Trofa Saúde Hospital
  • geral@trofasaude.com

Trofa Saúde - Cobrança de taxa , no meu parecer abusiva, sem aviso prévio

Helda Alvarenga
Helda Alvarenga apresentou a reclamação
4 de outubro 2020 (editada a 6 de outubro 2020)
Fiz uma marcação por telefone de uma colonoscopia com sedação. Inicialmente marcada para 03 de outubro às 9:10h, informação posteriormente confirmada por e-mail, (com tudo que dizia respeito ao exame ... mas sem qualquer informação da taxa adicional) uns dias antes do exame recebi uma chamada do hospital a identificar que houve um erro de marcação e o mesmo exame poderia ficar para o mesmo dia às 14h ou teria de ser adiado -bonito… como se não chegasse no dia 03/ 10 pelas 13:45h estava a fazer o check-in para o exame , no qual após 50 mim sem me dizerem mais nada , fui obrigada a questionar, alguém que passava no que se estaria a passar, enfim só vi o procedimento terminado cerca das 16:30h quando me disseram que desde a admissão até à conclusão seriam cerca de 45 minutos, (não tenho nada a apontar indivialmente aos profissionais) mas o que me indignou, aparte de toda a má gestão e desrespeito pelo utente, desse mesmo hospital , foi procedimento que o Hospital Privado da Trofa, impôs aos seus clientes a propósito da Pandemia Covid, aquando a necessidade de fazer uma colonoscopia. O dito hospital cobra uma taxa extra a que chama Proteção Covid-19- Exame especial ( 25€) !!??? Levei máscara, nem à entrada me mediram a temperatura, não vi nem uma única vez o ,acréscimo ,de higienização de salas…, não fiz qualquer ato médico extra… para além de que apenas me informaram da respetiva taxa abusiva no check-in? Mas isto é razoável e legal? Pagar taxas que se destinam a pagar os custos acrescidos devido às medidas de desinfecção e higiene que são exigidas pela pandemia de covid-19, sem que exista uma justificação e uma informação prévia?!
Que falta de transparência e informação dos preços a ser praticados, limitando o acesso dos consumidores aos cuidados de saúde, sim eu teria no mínimo tentado um outro prestador.
Então, são os utentes que têm de pagar para o hospital ser limpo e higienizado?
Será que estes custos não fazem parte da natureza dos serviços que estão a ser prestados? Todos nós temos custos acrescidos com a higienização.

Com tamanha indignação, acresce- me informar que apenas paguei a taxa do exame que marquei e fiz, deixando em débito a dita taxa de 25€, que não fui avisada, pois se assim fosse teria procurado um outro prestador de serviços, mas fiquei preocupada, pois o hospital ameaça com o contencioso e com o barramento de qualquer outro ato que o utente precise, nesse mesmo grupo.
Aguardo a resposta, pois não gosto de estar em incumprimento, mas necessito de uma resposta legal para a obrigatoriedade do pagamento dessa mesma taxa. O justo parece-me a dispensa do pagamento dessa mesma taxa.
Data de ocorrência: 4 de outubro 2020
Trofa Saúde
6 de outubro 2020
Exma. Sra. D. Helda Alvarenga,

Agradecemos desde já o facto de ter registado esta ocorrência, que mereceu a nossa melhor atenção e que é também útil para monitorizar a qualidade dos nossos serviços.

Tendo em conta que o Portal da Queixa não é um canal oficial para apresentação de reclamações, e para salvaguarda da privacidade da informação prestada, consideramos mais conveniente dar tratamento à mesma através do contacto direto entre a Unidade Hospitalar e o cliente. Informamos assim que a situação que nos reporta foi reencaminhada para a unidade Hospitalar do Grupo Trofa Saúde responsável pela prestação dos serviços médicos.

Solicitamos, por isso, que aguarde um contacto da nossa parte, o qual será enviado para o endereço de email que nos indicou.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Grupo Trofa Saúde
Helda Alvarenga
18 de dezembro 2020
Continuo sem resposta do prestador, justificativa da ocorrência