voo + hotel), sendo a cargo (tratamento e pagamento) pelo cliente.
- A Travelwings não trata de vistos, ou seja, não sendo a Travelwings a entidade que comercializou o visto não poderemos responder ou esclarecer sobre este tema, ou custos praticados por outras entidades.
- Salientamos ainda que no dia 07 de Julho a Travelwings enviou um e-mail com todos os dados de como obter e tratar do visto, bem como procedimentos covid 19 exigidos ao momento pelas entidades governamentais.
- Não desrespeitando ou desacreditando de nenhuma forma as vossas avaliações, humildemente somos forçados a referenciar que o nosso serviço de emergência, Travelwings (disponível 24 horas), tal como o nosso call center (disponível dias úteis das 10h às 19h), está sempre acessível para ajudar todos os nossos clientes a qualquer momento e em qualquer ocorrência de um serviço que tenha sido adquirido pela nossa agência de viagens.
- Serviços extras pacote, exigidos ou organizados pelas unidades hoteleiras, companhias aéreas..., não passam por nós, Travelwings, sendo os mesmos da inteira responsabilidade e gestão dos fornecedores ou entidades (como cauções), ou seja, infortunadamente não temos como alterar estes método de trabalho.
- Aconselhamos que, sempre que tenham alguma questão sobre o destino em si ou sobre algum procedimento no destino, à semelhança de todos os nossos clientes, que entrem em contacto connosco, para que possamos prontamente esclarecer qualquer questão adicional que tenham (como por exemplo da moeda).
- Sublinhamos também que no nosso site, nos dados e indicações sobre o destino de Cuba, tem a seguinte informação para análise (em anexo).
- Foi, sem dúvida, uma mais valia a apresentação da reclamação junto do hotel, não obstante a lamentável resposta ou não ação dos colegas do hotel; acreditem que é bastante importante os colegas no destino terem conhecimento, em primeira mão, da desilusão, desapontamento e desconforto que causaram (certos que terão o episodio em conta para o futuro e para melhoramento dos serviços prestados, dentro das limitações do país).
- Independentemente das vossas notas apenas nos chegarem em Janeiro, informamos que não vamos deixar passar esta oportunidade para, também nós, Travelwings, apresentarmos uma reclamação interna ao hotel, com o intuito dos colegas apostarem no progresso, evolução, crescimento e aprimoramento dos serviços prestados, e a fim de evitar estas situações no futuro.

Face a todos os pontos expostos, lamentamos imenso que as férias não tenham sido do vosso agrado e que tenham passado por acontecimentos chatos e exaustivos como os comunicados. Não é de todo o nosso objetivo, muito pelo contrário!
Ficamos um pouco satisfeitos que pelo menos tenham conseguido desfrutar da praia e vivenciar a simpatia do povo.

Agradecemos toda a vossa disponibilidade em enviar os pormenores da vossa viagem.
Estamos e estaremos sempre ao vosso dispor.

Atentamente,
​A Gerência​ Travelwings.pt
Call Center +351 217 975 673 *Chamada para a rede fixa nacional | Horário de Funcionamento de Segunda a Sexta-Feira (dias úteis) das 10h00 às 19h00 | geral@travelwings.pt | www.travelwings.pt
Rnavt nº 2981