Trofa Saúde Hospital

Trofa Saúde - Incompetência no atendimento

Marina Rocha
Marina Rocha apresentou a reclamação
9 de março 2020
No passado dia 8 de Março fui à urgência pediátrica do hospital privado de alfena com o meu filho de 9 meses.
À chegada informaram-me que o valor da consulta seria de 50 euros, o qual eu aceitei.
Não estaria à espera, era que essa mesma consulta fosse dada por uma profissional de Medicina Geral e Familiar, que de pediatria atrevo-me a dizer que percebia muito pouco. A falta de comunicação connosco foi de tal forma que acabei por vir embora sem saber o diagnostico que o meu filho tinha.
Durante o tempo que esperava pela consulta, o enfermeiro achou por bem fazer uma nebulização com soro fisiológico uma vez que o menino estava com alguma dificuldade respiratória.
À saída quando me dirigi para fazer o pagamento, apresentaram-me uma conta de 94,75 euros, um valor muito diferente que me tinham informado à chegada. Quando peço a fatura detalhada deparo-me que a nebulização que fez enquanto esperava pela consulta tinham cobrado nada mais nada menos do que 44,75 euros. Considero que este valor seja completamente disparatado e ate mesmo uma burla. Nunca em lugar nenhum cobram esse valor por uma nebulização com soro fisiológico.
Analisando detalhadamente a fatura constato que cobraram oxigénio o que não deixa de ser ridículo uma vez que as nebulizações são feitas com ar respirável. Se por algum motivo fizeram com oxigénio foram incompetentes.
Constato também que cobraram internamento em OBS, quando nem sequer saímos da sala de espera. A nebulização foi feita na sala de espera onde aguardavam os outros meninos pela consulta.
Chegam ao cúmulo de cobrar 25euros por “sessão de aerossol”, quando já cobraram o conjunto de nebulização e o soro fisiológico. Questionada a rececionista a que se referia essa sessão de aerossol, esta não soube explicar. Tudo somado esta simples nebulização com soro fisiológico teve a “modesta” quantia de 44,75 euros. Este valor não deixa de ser um ato oportunista por parte do Hospital Privado de Alfena. Quanto muito deveriam informar que o procedimento que iria fazer teria esse valor e questionar se estávamos dispostos a pagar ou não.
Como se a experiência já não tivesse sido negativa o suficiente com este hospital, quando cheguei à farmácia para fazer o levantamento da medicação informam-me que a prescrição médica esta mal feita e que não posso levar o que pretendia.
No dia seguinte optei por levar o menino a um pediatra, já que a médica que o consultou não me inspirou confiança, o qual diagnosticou uma bronquiolite bastante grave…. O que vem dar razão à minha teoria que essa profissional, de pediatria percebia muito pouco.
É com muito desagrado que falo desta situação. Pior de que cobrarem preços anormais é a incapacidade de diagnosticar uma situação destas e deixarem profissionais sem competência assumirem urgências de pediatria, quando esta deveria ser assumida por médicos da especialidade.
Data de ocorrência: 9 de março 2020
Trofa Saúde
24 de novembro 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Apresentamos as nossas desculpas pelo facto de não termos dado o devido seguimento à reclamação que nos apresentou via Portal da Queixa.

Lamentamos que a qualidade dos serviços prestados não tenha correspondido às legítimas expectativas de V. Exª.

Tendo em conta que o Grupo Trofa só recentemente começou a fazer o tratamento das reclamações apresentadas no Portal da Queixa e uma vez que já passou bastante tempo sobre a data da apresentação desta reclamação, não nos parece agora oportuno apresentar a necessária averiguação e consequente resposta.

Apelamos por isso à compreensão de V. Exª, tendo em conta a explicação acima apresentada, e reiteramos uma vez mais o nosso pedido de desculpas.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Grupo Trofa Saúde