Transportes Sul do Tejo, SA

Transportes Sul do Tejo - Passe L123 com carreira 169 bloqueada

Ana Filipa de Sousa Lopes
Ana Lopes apresentou a reclamação
5 de novembro 2015

Venho denunciar que a empresa TST não permite o passe L123 na sua carreira que vai de Corroios ao Marquês de Pombal - ambos dentro das coroas previstas dentro dos limites deste passe. Já vi numa queixa anterior que a TST se desresponsabilizou desta decisão, dizendo que tal tinha sido anunciada nesses termos e que cabe ao passageiro decidir se adere ou não. Esta resposta não é considerável nem respeitosa com os seus utilizadores! Sinto-me completamente defraudada.
Em lado algum esta informação existe, nunca passou por mim nem por ninguém, já comentei isto com imensos utilizadores de transportes e todos afirmam que esta informação nunca foi cedida, a não ser o passar de boca-a-boca e entrar no autocarro e ser-nos pedido para que saiamos. Eu optei por comprar o L123 porque o anunciado é que todos os transportes da rede TST são compatíveis até ao limite da coroa 3! Esta carreira pertence á TST e nada, em lugar algum senão no próprio transporte, indicou até então que há uma excepção. Foi uma desilusão entrar no autocarro que apanhava sempre e ser "barrada" - inconcebível. Eu não vi esta medida anunciada em lado algum. Eu tive um passe de menor valor (SAP) que me permitia utilizar esta carreira. Tive até apenas o passe urbano (A), de muito menor valor e com muitos maiores limites, que me permitia entrar neste autocarro e utilizá-lo dentro dos limites do meu passe -ou seja, sem passar a ponte. Especificamente, eu podia entrar no Feijó e sair no Laranjeiro. Com um passe que anuncia ter acesso a todas as coroas entre as várias empresas de transportes, TST inclusive, acho punível este tipo de exclusão. Nas zonas que me são permitidas andar, se eu precisar, terei de pagar a tarifa de bordo caríssima de 3,25€ (adicionais ao passe) de cada vez que quiser apanhar este autocarro? Ou pagar por acréscimo o passe da TST (rede sap, 45,95€) para poder utilizar esta carreira? O objectivo é abrir excepções completamente irracionais para vos encher os bolsos? Como é possível, quando existem carreiras com o mesmo destino (151) que são permitidas, dentro da mesma empresa, nas mesmas zonas/coroas, com o mesmo passe?? Onde é que isto faz sentido? Exijo uma mudança JUSTA.

Data de ocorrência: 5 de novembro 2015
12 de novembro 2015
Exma Srª D. Ana Filipa Lopes,

Acusamos a receção da vossa reclamação de 06/11/2015 relativa à impossibilidade de viajar com o passe multimodal L123 na carreira 169, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Após análise da situação exposta por V.Exa somos a informar que efetivamente as carreiras151 e 169 foram concebidas, desde o início, para funcionar fora da lógica do sistema de passes multimodais tendo sido sempre publicitado nestes termos de forma a permitir ao cliente optar entre aderir ou não ao serviço.

No entanto, lembramos que existem passes alternativos ao multimodal L123 que permitem viajar na TST, Carris e no Metro de Lisboa, como se indica de seguida:

- Passe combinado Lx 04 – é válido na TST nas carreiras que fazem a linha entre Santa Marta do Pinhal e Lisboa bem como nas zonas urbanas da Carris e do Metro de Lisboa. Tem o custo de 68€;

- Passe combinado TST/Carris A1 - é válido, na TST, na rede até à coroa 3 (Cruz de Pau, Vale de Milhaços, Charneca da Caparica (Mário Casimiro), Cacilhas, Costa da Caparica e Lisboa). Custa 57,70€;

- Passe combinado TST/ML A1 - é válido, na TST, na rede até à coroa 3 (Cruz de Pau, Vale de Milhaços, Charneca da Caparica (Mário Casimiro), Cacilhas, Costa da Caparica e Lisboa). O passe com validade mensal custa 57,70€ e com validade apenas aos dias úteis, 51,80€.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer outro esclarecimento que considere necessário.

Com os melhores cumprimentos

Direção de Apoio à Operação

Joana Vieira
Ana Lopes
13 de novembro 2015
Agradeço a sugestão, embora não seja o que eu procure. Eu procuro, como um utilizador comum, ter acesso a informação explícita, pertinente e verdadeira, incluíndo todos os limites e excepções que se verifiquem em qualquer dos serviços que eu queira comprar. Até isso acontecer, procuro usufruir do que este passe me dá (ou deveria dar) por direito. Foi por ter estas condições que o comprei - depois de ter pesquisado e me informado sobre estes. Foi-me sempre indicado que as zonas abrangidas até à coroa 3, em toda a rede tst e outras, seriam de meu acesso com este passe. de qualquer forma, é ridículo não haver nenhuma indicação oficial, registada, sobre esta excepção que inventaram, não hà onde as pessoas possam ler sobre tal quando compram ou se informam sobre os passes, a menos que procurem nas reclamações e a encontrem, como foi o meu caso... Ou seja, essa informação não consta na descrição dos passes, o que é enganador e grave. Não obtive qualquer resposta a esta questão. Mesmo que esta informação fosse agora validada e eu não tivesse o passe aderente ao destino desta carreira, outra coisa inconcebível é que eu não esteja autorizada a entrar no Feijó para andar uma paragem que seja(exemplo), pois o passe é barrado, obrigando-nos a sair da viatura (ultraje), apesar de ser válido nas zonas em questão, apesar de que qualquer outro passe nos permitir andar em autocarros cujas zonas estejam incluídas, mesmo que o destino seja fora do limite permitido pelo passe (como é o caso do passe A, de almada, que permite entrar nos autocarros para Lisboa, desde que usufruamos da circulação ainda na zona de Almada). Por isso, esta barreira absoluta, Não faz qualquer sentido. Não tive qualquer resposta a esta questão. E todas as zonas que a carreira em questão abrange, fazem parte das coroas alegadamente acessíveis com este passe, pelo que nada disto faz sentido e esta resposta (assim como esta regra) não só é descabida como realmente insatisfatória.
22 de novembro 2015
Exma Srª D. Ana Lopes,

Acusamos a receção do vosso e-mail de 13/11/2015, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Após análise da situação exposta por V.Exa somos a reiterar a informação prestada em resposta enviada a 09/11/2015 quer relativamente à validade do passe multimodal L123 nas carreiras 151 e 169 quer no que diz respeito aos passes alternativos exiistentes e válidos nas carreiras referidas.

Com os melhores cumprimentos

Direção de Apoio à Operação

Joana Vieira
Ana Lopes
24 de novembro 2015
Ou seja, pelo que percebi, fica tudo igual. Assim sendo, confesso que não tenho nada a agradecer, considero que a minha queixa não foi resolvida, embora a tenham concluído por assim o considerarem, nem as questões que abordei (válidas) foram justamente tidas em consideração. Vou continuar a ser expulsa assim que entrar neste autocarro, apesar de estar nas zonas de acesso em que o meu passe (L123) SUPOSTAMENTE me permite circular (e assim indica em todos os sites de informação).
Ana Filipa de Sousa Lopes
Ana Lopes avaliou a marca