47.3
  • Edificio Capitolio, Avenida de França, 256
    Escritório 3.1
    4050-276 Porto
  • vendas@smartwaresgroup.com

Tristar - Marca, produtos e assistência técnica absolutamente imprestáveis!

B.M. apresentou a reclamação
28 de março 2023
No final do ano passado comprei numa loja Aldi um aspirador robot da Marca Ambiano, cuja representação e assistência técnica em Portugal é feita pela Tristar.
Este aspirador, de funções absolutamente básicas e nada inteligente, nem sequer se movimentava em linha recta. Este problema estava indicado na Resolução de Problemas do manual como sendo as rodas ou os sensores sujos, o que não seria o caso pois o aspirador era novo e acabado de sair da caixa, apresentando este problema logo na sua primeira utilização.

Dirigi-me à loja onde comprei o aspirador, onde me efectuaram a troca directa por um igual, que apresentava o mesmo problema, de forma ainda mais acentuada. Voltei a dirigir-me à loja onde me voltaram a trocar o artigo, e este terceiro aspirador comportava-se ainda pior do que os outros dois anteriores. No dia seguinte à troca coloco o aspirador em funcionamento e ele começa a andar em círculo, sem nunca sequer chegar a tocar numa parece nem sair do próprio círculo.

Escrevi um email para a assistência técnica da Tristar para o endereço que consta no manual do utilizador, ao qual em mais de três meses nunca obtive resposta…

Ainda dentro dos trinta dias após a data de compra, desloco-me à loja onde adquiri o aspirador e, não tendo mais nenhum em stock para me trocar, aceito enviá-lo para reparação.
Passam os trinta dias de Lei para me efectuar a reparação e o aspirador não se encontra reparado. Na loja dizem-me que têm dificuldades em contactar a assistência técnica da marca.

A loja acabou por assumir as suas responsabilidades e ofereceu-me um aspirador de outra marca.

Numa outra reclamação à Tristar neste site esta marca diz que efectua controlo de qualidade em todos os artigos, o que claramente não é verdade pois são três artigos iguais que experimento e cada um encontrava-se pior do que o anterior!

Esta é uma empresa que não deveria operar em Portugal! Vende produtos baratos feitos de “Chinêsium” que não funcionam, não responde aos emails com pedido de assistência técnica, e não cumpre com os prazos legais de reparação!

E mais, censuram as reviews negativas no site deles, nunca publicaram a minha. (mas isso será uma queixa à parte…)

TRISTAR, NUNCA MAIS!!
Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2023
Tristar
26 de abril 2023
Estimada consumidora,

Lamentamos desde já a má experiência que teve com o artigo em questão. Cabe-nos, no entanto, o direito de responder ao que apontou.

Quando refere que o artigo “nem sequer se movimentava em linha recta”, tem no manual do artigo a solução para o caso de isso ocorrer, na secção “Resolução de Problemas”: “O dispositivo só anda em círculos, não anda a direito - Problema com as rodas ou sensores antiquedas - Limpe as rodas, limpe os sensores”

Refere que enviou um email para a Assistência Técnica. Nunca recebemos nenhum email seu pelo que não conseguimos resolver as situações que desconhecemos. Pesquisámos em todas as caixas de correio internas e não temos nada com o seu email. Orgulhamo-nos de ser uma marca exemplar no que diz respeito à assistência ao consumidor e de não ter nenhum processo em atraso ou pendente de resolução.

Relativamente à acusação de censura a opiniões/reviews em relação a qualquer produto que seja é obviamente um absurdo. O nosso site não foi implementado numa óptica B2C e por isso não está preparado para receber directamente reviews de consumidores, pode verificar que quase não existem reviews em nenhum artigo (as que existem foram experimentais), e não é por querermos esconder a suposta “má qualidade” que apontou ao artigo. Temos os websites de todos os clientes online e offline, marketplaces, etc, onde as reviews dos consumidores são dadas aos milhares e onde se pode comprovar a qualidade acima da média de todos os nossos artigos.

Por último, faz a observação de que o produto “não tem qualquer função inteligente”. Verdade, confirmamos. Obviamente que o Robot em questão tem as funções mais básicas possíveis, por isso é que pagou o que pagou por ele. Numa família de artigos onde vemos produtos que vão dos 50€ aos 5.000€, não se pode esperar comprar um artigo de 50€ com funções de artigos de 500€.

Terminamos como começámos, lamentamos a má experiência que teve e concluímos que estamos na presença de um problema de gestão de expectativas e não de qualquer defeito de produto.
5 de maio 2023
Ora aqui temos um perfeito exemplo do que é um mau exemplo de atendimento ao cliente. "Descasquemos" então os argumentos e falácias da resposta:

1) "Estimada consumidora,"
Começamos mal! Mas como é que sabem se eu sou uma mulher? Estão automaticamente a assumir o meu género? Que falta de respeito sexista e falta de consideração são estas?

2) "Nunca recebemos nenhum email seu"
O email foi enviado para o endereço de email oficial que consta no manual, que é EXACTAMENTE o mesmo que consta mais acima nesta página, do lado esquerdo. Tenho o email guardado, como prova, inclusivamente legal, pois os emails têm valor legal como prova em Tribunal, incluindo para os casos de falsas declarações e má fé, difamação e possível dolo.
Essa desculpa de não receber emails é velha, lamentável, e uma tentativa fraquinha de desresponsabilização da vossa parte, que definitivamente não aceito.

