Trofa Saúde Hospital

Trofa Saúde - Disparidade de pagamento ao abrigo de acordo com a adse

Carmen Maria da Costa Sousa
Carmen Sousa apresentou a reclamação
27 de dezembro 2018

Fiz um exame citológico no Hospital Privado de Vila Nova de Gaia , do grupo Trofa Saúde, pelo qual paguei 3,43 ao abrigo do acordo com a ADSE. Fiquei surpreendida por ter de pagar 15.00 extra pelo que designaram de "Kit Thin Prep". Contestei este pedido e pedi para chamar a supervisora que simplesmente me disse que era o material usado na recolha e envio para o laboratório … Respondi que sempre fizera esta exame noutro hospital privado, e que nunca me tinha sido cobrado este montante extra mas somente os 3,43, pelo que a dita supervisora referiu que desde a abertura do hospital que este valor extra era cobrado. Não entendo como as duas unidades de saúde privada cobram de forma diferente o mesmo exame ao abrigo do acordo com a ADSE! Depois sugeriram que pedisse a comparticipação do referido material à ADSE, que duvido que comparticipe pois já comparticipou o exame e o material devia estar incluído como noutros exames. Não entendo a leitura que fazem das tabelas da ADSE e cobram de forma diferente! Devia haver uma fiscalização mais eficaz nestas situações por forma a não acontecerem!

Data de ocorrência: 27 de dezembro 2018
7 de janeiro 2019
Resposta da ADSE ao meu pedido de esclarecimento: cobrança indevida! Perante isto dirigi-me ao Hospital Privado de Vila Nova de Gaia do Grupo Trofa Saúde e fui informada pela supervisora de que para obter uma resposta, teria de esperar que a mesma consultasse a Administração! Pedido de desculpas? Nem vê-lo! Aqui vai o email enviado pela ADSE:
Ex.ma Sra.

Carmen Sousa

Uma vez que o valor do exame citológico inclui qualquer que seja a técnica utilizada, a cobrança de 15€ por um procedimento que está englobado no referido ato médico convencionado é indevida.

Deve solicitar junto do prestador a devolução do valor em causa.

Telma Martins
9 de janeiro 2019
Resposta à minha reclamação junto do Hospital Privado de Gaia do Grupo Trofa:

"Em resposta à reclamação apresentada, cabe-me informar que o valor cobrado dos 15€ referentes ao "Kit thin prep" refere-se a um método mais moderno e eficaz para a recolha de células do colo uterino não sendo estas "deixadas" numa lâmina (ao contrário do método convencional), mas colocadas num frasco específico com liquido conservante da amostra para posterior análise em laboratório.

Esteve valor faturado de forma independente à consulta representa os custos associados ao método de realização do exame, armazenamento das células e material exigível clinicamente para a execução do ato mesmo. Apesar de em alguns seguros/subsistemas de saúde, o "kit thin prep" já estar contemplado nas tabelas como ato comparticipado, no caso da ADSE, pelo contrário, após consulta das tabelas, o Hospital verificou que tal não acontece, imputando-lhe assim, o custo sem comparticipação.

Agradecemos a preferência pelos nossos serviços.

Atentamente,
Mariana Prêda

Técnica Administrativa
21 de janeiro 2019
Resposta da ADSE à minha segunda consulta para confirmação da primeira resposta da ADSE, uma vez que o Hospital Privado de Gaia legitimou a cobrança dos 15.00 euros.

Ex.ma Sra.

Carmen Maria Costa Sousa
Tal como foi referido no e-mail anterior a entidade não pode cobrar esse tipo de procedimento.

Passo-lhe a transcrever a resposta da direção de consultoria clinica da ADSE I.P.:
A tabela dos “Meios complementares de diagnostico e terapêutica"-regime convencionado da ADSE-tabela de anatomia patológica contempla o exame citológico vaginal no código 30510, independentemente da técnica utilizada.
Como tal não é reembolsável o Kit utilizado para a obtenção da recolha do material a analisar.

independentemente da técnica utilizada.

Telma Martins
21 de janeiro 2019
Hoje, dia 21/1/2019, FACE À AUSÊNCIA DE RESPOSTA à minha reclamação feita no livro de reclamações do hospital , dirigi-me ao Hospital Privado de Gaia a fim de lhes comunicar a confirmação feita pela ADSE, relativamente à cobrança em questão e pedi para falar com alguém acima das ditas supervisoras. Sim, porque não consegui falar com a que primeiro tratou do meu caso, a qual se mostrou indisponível. Por esse motivo, veio outra também pouco interessada em resolver o caso… Perante tal situação, solicitei novamente o livro de Reclamações e deixaram-me bastante tempo à espera, enquanto conversavam. Tanto quanto sei, o livro deve ser entregue logo que solicitado! Serviço de muito má qualidade e gente que precisa de preparação para lidar com o público!
Carmen Maria da Costa Sousa
Carmen Sousa avaliou a marca
25 de janeiro 2019

Embora o corpo clínico seja, em alguns casos, bastante competente, em termos de serviços administrativos, funciona muito mal!