Trofa Saúde Hospital

Hospital de Dia da Maia - Valores não informados aos clientes

Claudia Sofia Fontes da Costa
Claudia Costa apresentou a reclamação
14 de novembro 2016

No passado dia 14 de Outubro de 2016 desloquei-me ao Hospital de dia da Maia para uma consulta de urgência pois não conseguia respirar muito bem.
Tendo protocolo da associação mutualista do Montepio com 10% de desconto nos serviços do Hospital aproveitei para não passar horas a fio num hospital publico.

Fui chamada para a consulta de medicina geral e familiar ao qual a Dra me começou a fazer o diagnostico e achou que eu precisasse de fazer nebulização de soro fisiológico e tomar uma injecção de cortisona. Achei aquilo estranho pois já me tinha deslocado lá o ano passado pela mesma situação e o Dr. achou que fosse só uma infecção nos pulmões. Mas esta Dra. presumiu ser asma e então mandou logo a enfermeira tratar das coisas.
Sinceramente não me importei muito e então lá fiz o tratamento e recolhi as receitas de numerosos medicamentos que tinha de comprar.
Chego ao final para pagar e é-me entregue a fatura de valor 59.50€ pela consulta de acto urgente.

Quando não é o meu espanto passado um mês recebo um aviso de valor pendente em pagamento de 38.97€ relativo ao dia 14 de Outubro de 2016 sem assinatura, nem carimbo nem dados de pagamento.
Contactei os serviços aos quais me respondem que não sabem de onde vem aquela situação e pedem para que aguarde o contacto para esclarecer o mesmo. Recebo o contacto 1 hora depois a dizer que são os atos de enfermagem ao qual me propus a fazer (sim, até porque fui eu que disse para a Dra. me dar uma injecção e fazer soro e até me perguntou se tinha possibilidade de fazer isso monetariamente).
Nunca em qualquer minuto que estive lá me informaram quando é que fica cada tratamento da enfermagem.
Para confirmar tais valores faço uma pesquisa de precário do hospital em que está lá informado que a consulta de urgência é de 22.00€ + a injecção custa 2.00€ + o soro 6.00€. verifico que o precário está totalmente errado e não está qualquer informação de data no mesmo, por isso podemos validar de qualquer forma.
Triste também é nas faturas não vir discriminado o valor de cada ato de enfermagem mas sim o total do mesmo.

Em suma, fico bastante chateada pela forma como tratam os clientes e a informação que circula dos valores é errada e leva a erro os utentes.
Sou cliente a Trofa saúde na ala de pediatria e nunca tal coisa me aconteceu neste sentido.
Apelo aos responsáveis uma melhor informação e correta dos preços em vigor e que PELO MENOS informem os utentes do valor que é de cada tratamento.

Data de ocorrência: 14 de novembro 2016
Claudia Sofia Fontes da Costa