3) "o Robot em questão tem as funções mais básicas possíveis, por isso é que pagou o que pagou por ele. Numa família de artigos onde vemos produtos que vão dos 50€ aos 5.000€, não se pode esperar comprar um artigo de 50€ com funções de artigos de 500€."
Verdade mas "misleading". Encontro noutros sites, por literalmente uma dúzia de Euros já com IVA e portes incluídos, ou seja, 5 vezes mais barato, o mesmo tipo de produtos ou mesmo até com características técnicas mais avançadas. Ou seja, hiper-inflaccionam produtos de má qualidade quando o cliente que ficaria melhor servido com uma série de outros produtos adquiridos numa série de sites reconhecidos pela real qualidade da atenção prestada ao cliente, superior à que é prestada pela vossa empresa.

4) "Orgulhamo-nos de ser uma marca exemplar no que diz respeito à assistência ao consumidor e de não ter nenhum processo em atraso ou pendente de resolução."
Então porque é que não responderam ao meu email (não aceito a desculpa que não o receberam) e não repararam o meu produto defeituoso nos 30 dias de Lei?
Mais uma vez, palavrinhas de P.R. bonitinhas que não correspondem ao escrutínio da realidade...

5a) " Relativamente à acusação de censura a opiniões/reviews em relação a qualquer produto que seja é obviamente um absurdo."
Desresponsabilizações da vossa parte à parte, mas é a verdade.

5b)"O nosso site não foi implementado numa óptica B2C e por isso não está preparado para receber directamente reviews de consumidores"
Então porque é que me é dada, como consumidor, a hipótese de lá deixar reviews?
Se não é suposta essa função lá estar, porque é que lá está aparentemente para o cliente, completamente funcional? É só para fingir e parecer bem?

5c) "pode verificar que quase não existem reviews em nenhum artigo (as que existem foram experimentais)"
A sério que estão a admitir em público que criam e publicam "reviews experimentais" i.e. FALSAS, que publicamente não assumem como tal, ou seja, SÃO FRAUDULENTAS, e portanto, CRIME?
A ASAE vai gostar de saber desta... (já tenho o printscreen como prova caso se atrevam a editar a vossa resposta)

6) "faz a observação de que o produto “não tem qualquer função inteligente”. Verdade, confirmamos. Obviamente que o Robot em questão tem as funções mais básicas possíveis, por isso é que pagou o que pagou por ele. Numa família de artigos onde vemos produtos que vão dos 50€ aos 5.000€, não se pode esperar comprar um artigo de 50€ com funções de artigos de 500€."
Verdadeiro mas "misleading". Nunca me queixei do facto do aspirador não ter quaisquer funções inteligentes, apenas foi uma constatação factual.
Embora não se possa esperar que um aspirador de €60 (depois inflacionado para €90 umas semanas depois) possa fazer muito, a verdade é que aspiradores com mais funções e capacidades podem ser facilmente encontrados noutros sites por literalmente cerca de uma dúzia de Euros, e já incluindo IVA e portes. Ou seja, o vosso produto, mesmo para o que faz e não faz, é hiper-inflacionado e nem sequer é sujeito a Controlo de Qualidade! (senão não teria tido 3 aparelhos defeituosos)

7) "concluímos que estamos na presença de um problema de gestão de expectativas e não de qualquer defeito de produto. "
Ora se nenhum dos 3 aparelhos que tive andava sequer em linha recta e é, como acima citado, um PROBLEMA DESCRITO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO MANUAL do próprio aparelho, essa é a D E F I N I Ç Ã O de defeito!
Mais uma vez, a esquivarem-se EXPLICITAMENTE das responsabilidades!

8) Respondem às minhas duas diferentes (mas relacionadas) queixas com EXACTAMENTE a mesma resposta, copy + paste. Isso é que é atenção personalizada ao cliente de que tento se gabam?

Palavrinhas bonitas de P.R. mas que na prática e quando confrontadas com a realidade... Incluindo as diversas queixas aqui neste site que atestam a má qualidade dos vossos produtos feitos com "Chinesium" como material base... Patético...

(e como responderam copy + paste às minhas duas queixas, também vos vou responder com copy + paste, mais não merecem (nem a mim como cliente).

PS - E como dizem que a minha alegação de censurarem reviews negativas é absurda, abaixo segue o link com a prova em vídeo em que eu voltei a deixar a review. Portanto, ela foi feita, e se não aparecer no vosso site, é porque foi DE FACTO novamente censurada, e dará lugar a nova queixa para salientar a evidência factual da vossa censura. Eis o link:

Meus senhores, por favor, "não se enterrem mais"...
5 de maio 2023
Obviamente RECUSO esta queixa como estando "resolvida", como a marca considera.

Considerarei esta queixa como resolvida quando a 2ª review (cópia da 1ª) que fiz estiver e se mantiver publicada no site deles, como prova de que não censuram as reviews negativas.

Eis o link para o vídeo que prova que voltei a publicar a review:

Tristar
15 de maio 2023
Exmo/a. Senhor/Senhora,

A nossa equipa prestou a explicação que entendemos como adequada ao esclarecimento da questão colocada. Para mais esclarecimentos, pode-nos contactar pelo número 226069318.

Melhores cumprimentos,
Equipa Pós-venda Tristar